Conecte-se conosco

Cotidiano

Corinthians recorre à Justiça para ter direito de usar o próprio hino

Publicado

em

Primeiro jogo em casa do ano, contra o Água Santa, pelo Paulistão, teve mais de 38 mil torcedores corinthianos
DIVULGAÇÃO/RODRIGO COCA/AG. CORINTHIANS

O direto da música pertence à Editora Musical Corisco, que assinou um contrato com Lauro D’Avila, autor de ‘Campeão dos Campeões’

Parece mentira, mas não é! O Corinthians está com uma ação aberta na Justiça contra duas editoras de música para ser o dono do próprio hino, sob qualquer circunstância e sem ter de pagar nada por isso.

O departamento jurídico do clube precisou entrar em ação porque o direito autoral da música Campeão dos Campeões pertence à Editora Musical Corisco, que alega ter assinado um contrato com Lauro D’Avila, compositor da música, em 1969.

A ação foi aberta também contra a Musiclave Editora Musical, que se declara representante dos herdeiros do autor do hino, feito em 1950.

Na época, o então presidente corintiano, Alfredo Ignácio Trindade, fez um acordo verbal com D’Avila. O clube autorizava que o compositor usasse o nome Corinthians sem custo e, em troca, poderia usar livremente o hino.

A música Campeão dos Campeões foi oficializada como hino do clube em 1955.

No entanto, em 2010, o Timão foi notificado extrajudicialmente pela editora Musiclave ao usar o hino em uma propaganda do “Navio do Centenário”, excursão feita naquele ano para comemorar os 100 anos do time.

Essa notificação não foi parar na Justiça, mas o clube descobriu que não é o dono do próprio hino. Agora, o atual presidente, Duílio Monteiro Alves, decidiu resolver essa questão de uma vez.

De acordo com a petição inicial do Corinthians, publicada pelo site Meu Timão: “A partir daquele longínguo ano de 1955, portanto, a criação de Lauro iniciou um vínculo, de forma indissociável, com as tradições e cores do Corinthians. É claro que, por ser acordo verbal, não existem documentos registrando a avença, mas é inafastável a presunção de respeito a tal pacto — de um lado, a concordância do suplicante em vincular a obra de Lauro D’Avila à força popular do clube homenageado. E, de outro lado, a concordância do autor com a utilização plena de sua criação pelo Corinthians, sem quaisquer limites e restrições”, alega o clube.

O objetivo do Corinthians não é impedir que as editoras recebam os direitos autorais dos artistas que pretendem gravar o hino. Por isso, a ideia é que aconteça um acordo, para que o clube tenha o uso livre e as editoras fiquem com direitos autorais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo