Conecte-se conosco

Geral

Com presença de dubladores de Dragon Ball, Comic Nerd 2025 fortalece economia criativa

Publicado

em

O maior evento geek do Acre está prestes a reunir milhares de fãs em uma programação que une cultura pop, tecnologia e inovação, além de fortalecer a economia criativa. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a Associação dos Nerds do Acre (Anac Nerd) e o Instituto Mercosul Amazônia (IMA), realiza nos dias 8 e 9 de novembro, no Gran Reserva, em Rio Branco, a Comic Nerd 2025 – Especial Dragon Ball.

A edição deste ano homenageia o mangaká Akira Toriyama, criador da icônica franquia Dragon Ball, um dos mangás/animes de maior sucesso do planeta que atravessa gerações com uma legião de fãs, um dos nomes mais influentes da cultura japonesa contemporânea. Inspirada no legado do artista, o evento se consolida como o maior encontro de cultura geek e economia criativa da região com painéis, oficinas, concursos e atrações que celebram o poder da imaginação e da tecnologia.

O evento receberá os dubladores Wendel Bezerra (Goku), Tânia Gaidarji (Bulma) e Fábio Lucindo (Kuririn), apresentações da banda da Polícia Militar (PMAC), artes marciais, quiz temático de Dragon Ball e shows musicais. Oficinas de wigmaker e papercraft, torneios de Free Fire e TCG Pokémon, boate nerd e arena de swordplay também fazem parte da programação. A entrada será 1kg de alimento não perecível, com destinação a instituições assistenciais da capital.

Evento será realizado pelo governo, por meio da Seict, em parceria com a Anac Nerd e IMA. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destaca que a Comic Nerd é mais uma ação do governo voltada para o fortalecimento da economia criativa e para a valorização da juventude acreana. “É um espaço que estimula o aprendizado, o empreendedorismo e a inovação. Essa é uma orientação do governador Gladson Camelí: investir em eventos que abram portas para o talento acreano e mostram que a tecnologia também pode gerar renda, oportunidades e transformação social”, diz.

Presidente da Anac Nerd, Hector Magalhães ressalta que a atividade será uma celebração da cultura geek e uma forma de agradecer o trabalho de Akira Toriyama, falecido em 2024, que inspirou milhares de pessoas com mensagens de superação, resiliência e dedicação. “Teremos oficinas gratuitas, concurso de cosplay, painéis e a presença de dubladores oficiais de Dragon Ball. Será um evento para todas as idades, que une diversão, aprendizado e integração. Anac, Seict e IMA trabalham todos os dias para fazer desta Comic Nerd a melhor de todos os tempos.”

O presidente do IMA, Pedro Freire, frisa que a ação representa uma ponte entre o entretenimento e o desenvolvimento socioeconômico. “A Comic Nerd será uma grande vitrine para novas ideias e negócios criativos, ela gerará o crescimento de oportunidade de negócios e renda familiar à juventude. Não é somente um evento de lazer, mas um espaço que conectará jovens ao universo da inovação e mostrará como a cultura pode se transformar em oportunidade e progresso”, fala.

Confira a programação completa:

Sábado (08/11)

Palco do Poder (Palco principal do Gran Reserva):

Abertura com a Banda da PMAC;
Apresentação de Artes Marciais;
Quiz Dragon Ball;
Caçada do Poder (atividade interativa por todo o evento);
Painel com os dubladores Wendel Bezerra, Tânia Gaidarji e Fábio Lucindo;
Show musical com Bárbara Maia;
Concurso Nacional de Cosplay;
Painel com o dublador Wendel Bezerra;
Show musical com a banda NEStalgia.

Salão Gran Reserva:

Podcast “E Aí”;
Espaço do Colecionador;
Feira de Empreendedorismo Nerd;
Plataforma Celeste (piso superior do Gran Reserva):
Boate Nerd;
Karaokê;
Oficina Cosmaker;
Oficina de Mangá.

Corporação Cápsula (Anexo Amazônia Hall):
Games Retrô;
Games Atuais;
Torneio TCG Pokémon;
Torneio TCG Yu-Gi-Oh!;
Torneio CSGO;
Torneio Dragon Ball Sparking! Zero (X-Box);
Just Dance;
Inovação e Tecnologia.

Área Externa:
Arena Swordplay;
Praça de Alimentação.

