Acre
Comissão visita Eletrobrás na Capital e exige remoção dos postes na Marinho Montes
Prefeito, SINCOBRAS, ACEBRA, empresários, vereador e moradores se reuniram no gabinete do presidente da Eletrobrás em Rio Branco

Vereador, empresários, moradores e comerciantes foram recebidos pelo presidente da Eletrobrás/Acre em seu gabinete
Alexandre Lima
Uma comissão composta pelo prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, presdiente da ACEBRA, Marcelo Galvão, SINCOBRAS, Júnior Revollo, vereador Joelso Pontes, empresários e moradores da Avenida Manoel Marinho Montes, estiveram no gabinete do presidente da Eletrobrás/Acre, Joaquim Rolim, na tarde desta quinta-feira, dia 28.
A pauta em questão que levou a comissão até a Capital, seria a retirada mais breve possível, para que as obras na referida Avenida tenha continuidade. Tendo em vista que estão paralisadas em razão da não retirada dos mesmos e vem gerando reclamação e protestos por parte dos moradores e comerciantes do local.
Inicialmente, os técnicos da Eletrobrás, não queriam passar uma dada para iniciar o afastamento dos postes, fato esse muito debatido por todos no gabinete do presidente, que ficou sensibilizado com os dados mostrados como, mais de 500 assinaturas recolhidas pelo empresário Manoel Martins Alves Neto e relatos dos transtornos que vem acontecendo.
Segundo o prefeito Everaldo gomes, “a retirada dos postes neste momento, é prioridade para dar continuidade à obra da Avenida Manoel Marinho Montes. Graças a vinda desta comissão, tivemos uma boa resposta da Eletrobrás”, disse o gestor.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciantes de Brasiléia – SINCOBRAS, Júnior Revollo, “Essa remoção é de suma importância para o prosseguimento da obra em razão de estar paralisada e que os comerciantes moradores que ali estão estabelecidos, não aguentam mais os transtornos decorrentes da poeira e da lama”, finalizou.
Segundo o presidente da Eletrobrás, Joaquim Rolim, deu a notícia que o prazo para início do afastamento dos postes, irá acontecer a partir do dia 8 de setembro, com previsão de termino para o dia 28 do mês. No decorrer da próxima semana, os equipamentos e equipe técnica chegaram na cidade para dar início dos trabalhos.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.