Conecte-se conosco

Acre

Comitiva entrega lista de veículos brasileiros irregulares na Bolívia

Publicado

em

Secom_acre_0511 (2)

Uma lista com informações sobre 13 veículos em situação irregular identificados no Departamento de Pando, na Bolívia, fronteira com o Acre, foi entregue ao secretário de Segurança do Estado, Ildo Renir Graebner, pelo comandante do Departamento de Polícia de Pando, José Edwin Sanchez del Carpio. Uma comitiva boliviana está em Rio Branco para reafirmar o compromisso de trabalhar em conjunto e cooperar para questões de segurança, respeito aos direitos humanos e desenvolvimento produtivo e sustentável.

Sobre os veículos, a secretaria de Segurança do Estado vai checar os dados com os proprietários que registraram queixa sobre roubo. Existe mais uma lista com mais 42 veículos que estão com dados em fase de processamento para serem entregues ao governo acreano. A visita da comitiva é um desdobramento do acordo firmado em Rio Branco durante o seminário internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na PAN-Amazônia Sudeste”. Na ocasião foi assinada a Carta de Rio Branco, onde foi firmado um protocolo de intenções a serem desenvolvidas nos setores de economia, turismo, saúde, desenvolvimento social, transportes, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energia elétrica, redução da pobreza, segurança pública e fortalecimento das fronteiras.

“A comitiva veio reafirmar seu compromisso em cooperação com o Estado, tanto na área de segurança, com troca de informações, intercâmbio de policiais, treinamentos, como na produção sustentável e em outras áreas estratégicas para o fortalecimento dos povos e das fronteiras”, disse Graebner.

O comandante da Polícia de Pando deixou claro que são contrários a qualquer violação aos direitos humanos e estão se esforçando para oferecer o melhor tratamento aos cidadãos brasileiros e também bolivianos, pois não há distinção entre os seres humanos. “Estamos cooperando com informações e trabalho em conjunto para solucionar todos os casos que estão em andamento, envolvendo cidadãos dos dois países”, disse Sanches.

O assessor do governo de Pando, Pedro Villa, ressaltou que o governo do Departamento está disposto a trabalhar de forma conjunta, com toda a integração possível e que espera principalmente apoio no setor de desenvolvimento sustentável.

“Temos interesse em trabalhar com a piscicultura e com o látex, podemos inclusive vender a nossa produção para a Fábrica de Preservativos. Fortalecendo a economia e dando oportunidade de trabalho para o nosso povo da fronteira ajuda a minimizar dificuldades sociais e trazer melhores condições de vida para a população. Isso reduz a violência, o tráfico e fortalece o estado”, observou.

Secom_acre_0511

Comentários

Acre

Brasiléia participa do I Encontro Fortalecimento da Produção Agroextrativista

Publicado

em

O secretário municipal de agricultura, Leandro Gadelha, acompanhado da Delegação de Brasiléia, participou do I Encontro Fortalecimento da Produção Agroestrativista da Rede Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (COOPERACRE).

O Encontro aconteceu no Anfiteatro Garibaldi Brasil, e durante três dias, contou com participação de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, ONGs, associações e sindicatos, visando fortalecer a produção Agroextrativista, da cadeia produtiva de castanha, borracha, fruticultura, palmito, café e outros produtos.

O encerramento do Encontro aconteceu nesta terça-feira, 21, na Universidade Federal do Acre, com participação de autoridades, organizações e sindicatos.

De acordo com o Secretário municipal de agricultura, Leandro Gadelha, a participação foi fundamental para o entendimento das ações no tocante ao Agroextrativismo. ” Durante três dias a delegação de Brasiléia esteve compartilhando experiências com outros municípios, com representantes de diversas instituições ligadas ao extrativismo regional. Estamos saindo daqui do encontro com muito mais conhecimento, para colocarmos em prática o aprendizado obtido durante esses três dias”, afirmou o secretário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Senador Guiomard, adolescente é morto a tiros após ter residência invadida

Publicado

em

O adolescente Leandro da Silva Pereira, de 16 anos, vulgo “Bedeu”, foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira (21), dentro de uma residência situada rua Tocantins, no bairro Chico Paulo, no município de Senador Guiomard, no interior do Acre.

Segundo informações da polícia, Leandro estava dormindo em uma rede na área de trás da residência, quando criminosos fortemente armados pularam o muro e efetuaram vários disparos à queima roupa contra a vítima, que foi atingida no peito e na mão, morrendo no local. Após a ação, os assassinos, que são membros de uma organização criminosa, fugiram do local.

Familiares ainda atordoados e com medo foram até onde Leandro estava e o encontraram sangrando muito. A ambulância do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, só poderam atestar a morte do adolescente.

 

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, para serem feitos os exames cadavéricos.

Policiais militares do 4° Batalhão colheram as informações para tentar procurar pelos autores do crime na região, mas ninguém foi encontrado até o momento.

Ainda segundo a polícia, Leandro era membro da organização criminosa Bonde dos 13 e já foi para a pousada de menores duas vezes pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e havia saído da pousada semana passada.

O caso será investigado por agentes da Polícia Civil de Senador Guiomard.

Comentários

Continue lendo

Acre

Boletim Sesacre sobre o coronavírus volta registrar morte por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 148 novos casos de coronavírus de 13 a 20 de março. O número de infectados notificados é de 160.678 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 371.793 notificações de contaminação pela doença, sendo que 211.092 casos foram descartados e 23 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 157.723 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Um óbito foi notificado entre os dias 13 e 20 de março, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 aumente para 2.044 em todo o estado.

O paciente, J. S. C, de 97 anos, morador do município de Sena Madureira, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco em 22 de fevereiro e veio a falecer no dia 15 de março.

Sobre os casos de covid-19 no Acre, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_21_03_2023_COMPLETO(3)

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Em alta