Cotidiano
Coronavírus: autoridades pedem que brasileiros evitem beijos para evitar contaminação
Nos Estados Unidos, autoridades recomendam pensar duas vezes antes de dar abraços e “high fives” (um “toca aqui” com as palmas das mãos)

O rei Henrique VI da Inglaterra proibiu o beijo em 1439 para combater a praga. Agora que o mundo enfrenta o coronavírus, que se espalha fora da China, algumas autoridades de saúde novamente pedem às pessoas que se abstenham de demonstrações físicas de afeto.
Epidemiologistas dizem que limitar o contato pode ajudar a retardar a marcha de uma doença que atingiu dezenas de países em apenas dois meses e matou mais de 2.700 pessoas.
Nos Estados Unidos, autoridades recomendam pensar duas vezes antes de dar abraços e “high fives” (um “toca aqui” com as palmas das mãos), enquanto franceses e italianos devem reconsiderar os beijinhos tradicionais na bochecha.
— Se o coronavírus estiver circulando em sua comunidade, é algo muito prudente — disse Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota (EUA). — É uma das poucas coisas que você pode fazer para reduzir ativamente seu risco.
Veja também: Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil
Na Itália, onde as infecções aumentam, e 11 pessoas morreram contaminadas pelo vírus que se espalha através de gotículas contidas em tosses e espirros, a população começa a seguir o conselho.
Giorgia Nigri, economista de 36 anos que mora em Roma, disse que as pessoas estão menos dispostas a dar beijos.
— As pessoas em grupos começaram a sugerir que não nos beijemos nas bochechas como saudação ou adeus — disse Nigri — Fui pega de surpresa e me chateei no começo. Mas suponho que em grupos maiores, especialmente com estranhos, faça sentido.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.