Conecte-se conosco

Acre

Conheça histórias de superação da Educação de Jovens e Adultos do Acre

Publicado

em

Quem deseja fazer parte da comunidade da EJA no Acre, assim como o senhor Raimundo, pode se matricular até o dia 26 de julho. Para isso, basta procurar a escola mais próxima da rede estadual que ofereça a modalidade

Aos 59, senhor Raimundo Nonato de Oliveira estuda pela primeira vez na vida. Foto: Mardilson Gomes

Assessoria

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Acre é o espaço onde a história e a identidade de cada estudante é valorizada e onde se pode encontrar pessoas como o senhor Raimundo Nonato de Oliveira, aluno surdo do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que aos 59 anos estuda pela primeira vez na vida.

“Eu gosto de estudar e aprender muito e amo a convivência na escola com os amigos” são frases que Raimundo já consegue formular em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em oito meses na instituição. Luciana Araújo, professora e intérprete que o acompanha, relata que ele se matriculou em novembro do ano passado no Ejinha, como é conhecido o Nivelamento 1 da modalidade e está evoluindo rapidamente.

Atualmente, Raimundo está em processo de letramento, que é o equivalente à alfabetização para os alunos ouvintes. Nesse processo, ele aprende Libras como língua materna e o português na modalidade escrita como segunda língua, conforme exigido por lei para alunos surdos. “Seu Raimundo é uma pessoa cheia de alegria. Ele ama estudar, vem todos os dias, sempre chega muito feliz, muito disposto e nunca chega atrasado”, conta Luciana.

Quem deseja fazer parte da comunidade da EJA no Acre, assim como o senhor Raimundo, pode se matricular até o dia 26 de julho. Para isso, basta procurar a escola mais próxima da rede estadual que ofereça a modalidade, munido de documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar. Confira a lista das escolas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul:

“Estudar me deu força”

Aos 24 anos, Maria Antônia Kaxinawa, também é aluna do Ceja. Nascida em Feijó, casada e com filhos, com 21 anos ela decidiu que era o momento de retomar os estudos. Hoje ela está na segunda etapa do ensino médio. “Ter filhos não me atrapalhou, me deu forças para estudar e buscar uma vida melhor”, diz.

Maria Antônia Kaxinawa usa o tablet para aprofundar o conhecimento. Foto: Mardilson Gomes

Maria conta que graças a EJA, hoje ela tem acesso a internet diariamente por meio do tablet que ganhou do governo e que se sente mais forte para buscar novas oportunidades. “O tablet ajuda nas atividades, pesquisar alguma coisa que a gente tem dúvida, acesso a internet. Estudar me deu mais força para alcançar o que eu quero. Sem estudo a gente não tem muita oportunidade e eu sempre quis o melhor para mim, sem precisar que ninguém me desse isso”.

Lucas Rodrigues Teixeira recomeçou os estudos e sonha investir na carreira profissional. Foto: Mardilson Gomes

Lucas é um homem trans e conta que desde criança se identificou com universo masculino. Apesar do bullying sempre ter feito parte de seu universo, hoje ele conta isso é algo superado. O foco agora é terminar a terceira etapa do ensino médio e a qualificação profissional. Essa última é reforçada com o curso profissionalizante de frentista oferecido pela instituição.

“Estudar é muito bom. Aqui é mais rápido, o ensino é qualificado, os professores são bons, tem janta. Aqui temos pessoas mais velhas, mais novas, com o mesmo objetivo que é terminar os estudos”, avalia.

No último semestre, a EJA do Acre atendeu 13.098 alunos que não conseguiram concluir os estudos no período regular. Esses alunos estão distribuídos em 116 escolas em todo o estado.

Senhor Raimundo já consegue uma comunicação básica com a Libras. Foto: Mardilson Gomes

Quanto ao senhor Raimundo que você conheceu no começo desta matéria, os educadores que o acompanham, sonham e planejam o melhor.” Nós, família Ceja, acreditamos muito que o seu Raimundo vai sair daqui formado, com o ensino médio concluído e sabendo sinalizar e sabendo escrever em português. A evolução do seu Raimundo é muito interessante, ele evoluiu bastante. Ele não tem grande habilidade na língua de sinais, mas ele já consegue se comunicar com os outros surdos aqui na escola”, celebra a professora Luciana.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Iteracre chega a 2026 fortalecido, com gestão madura e expansão recorde da regularização fundiária no Acre

Publicado

em

O ano de 2026 marca uma nova fase de fortalecimento e amadurecimento do Instituto de Terras do Acre, que inicia o período com planejamento consolidado, metas ousadas e bases sólidas construídas nos últimos anos. O crescimento contínuo das entregas e a ampliação das frentes de atuação demonstram o desenvolvimento institucional do Iteracre e a consolidação de uma política fundiária eficiente, estruturada e voltada para resultados concretos.

