Conecte-se conosco

Acre

Conheça histórias de superação da Educação de Jovens e Adultos do Acre

Publicado

em

Quem deseja fazer parte da comunidade da EJA no Acre, assim como o senhor Raimundo, pode se matricular até o dia 26 de julho. Para isso, basta procurar a escola mais próxima da rede estadual que ofereça a modalidade

Aos 59, senhor Raimundo Nonato de Oliveira estuda pela primeira vez na vida. Foto: Mardilson Gomes

Assessoria

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Acre é o espaço onde a história e a identidade de cada estudante é valorizada e onde se pode encontrar pessoas como o senhor Raimundo Nonato de Oliveira, aluno surdo do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que aos 59 anos estuda pela primeira vez na vida.

“Eu gosto de estudar e aprender muito e amo a convivência na escola com os amigos” são frases que Raimundo já consegue formular em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em oito meses na instituição. Luciana Araújo, professora e intérprete que o acompanha, relata que ele se matriculou em novembro do ano passado no Ejinha, como é conhecido o Nivelamento 1 da modalidade e está evoluindo rapidamente.

Atualmente, Raimundo está em processo de letramento, que é o equivalente à alfabetização para os alunos ouvintes. Nesse processo, ele aprende Libras como língua materna e o português na modalidade escrita como segunda língua, conforme exigido por lei para alunos surdos. “Seu Raimundo é uma pessoa cheia de alegria. Ele ama estudar, vem todos os dias, sempre chega muito feliz, muito disposto e nunca chega atrasado”, conta Luciana.

Quem deseja fazer parte da comunidade da EJA no Acre, assim como o senhor Raimundo, pode se matricular até o dia 26 de julho. Para isso, basta procurar a escola mais próxima da rede estadual que ofereça a modalidade, munido de documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar. Confira a lista das escolas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul:

“Estudar me deu força”

Aos 24 anos, Maria Antônia Kaxinawa, também é aluna do Ceja. Nascida em Feijó, casada e com filhos, com 21 anos ela decidiu que era o momento de retomar os estudos. Hoje ela está na segunda etapa do ensino médio. “Ter filhos não me atrapalhou, me deu forças para estudar e buscar uma vida melhor”, diz.

Maria Antônia Kaxinawa usa o tablet para aprofundar o conhecimento. Foto: Mardilson Gomes

Maria conta que graças a EJA, hoje ela tem acesso a internet diariamente por meio do tablet que ganhou do governo e que se sente mais forte para buscar novas oportunidades. “O tablet ajuda nas atividades, pesquisar alguma coisa que a gente tem dúvida, acesso a internet. Estudar me deu mais força para alcançar o que eu quero. Sem estudo a gente não tem muita oportunidade e eu sempre quis o melhor para mim, sem precisar que ninguém me desse isso”.

Lucas Rodrigues Teixeira recomeçou os estudos e sonha investir na carreira profissional. Foto: Mardilson Gomes

Lucas é um homem trans e conta que desde criança se identificou com universo masculino. Apesar do bullying sempre ter feito parte de seu universo, hoje ele conta isso é algo superado. O foco agora é terminar a terceira etapa do ensino médio e a qualificação profissional. Essa última é reforçada com o curso profissionalizante de frentista oferecido pela instituição.

“Estudar é muito bom. Aqui é mais rápido, o ensino é qualificado, os professores são bons, tem janta. Aqui temos pessoas mais velhas, mais novas, com o mesmo objetivo que é terminar os estudos”, avalia.

No último semestre, a EJA do Acre atendeu 13.098 alunos que não conseguiram concluir os estudos no período regular. Esses alunos estão distribuídos em 116 escolas em todo o estado.

Senhor Raimundo já consegue uma comunicação básica com a Libras. Foto: Mardilson Gomes

Quanto ao senhor Raimundo que você conheceu no começo desta matéria, os educadores que o acompanham, sonham e planejam o melhor.” Nós, família Ceja, acreditamos muito que o seu Raimundo vai sair daqui formado, com o ensino médio concluído e sabendo sinalizar e sabendo escrever em português. A evolução do seu Raimundo é muito interessante, ele evoluiu bastante. Ele não tem grande habilidade na língua de sinais, mas ele já consegue se comunicar com os outros surdos aqui na escola”, celebra a professora Luciana.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo