Acre
Comitiva entrega lista de veículos brasileiros irregulares na Bolívia
Uma lista com informações sobre 13 veículos em situação irregular identificados no Departamento de Pando, na Bolívia, fronteira com o Acre, foi entregue ao secretário de Segurança do Estado, Ildo Renir Graebner, pelo comandante do Departamento de Polícia de Pando, José Edwin Sanchez del Carpio. Uma comitiva boliviana está em Rio Branco para reafirmar o compromisso de trabalhar em conjunto e cooperar para questões de segurança, respeito aos direitos humanos e desenvolvimento produtivo e sustentável.
Sobre os veículos, a secretaria de Segurança do Estado vai checar os dados com os proprietários que registraram queixa sobre roubo. Existe mais uma lista com mais 42 veículos que estão com dados em fase de processamento para serem entregues ao governo acreano. A visita da comitiva é um desdobramento do acordo firmado em Rio Branco durante o seminário internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na PAN-Amazônia Sudeste”. Na ocasião foi assinada a Carta de Rio Branco, onde foi firmado um protocolo de intenções a serem desenvolvidas nos setores de economia, turismo, saúde, desenvolvimento social, transportes, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energia elétrica, redução da pobreza, segurança pública e fortalecimento das fronteiras.
“A comitiva veio reafirmar seu compromisso em cooperação com o Estado, tanto na área de segurança, com troca de informações, intercâmbio de policiais, treinamentos, como na produção sustentável e em outras áreas estratégicas para o fortalecimento dos povos e das fronteiras”, disse Graebner.
O comandante da Polícia de Pando deixou claro que são contrários a qualquer violação aos direitos humanos e estão se esforçando para oferecer o melhor tratamento aos cidadãos brasileiros e também bolivianos, pois não há distinção entre os seres humanos. “Estamos cooperando com informações e trabalho em conjunto para solucionar todos os casos que estão em andamento, envolvendo cidadãos dos dois países”, disse Sanches.
O assessor do governo de Pando, Pedro Villa, ressaltou que o governo do Departamento está disposto a trabalhar de forma conjunta, com toda a integração possível e que espera principalmente apoio no setor de desenvolvimento sustentável.
“Temos interesse em trabalhar com a piscicultura e com o látex, podemos inclusive vender a nossa produção para a Fábrica de Preservativos. Fortalecendo a economia e dando oportunidade de trabalho para o nosso povo da fronteira ajuda a minimizar dificuldades sociais e trazer melhores condições de vida para a população. Isso reduz a violência, o tráfico e fortalece o estado”, observou.
Comentários
Acre
Acre está entre os piores do país em perdas de água tratada, aponta estudo nacional
Levantamento revela desperdício superior a 62% na distribuição e expõe desafios no saneamento básico do estado
Comentários
Acre
Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre
Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.





Você precisa fazer login para comentar.