De acordo com dados oficiais da instituição, o estado saiu de 4.750 títulos entregues em 2023 e alcançou 7 mil títulos em 2025, um avanço expressivo que comprova a evolução técnica, administrativa e operacional do Iteracre. Esse desempenho projeta 2026 como um ano de expansão ainda maior, com foco na ampliação das áreas regularizadas, no fortalecimento das parcerias institucionais e no impacto direto sobre o desenvolvimento social e econômico do Acre.

O trabalho segue avançando nos municípios de Assis Brasil, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e Rodrigues Alves, com forte atuação em áreas urbanas. Nessas localidades, a regularização fundiária garante segurança jurídica às famílias, impulsiona a valorização imobiliária e amplia o acesso a políticas públicas, crédito e investimentos, fortalecendo o ordenamento urbano e a cidadania.

Em Xapuri, 2026 será marcado por entregas aguardadas há mais de 35 anos. As áreas do Mutirão, do Aeródromo e do Corpo de Bombeiros entram na fase decisiva de regularização por meio de uma parceria entre o governo do estado, via Iteracre, a Secretaria do Patrimônio da União, a Prefeitura de Xapuri e a Assembleia Legislativa, com apoio do líder do governo. A iniciativa representa uma mudança estrutural na realidade de muitas famílias e contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do município.

Nos municípios isolados de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o Iteracre inicia 2026 dando continuidade às análises técnicas realizadas, com poligonais já identificadas e consideradas viáveis para regularização. A atuação nessas regiões reforça o compromisso do governo em garantir o direito à terra mesmo nas áreas de mais difícil acesso, ampliando a presença do Estado e promovendo inclusão social.

No campo, o foco permanece em áreas estratégicas para a produção e para a história do Acre. O Seringal Morungaba, em Tarauacá, segue como prioridade na regularização fundiária, com a concessão de títulos definitivos a trabalhadores rurais, fortalecendo a produção, garantindo segurança jurídica e promovendo dignidade às famílias. O Seringal Liege, em Feijó, localidade histórica ligada à extração da borracha e ainda hoje produtiva, integra o plano de trabalho de 2026 como símbolo da valorização da terra, da memória e da economia local.

O início de 2026 se dá justamente por essas áreas onde já existe um plano de trabalho em andamento. Somente nelas, a expectativa é de viabilidade para a entrega de cerca de 8 mil títulos definitivos. Paralelamente, o Iteracre atua de forma integrada com cartórios e com a Corregedoria de Justiça na identificação de novas áreas, ampliando o alcance da regularização fundiária e preparando o estado para novos avanços.

O cenário de 2026 reflete um Iteracre mais desenvolvido, mais experiente e com capacidade comprovada de planejamento e execução. A evolução no número de títulos entregues, aliada à expansão territorial das ações, confirma que a política fundiária do Acre entra em um novo patamar, promovendo segurança jurídica, desenvolvimento econômico e transformação social para milhares de famílias acreanas

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, iniciou a partir das 8h desta quarta-feira 31, o processo de retorno das famílias que estavam abrigadas em unidades públicas do município em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro, provocada pelo transbordamento de igarapés na capital.

Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados para atender as vítimas da enxurrada: a Escola Municipal Álvaro Rocha e a Escola Municipal Anice Dib Jatene. As famílias que estão retornando para casa são aquelas diretamente atingidas pela enxurrada dos igarapés.

Durante o retorno, as famílias receberão novamente ajuda humanitária, com o objetivo de garantir condições mínimas para a retomada da rotina em seus lares.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que continuará oferecendo toda a assistência necessária às famílias que estão retornando, por meio das equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais envolvidas, assegurando acompanhamento social e apoio contínuo neste processo de reconstrução.

A prefeitura de Rio Branco cumpre seu papel de socorro, acolhimento e assistência, mantendo o compromisso com a proteção e o bem-estar da população afetada por eventos climáticos extremos.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo