Acre
Comerciantes acreditam que vão ter prejuízos com feriados e pontos facultativos de 2018
Acre vai ter 12 feriados e 6 dias com ponto facultativo em dias úteis durante 2018. Comerciantes acreditam que movimento fique fraco nos feriados e falta de vendas gere prejuízos financeiros.
G1
Os acreanos vão ter 12 feriados e 6 dias com ponto facultativo em dias úteis durante o ano de 2018. Segundo o calendário divulgado pelo Estado, com todos os feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos, vão ser 22 dias de descanso durante este ano.
E essa quantidade de feriados preocupa muitos comerciantes em Rio Branco. A maioria deles acredita que vai ter prejuízos por conta dos dias parados.
“[É prejuízo] com certeza. O movimento deve cair cerca de 30%. Geralmente quando um feriado cai na quinta-feira, sexta e sábado é de folga também. Isso faz com que o movimento baixe e o fluxo de gente caia bastante. E não tem o que fazer, geralmente as pessoas vão para chácaras e outros locais”, afirma Ivan Marques, gerente de uma loja de roupas no Centro da capital acreana.
Segundo o consultor financeiro Alex Barros, os prejuízos financeiros são poucos durante os feriados e pontos facultativos. Ele fala que os comerciantes apenas não conseguem vender, o que pode ser recuperado.
“Prejuízo é aquilo que não tem como recuperar. É importante lembrar que nem todos os feriados divulgados são, de fato, feriado para o comércio”, argumenta o consultor o financeiro.
Barros explica que ter ou não prejuízos é uma questão de planejamento. Ele lembra que os empresários devem fazer um levantamento desses dias de feriados e pontos facultativos para compensar o fluxo de caixa em dias úteis.
De acordo com o especialista, isso faz com que os proprietários evitem perdas significativas por causa de dias parados.
“Com o orçamento, o empresário sabe [o que fazer] para cobrir suas despesas e o valor que precisa vender durante os 30 dias para isso. Ele tem que monitorar isso no dia a dia e ir controlando seu fluxo de caixa”, acrescenta Barros.
O consultor financeiro enfatiza que antes dos feriados os empresários precisam pegar uma autorização para seus estabelecimentos funcionarem nos dias de folga.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.