Geral
Condenado por homicídio, detento que fugiu de presídio há mais de 1 ano é recapturado no Acre
Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul. Ele era um dos 12 fugitivos do presídio Manoel Néri da Silva, em abril de 2023.

Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado neste sábado (13) após mais de 1 ano foragido do presídio de Cruzeiro do Sul. Foto: Arquivo/Iapen-AC
Após mais de um ano foragido, o detento Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ele era um dos 12 que fugiram do presídio Manoel Néri da Silva, no município, em abril de 2023.
Segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), o trabalho de investigação resultou na prisão do fugitivo. “Maicon é considerado de alta periculosidade e deve cumprir 43 anos de prisão pelo crime de homicídio”, diz o órgão.
Na época, os 12 detentos conseguiram fazer um buraco na parede de uma das celas da unidade e fugiram por volta das 11h do dia 13 de abril.
Até o dia seguinte à fuga, quatro presos tinham sido encontrados. Com ajuda de denúncias anônimas e o serviço de inteligência, o Iapen informou, 15 dias depois da fuga, que alguns dos detentos estavam escondidos na zona rural da cidade.
As investigações apontavam ainda que havia foragidos tentando chegar no Peru pelo Rio Juruá. O grupo fez um buraco na cela e aproveitou o revezamento da equipe da Polícia Penal para fugir.
A repportagem apurou, neste sábado (13), que dos 12, quatro ainda não foram recapturados desde então. São eles:
- Francisco Janielisson Nascimento Silva – vulgo Tá fogo. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por roubo simples.
- Orleilson Xavier Batista – vulgo Carrola. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por homicídio qualificado.
- Paulo Sérgio da Silva Rocha – vulgo Shask. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por furto qualificado.
- Roberto da Silva Marinho – vulgo RTDK. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por roubo simples.
A direção da unidade prisional informou na época que os detentos são de alta periculosidade e com influência em facções criminosos. Eles são presos sentenciados por diversos crimes.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não se sabe se estes já estão no sistema prisional.
Recapturados
Dos 12 que fugiram na época, sete já foram recapturados, sendo quatro deles no dia em que houve a fuga. Uma força-tarefa da Segurança Pública recapturou, um mês depois, o detento Fernando Soares da Silva, no bairro Formoso, investigado pela Polícia Civil por suposta participação em, pelo menos, quatro assaltos na cidade desde o mês de abril de 2023, quando fugiu do presídio.

Fernando Soares, um dos fugitivos de abril de 2023, é investigado por suposta participação em quatro assaltos no interior do AC. Foto: Reprodução
Sávio de Oliveira Gomes, de 25 anos, foi recapturado em 17 de dezembro no bairro da Várzea. Ele é condenado a mais de 50 anos por diversos crimes.
Já Ueslei Araújo da Silva morreu durante ação conjunta de polícias em Rodrigues Alves no dia 25 de agosto de 2023. Durante a abordagem, de acordo com a polícia, ele entrou em troca de tiros com os agentes. Ele chegou a ser levado ao pronto-socorro de Rodrigues Alves, mas morreu na unidade.
Por fim, Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul, mais de um ano depois da fuga.

Sávio de Oliveira (recapturado em dezembro/2023), Maicon Silva (recapturado neste sábado, 13) e Ueslei Araújo (morto em agosto de 2023). Foto: Arquivo/Iapen-AC
Comentários
Geral
Mulher trans acusada de homicídio ganha a liberdade provisória
A Justiça do Acre concedeu o pedido de habeas corpus para Elizabete Adory de Medeiros Oliveira, conhecida como Nete, acusada do homicídio de Italo Valentim da Silva.
A decisão foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre.
Durante o julgamento do recurso, a defesa argumentou que Elizabete, que teve seu nome de batismo registrado como Ailton de Medeiros, teria agido em legítima defesa própria e de terceiro ao tentar proteger sua meia-irmã, Maiquele Rodrigues, que estaria sendo agredida por Italo Valentim.
Além disso, os advogados destacaram que todos os envolvidos estavam sob efeito de bebida alcoólica no momento do crime e que a acusada tem problemas de saúde.
A relatora do processo Denise Castelo Bonfim, disse que com base na leitura da decisão que decretou a prisão preventiva, entende que os fundamentos apresentados, carecem de robustez e adequação necessárias ao caso.
A magistrada foi favorável a concessão da liberdade provisória, com a imposição de medidas cautelares.
O voto da relatora foi acompanhado pelo desembargador Francisco Djalma. Enquanto desembargador Samoel Evangelista foi contrário ao recurso.
Ainda na decisão foram definidas as medidas cautelares que a acusada terá que cumprir.
1. Comparecimento imediato, perante o juízo de origem, para informar e justificar suas atividades, obrigando-se, ainda, a comparecer periodicamente perante o referido juízo, a quem caberá estabelecer as datas desses comparecimentos periódicos;
2. Proibição de ausentar-se da comarca de origem por mais de 7(sete) dias sem prévia autorização da autoridade processante;
3. Proibição de acesso a bares, boates e ambientes congêneres;
4. Proibição de manter contato com testemunhas e corréu, devendo manter distância mínima de 200 (duzentos) metros.
5. Prisão domiciliar com Monitoramento eletrônico.
Comentários
Geral
Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija
Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada
Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.
As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada
Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.
As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada
Veja vídeo TVU Pando:
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul
Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário
A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.
Você precisa fazer login para comentar.