Conecte-se conosco

Geral

Corpo de Bombeiros suspende buscas a jovem que desapareceu na floresta no município de Porto Walter

Publicado

em

Após vários dias de buscas com ajuda de moradores locais, apenas vestígios foram encontrados. Devido a área de mata ser muito extensa e o efetivo empenhado na missão ser baixo, as buscas foram suspensas

Os moradores da comunidade iniciaram as buscas logo que perceberam que o vizinho estava desaparecido. Foto: cedida

Com g1/acre

Um homem de 52 anos, identificado como Levir de Lima Luna, está desaparecido dentro de uma floresta de Porto Walter, uma das cidades isoladas do Acre, desde o último domingo (16). Vizinhos tentaram, inicialmente, achar o morador, mas sem sucesso e decidiram acionar o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul na última quinta-feira (20). As informações recebidas pelas equipes de resgates são de que o morador saiu para pescar na Comunidade Boca do Mirim, zona rural da cidade, e não conseguiu sair da mata. Os moradores da comunidade iniciaram as buscas logo que perceberam que o vizinho estava desaparecido.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul retornou para cidade após oito dias de buscas pelo jovem R.S.M. de 28 anos, no seringal Cabreiro na cidade de Porto Walter. Foto: cedida

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros, composta por seis militares dirigiu-se até a comunidade, que fica cerca de 130km de distância de Porto Walter e 264km de Cruzeiro do Sul e ao chegando ao local tiveram que caminhar cerca de seis quilômetros até o ponto indicado.

Após vários dias de buscas com ajuda de moradores locais, apenas vestígios foram encontrados. Devido a área de mata ser muito extensa e o efetivo empenhado na missão ser baixo, as buscas foram suspensas. As buscas se estenderam por mais de 100km² de mata densa.

Uma equipe de resgate foi enviada à comunidade e iniciou os trabalhos nesta sexta (21). As buscas são reforçadas por um grupo de 12 moradores locais. Foto: cedida

“As informações que chegaram aqui por meio de parentes são de que ele saiu de casa no domingo com a espingarda para pescar e não retornou no final do dia. Familiares e amigos foram até o local onde costuma pescar e caçar com arma de fogo e não encontraram nenhum vestígio dele”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Vale do Juruá, capitão Josadac Cavalcante.

A família disse que estranhou Levir não estar no local, contudo, foi levantada a hipótese dele ter ido caçar, já que também tinha saído com equipamento para abrir caminho na mata e seguiram com as buscas. Mais a frente, foram achados vestígios do homem.

“Encontram o caminho recente aberto na selva, mas chegou um momento em que acabaram os cortes que tinha feito na vegetação e não encontraram mais vestígios. O que acreditam é que, como ele andava com arma de fogo, posso ter saído para buscar alguma caça, esteja desorientado e não conseguiu voltar ao local de origem”, destacou.

O capitão destacou que esse tipo de ocorrência é comum na região e, por isso, as equipes são capacitadas, inclusive dentro da selva, para fazer esse tipo de busca utilizando equipamentos adequados.

“Utilizamos GPS normal, que usamos no dia a dia, e também nos celulares, como forma de backup que trabalha offline. Nossas equipes fazem buscas com a comunidade, com pessoas que conhecem a região, para nos auxiliar, levam fogo de artifício para soltar e chamar a atenção da vítima e responder de alguma forma”, acrescentou.

Equipes fazem buscas por homem que sumiu em floresta. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Publicado

em

acidente-sc-171

Reprodução/NSC Total

Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.

Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo