Acre
Confira o que disseram os deputados acrianos durante votação do impeachment da presidente Dilma
Bancada federal acreana votou dividida
Os deputados federais do Acre estiveram entre os primeiros a votar durante a sessão da Câmara Federal que julga o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (17).
Sem nenhuma surpresa e seguindo o indicativo de que o Acre teria uma bancada dividida, sendo quatro votos favoráveis e quatro contrários, os deputados acrianos votaram mantendo as mais diferentes justificativas.
A deputada federal Jéssica Sales deixou bem claro que votava de acordo com a vontade dos pais, Vagner e Antônia Sales, e ofereceu a eles e a população do Juruá o seu ato.
“Aprendi com meus pais Vagner Sales, prefeito de Cruzeiro do Sul, e minha mãe Antônia Sales que devemos fazer o que o povo quer. Pelo povo do meu Juruá eu voto sim”, disse.
O deputado Alan Rick (PRB) afirmou que votou a favor do impeachment atendendo apelo popular. “Atendendo o pedido daqueles que me elegeram eu voto sim”, salientou.
Flaviano Melo (PMDB) foi econômico nas palavras e também votou favorável ao impeachment. Wherles Rocha (PSDB) também votou favorável e não se alongou no discurso, mas criticou o governo Dilma.
“Uma eleição não dá o direito do governo saquear o Brasil. Por um país melhor e um novo futuro para as novas gerações voto sim pela minha família e pelo Acre”, disse Rocha.
O deputado petista Raimundo Angelim votou contra o impeachment e foi rápido em sua justificativa ao afirmar que a presidente foi eleita de forma democrática e que por isso deve concluir seu mandato.
O deputado Leo de Brito (PT) votou contra e disse que é contra o suposto golpe para tentar tirar a presidente do comando do país. César Messias (PSB) afirmou que é inaceitável que na linha de sucessão e supostamente por trás da tentativa de tirar Dilma do poder esteja três membros do PMDB envolvidos em corrupção.
“É inaceitável imaginar que o partido pode ser comandado por Michel Temer, Cunha ou mesmo Renan Calheiros”.
Sibá Machado (PT) dedicou seu voto a classe trabalhadora e aos pais que conseguiram matricular seus filhos nas universidades.
“Meu voto é contra a tentativa de aplicar um golpe no Brasil. Voto pela trabalhadora que teve carteira assinada e por aquele trabalhador que conseguiur matricular seu filho na universidade eu voto não”, disse Sibá.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia desenvolve projeto de combate à violência nas escolas
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), está desenvolvendo um importante projeto de combate à Violência nas escolas.
As primeiras unidades escolares contempladas com a iniciativa foram a Escola de Ensino Integral Elson Dias Dantas, a Escola Ruy Lino e a Escola Valdomiro Barroso, localizada no km 19.
A ação consiste em palestras educativas e rodas de conversa com os alunos, conduzidas pela coordenadora de Projetos da SEME, professora Vanilda.
Os encontros abordam temas como convivência, respeito mútuo, empatia e prevenção à violência.
O projeto será ampliado e atenderá todas as escolas que possuem turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
“O diálogo é uma ferramenta poderosa. Quando os alunos têm espaço para falar e refletir, conseguimos construir relações mais saudáveis dentro da escola e prevenir situações de conflito e violência”, destacou a professora Vanilda.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Você precisa fazer login para comentar.