fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Comitê do Plano Acreano para a Cultura Exportadora discute metas para 2018

Publicado

em

Setor de alimentos é de suma importância para o país, pois ele vem resistindo à crise econômica que o país atravessa, sendo o setor que mais investe

O Comitê do Plano Acreano para a Cultura Exportadora (PNCE) realizou uma reunião extraordinária, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para avaliação das ações realizadas em 2017, além de traçar novos planos de atuação para o próximo ano.

Presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro: em 2017, o comitê buscou estreitar os laços com autoridades e empresários dos países andinos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Composto por representantes de diferentes instituições e entidades, o Plano Acreano para a Cultura Exportadora tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações.

Em 2017, o Comitê buscou estreitar os laços com autoridades e empresários dos países andinos, além de elaborar um diagnóstico que retrata a atual situação de toda a infraestrutura logística, bem como os desafios a serem superados para impulsionar o comércio exterior no Acre.

“Nos últimos três anos tivemos uma oscilação muito grande no comércio exterior, porém em 2016 e 2017 tivemos uma grata surpresa, com a movimentação de exportação e importação superando as nossas expectativas, mas isso ocorreu graças às boas relações com o comércio com países andinos”, declarou o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro.

Para o representante do Ministério do Comércio Exterior do Peru, Victor Hugo Rondón, este ano foi superado pelas exportações de produtos peruanos ao estado do Acre em 20%. Além disso, os produtos acreanos exportados ao país vizinho aumentaram 12%, em comparação ao ano de 2016.

“Posso garantir que esse comércio está em vias de um grande desenvolvimento para os próximos anos, com o Acre exportando carne suína para o Peru, e nós trabalhando com uma nova tendência, que é a exportação de materiais de construção e alimentos para o Acre”, declarou Hugo Rondón.

Novas perspectivas de negócios

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Acre, José Luiz Assis Felício, o setor de alimentos é de suma importância para o país, pois ele vem resistindo à crise econômica que o país atravessa, sendo o setor que mais investe.

“No Acre o governo aposta na suinocultura e agricultura, como forma de abrir nossa cadeia produtiva de proteínas animal e vegetal, haja vista que as negociações com os mercados andinos é uma saída para o mercado acreano, considerando a disputa de mercado com os estados do Sul e Sudeste do Brasil”, revelou José Luiz.

Segundo o assessor de Assuntos Econômicos da Fecomércio, Alex Barros, o Acre é um potencial mercado para exportar as carnes suína e bovina, mas barreiras alfandegárias têm que ser quebradas.

“É possível que agora com o plano de exportação possamos elevar o Acre nas estatísticas de exportação do mercado brasileiro, pois o Estado deixará de ser corredor de produtos exportados para passar a ser o protagonista na exportação de produtos”, completou Alex Barros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo