Acre
Conheça o Atendimento Especializado em Feridas que tem evitado amputações no Acre
Desde fevereiro deste ano que o Pronto-Socorro de Rio Branco tem oferecido aos pacientes com lesões o Atendimento Especializado em Feridas (AEF). Até este último mês de setembro, mais de 300 pacientes, muitos com lesões graves, foram atendidos pelo programa. O resultado tem sido acima do esperado e virou um sucesso na maior porta de entrada de urgência e emergência do Acre. Pacientes com indicações de amputação de membros inferiores e superiores conseguiram se recuperar com o atendimento sem a necessidade de passar pelo procedimento que deixa marcas para o resto da vida, tanto físicas quanto psicológicas.
O AEF é realizado pela enfermeira Ana Cláudia França, que é enfermeira estomaterapeuta com ênfase em feridas, que já realizava um trabalho parecido com pacientes diabéticos na Fundação Hospital, mas que desde fevereiro foi convidada para realizar o trabalho no PS.
“Esse trabalho começou em fevereiro e desde o início já houve solicitação imediata do serviço. Pelas nossas estatísticas, temos o registro de atendimento de 332 pacientes. Neste período, tivemos quatro pacientes que já se recuperaram, porque nós temos alguns casos atualmente em tratamento, que tinham indicação em prontuário de amputação e que tiveram o procedimento suspenso por conta dessa intervenção. Nós conseguimos recuperar esses pacientes e evitar a amputação”, conta Ana Cláudia.
Além da amputação, a enfermeira conta sobre os pacientes que deixam de ir ao centro cirúrgico para um procedimento por conta do tratamento, evitando gastos ao hospital e liberando vagas para pacientes com outras necessidades mais urgentes, já que o PS é uma unidade hospitalar de porta aberta, destinado ao atendimento de emergências.
“Nós tivemos mais de 20 pacientes que aguardavam sala cirúrgica onde conseguimos intervir e teve pacientes que em apenas três dias após ter sido atendido foi pra casa. Então, além do benefício ao paciente, o AEF também ajuda o hospital, já que são pacientes que deixam de ir para o centro cirúrgico, gerando economia à unidade e ajudando um outro paciente que está esperando uma sala cirúrgica”, explica a enfermeira.
Alan Santos sofreu um acidente de moto e fala sobre o atendimento. “Eu sofri um acidente de moto e os resultados do atendimento foram impressionantes. As próprias pessoas aqui do hospital olhavam para o meu ferimento e pensavam que eu ia perder a minha perna. Esse é um trabalho maravilhoso. Se não fosse essa intervenção eu tenho certeza que ia perder a minha perna”, afirma.
Os depoimentos chegam até por bilhete. A paciente Suzana dos Santos Cabral emocionou a enfermeira ao escrever um simples recado. “Eu cheguei muito mal, com medo de amputarem o meu pé e a enfermeira disse que havia chances de salvar. Graças a Deus, com o tratamento da equipe eu vou para casa com o meu pé”, diz.
Comentários
Acre
Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR
O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.
“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.
A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.
Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.