Conecte-se conosco

Geral

Conmebol anuncia acordo com Sinovac para 50 mil doses de vacina para jogadores

Publicado

em

Laboratório chinês doará doses de seu imunizante contra a Covid-19 que serão aplicadas nos principais clubes masculinos e femininos do futebol sul-americano

Murillo Ferrari, da CNN

A Conmebol anunciou nesta terça-feira (13) um acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para receber, em forma de doação, 50 mil doses de sua vacina contra a Covid-19 que serão aplicadas em jogadores dos principais clubes masculinos e femininos do futebol sul-americano.

A Sinovac é a desenvolvedora da Coronavac, vacina que é produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Como a vacina é aplicada em duas doses, a doação para a Conmebol será suficiente para imunizar até 25 mil pessoas – sem considerar eventuais perdas.

“É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na Conmebol”, afirmou, em nota, o presidente da organização, Alejandro Domínguez.

“Este é um grande passo para derrotar a pandemia de Covid-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos ”, completou.

O dirigente agradeceu o que chamou de “gesto de solidariedade” da Sinovac por entender que o futebol é uma “atividade fundamental para a economia, a cultura e a saúde física e mental dos sul-americanos”.

A nota da Conmebol informa ainda que os detalhes logísticos e operacionais do processo de vacinação serão devidamente informados, em coordenação com as associações membro, em data futura.

A confederação também agradeceu aos esforços do presidente do Uruguai,  Luis Lacalle Pou, além de outros membros do governo uruguaio e da Associação Uruguaia de Futebol, “pela gestão ágil e eficiente dessa conquista sem precedentes no futebol mundial”.

“A Presidência do Uruguai, em seu claro compromisso com o apoio ao esporte, abnegadamente ofereceu seus bons ofícios para mediar perante a Sinovac. Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu ter os imunizantes disponíveis para iniciar um processo de vacinação em massa.”

Ampolas com vacina para Covid-19 da Sinovac em Pequim – Foto: Thomas Peter/Reuters (24.set.2020)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso suspeito de matar a esposa e tentar simular suicídio em Porto Velho

Publicado

em

Pesquisas no celular e laudo do IML reforçam investigação por feminicídio ocorrido durante o Natal

Magno dos Santos Batista foi preso em Porto Velho suspeito de matar a esposa, Luciana, e tentar simular um suicídio durante o período de Natal. Segundo a Polícia Civil, além das contradições apresentadas em depoimento, análises realizadas no celular do investigado apontaram pesquisas na internet consideradas suspeitas, que reforçam a hipótese de feminicídio.

O crime ocorreu no dia 18 de dezembro, e a prisão preventiva foi cumprida no dia de Natal. Com autorização do próprio suspeito, os policiais acessaram o aparelho celular, onde encontraram buscas como “Como proceder após suicídio da esposa?”, “Se mexer no cadáver ele pode fazer barulho?” e “Quando a pessoa morre se vira o olho?”. Uma das pesquisas, realizada no dia anterior à morte, fazia referência ao que a Bíblia diz sobre pessoas que cometem suicídio.

Em depoimento, Magno afirmou que teve uma discussão com a esposa, que teria ficado “alterada”, e que foi dormir. Ao acordar, segundo ele, encontrou a companheira morta. No entanto, a investigação aponta que mensagens foram enviadas a partir do celular do suspeito no mesmo período em que ele alegou estar dormindo, o que levantou suspeitas sobre sua versão dos fatos.

Magno chegou a ser detido no dia do ocorrido, mas foi liberado inicialmente por falta de provas técnicas. A Polícia Civil, então, instaurou inquérito para apurar se a morte havia sido causada por suicídio ou homicídio.

Dias depois, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Luciana não morreu por enforcamento, mas por asfixia decorrente de estrangulamento. O exame também identificou outras lesões no corpo da vítima, reforçando a suspeita de violência.

Com base nas conclusões do laudo pericial, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva do suspeito, pedido que foi acatado pela Justiça. Após a decisão judicial, a Polícia Civil localizou Magno dos Santos Batista e cumpriu o mandado de prisão.

Comentários

Continue lendo