Geral
Coordenador nacional de Inteligência Penitenciária vem ao Acre para Fórum de Segurança Pública
O coordenador-geral de Inteligência do Sistema Penitenciário Nacional, Sandro Abel Sousa Barradas, é um dos especialistas convidados do “Fórum de Segurança Pública: um direito fundamental do cidadão”, que o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promove nos dias 19 e 20 deste mês, em Rio Branco.
Ele irá participar, no primeiro dia do encontro, da mesa “Sistema Penitenciário”, que será presidida pelo procurador de Justiça João Marques Pires, tendo ainda a participação do diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Aberson Carvalho.
Sandro Abel Barradas destaca que um dos pontos positivos do evento será o intercâmbio de informações entre os diversos atores do Sistema de Justiça e de Segurança Pública.
“O Brasil ainda procura mecanismos de integração, mas a dinâmica da troca de informações ocorre de forma lenta. Fóruns como este, além de trazerem temas importantes para uma reflexão, favorecem a integração e conhecimento de outros órgãos sobre técnicas que possam ser compartilhadas. Será uma oportunidade de compartilhar procedimentos e ações de inteligência usados no combate ao crime organizado”, assegura o coordenador.
Sandro Abel Barradas tem curso superior em Formação Específica em Criminalística, sendo também bacharel em Ciências Contábeis. Ele é mentor de cursos de Inteligência e professor da Escola de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Segurança Pública, bem como palestrante sobre sistema e inteligência penitenciária com foco nas organizações criminosas, tema abordado em encontros realizados em todo o país.
O Fórum
O Fórum de Segurança Pública será realizado na Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao). Além do sistema prisional, serão debatidas questões relacionadas ao tráfico de drogas, homicídios e organizações criminosas. O evento conta com a parceria da Polícia Militar do Acre, Associação dos Militares do Acre, Polícia Civil e Sindicato dos Policiais Civis do Acre.
Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem condenado a mais de 15 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
Acusado de abusar sexualmente da enteada, ele foi detido no bairro Remanso; mandado foi expedido pela Justiça de Rio Branco

Rápida atuação da equipe da DEMPCA reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem identificado pelas iniciais R.N.S.S., condenado a mais de 15 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul.
O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco. O condenado, natural de Massapê (CE), era acusado de abusar sexualmente de sua enteada, crime que resultou na condenação.
A DEMPCA reforçou o compromisso com a proteção de vítimas de violência sexual e destacou que continuará atuando para cumprir decisões judiciais e garantir a responsabilização dos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.
Comentários
Geral
Homem é encontrado morto dentro de canoa em zona rural de Mâncio Lima
Vítima, de 34 anos, estava com dois homens bebendo antes do ocorrido; polícia investiga circunstâncias da morte

Informações preliminares indicam que a vítima estava acompanhada de dois homens consumindo bebida alcoólica no local em que foi encontrado. Foto: cedida
Na tarde desta segunda-feira (28), o corpo de Erinaldo Silva de Almeida, conhecido como Tura, de 34 anos, foi encontrado sem vida dentro de uma canoa na zona rural de Mâncio Lima. A Polícia Militar foi acionada e fez os primeiros atendimentos no local.
De acordo com informações preliminares, Tura estava acompanhado de dois homens, consumindo bebidas alcoólicas, antes de ser encontrado morto. Testemunhas relataram que os dois indivíduos se afastaram do local e, ao retornarem, já encontraram a vítima sem vida. Até o momento, as causas da morte ainda não foram divulgadas.
O delegado José Obetânio confirmou que uma equipe da Polícia Civil foi deslocada para investigar o caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames que devem esclarecer a causa da morte.
As investigações continuam em andamento para determinar as circunstâncias exatas do ocorrido.
Comentários
Geral
Acusado de tentativa de feminicídio em Rondônia é capturado em Rio Branco
Foi preso no último final de semana durante uma ação de investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na Travessa São Jorge, no bairro Ayrton Senna, na Baixada da Sobral, José Mourão dos Santos, de 28 anos. O acusado tinha prisão preventiva decretada pelo Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho por tentativa de feminicídio. Ele já foi transferido para o Distrito de Extrema, em Rondônia (RO).
Mourão é acusado de, no mês de janeiro deste ano, durante uma bebedeira, ter se desentendido com sua companheira, Jaqueline de Araújo Guimarães, a quem atingiu com diversas facadas. O crime ocorreu na residência do casal, localizada no Distrito de Vista Alegre do Abunã. A vítima sofreu vários ferimentos, teve ruptura nos músculos do braço direito e perdeu o movimento da mão, sendo transferida para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde precisou ser submetida a cirurgias.
A delegada Daniele Medeiros, da Delegacia Regional de Polícia de Rondônia, representou pela prisão preventiva do acusado. Ao ser informada de que José Mourão teria fugido para Rio Branco e que a vítima corria riscos, solicitou apoio à Polícia Civil do Acre. Na manhã de sábado, 26, uma equipe da DHPP localizou e prendeu o acusado em uma área no bairro Ayrton Senna.
Você precisa fazer login para comentar.