Domingo (09/11):

Palco do Poder (Palco principal do Gran Reserva):

Apresentação de Artes Marciais;
Quiz Dragon Ball;
Caçada do Poder (atividade interativa por todo o evento);
Concurso Cosplay Kids;
Painel Universo Cosplay com Eduarda Silveira (Tokki), Breno Costa (Nobrakai) e
cosplayers acreanos;
Show musical com a banda Semblaty;
Painel sobre tecnologia e inovação no meio nerd;
Desfile Cosplay Livre;
Concurso K-pop;
Painel com o Dublador Fábio Lucindo;
Show musical com a banda NEStalgia.

Salão Gran Reserva:

Podcast “E Aí”;
Espaço do Colecionador;
Feira de Empreendedorismo Nerd;

Plataforma Celeste (piso superior do Gran Reserva):
Boate Nerd;
Karaokê;
Oficina Wigmaker;
Oficina de Papercraft;
Painel especial com a dubladora Tânia Gaidarji [16+].

Corporação Cápsula (Anexo Amazônia Hall):
Games Retrô;
Games Atuais;
Torneio TCG Pokémon;
Torneio TCG Yu-Gi-Oh!;
Torneio CSGO;
Torneio Dragon Ball Sparking! Zero (X-Box);
Just Dance;
Inovação e Tecnologia.

Área Externa:
Arena Swordplay;
Praça de Alimentação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Rio Branco lança projeto Acre Recicla para transformar resíduos em desenvolvimento sustentável

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco apresentou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (30), o projeto Acre Recicla, uma iniciativa voltada à gestão sustentável de resíduos sólidos e à promoção da consciência ambiental no município.

O lançamento ocorreu no gabinete da prefeitura, durante coletiva de imprensa que contou com a presença do prefeito da capital, Tião Bocalom, do vice-prefeito Alysson Bestene, da secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, além de outros gestores da administração municipal.

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Acre Recicla tem como objetivo transformar a forma como o lixo é tratado na capital, aliando preservação ambiental, educação e geração de renda. Durante a apresentação, o prefeito de Rio Branco destacou que a política ambiental da gestão está fundamentada na conscientização individual e coletiva.

b8b69755 6762 4dfe b988 cae5757de97d
Segundo o prefeito, o cuidado com o meio ambiente começa dentro de casa: manter o espaço limpo e organizado evita problemas, inclusive de saúde, e contribui para uma melhor qualidade de vida. (Foto: Secom)

Segundo ele, o cuidado com o meio ambiente começa dentro de casa. “Se você não cuidar do seu quarto, da sua casa, isso vai gerar problemas maiores, inclusive de saúde. Quando o meio ambiente está bem cuidado, a qualidade de vida das pessoas melhora significativamente”, afirmou Tião Bocalom.

O gestor também ressaltou mudanças implementadas ao longo da atual administração, como a mecanização de mais de 4 mil hectares, medida que contribuiu para a redução de queimadas e do desmatamento. De acordo com ele, essas ações já refletem em melhorias concretas, como a diminuição da fumaça na cidade e o aumento da produtividade em pequenas propriedades rurais, evitando a abertura de novas áreas.

Ainda conforme o prefeito, o Acre Recicla representa a continuidade e o fortalecimento das políticas ambientais do município.

“Esse projeto complementa um trabalho que nunca foi realizado antes pela prefeitura. Agora, além de preservar o meio ambiente, vamos transformar o lixo em fonte de receita”, destacou.

A proposta, segundo o gestor, é inverter a lógica atual, em que os resíduos geram custos elevados ao município, passando a gerar recursos financeiros e benefícios ambientais — o que ele definiu como a transformação do “lixo em luxo”.

0dbe16b4 b97b 47c5 930b 98e1b29dbe72
“A iniciativa começa nas escolas municipais para promover educação ambiental e envolver a comunidade, com previsão de expansão gradual para os bairros e todo o município”, afirmou Flaviane. (Foto: Secom)

A secretária Flaviane Agustini Stedille explicou que o modelo de gestão será executado pela própria prefeitura, com atuação integrada entre diferentes secretarias.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente será responsável pela gestão dos equipamentos, enquanto a coleta continuará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.

“A iniciativa terá início nas escolas da rede municipal, com o objetivo de promover a educação ambiental e incentivar a participação da comunidade. A expectativa é expandir gradualmente o projeto para os bairros e, posteriormente, alcançar todo o município”, afirmou a titular da pasta.

Recicla Acre 2
Outro destaque é a parceria com a empresa pública municipal, que permitirá transformar resíduos recicláveis em produtos comercializáveis. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Outro ponto destacado é a parceria com a empresa pública municipal responsável pela operacionalização da etapa industrial do projeto, o que permitirá a transformação dos resíduos recicláveis em produtos comercializáveis.

Os recursos obtidos serão reinvestidos na própria política de gestão de resíduos sólidos.

O investimento previsto para a implantação do Acre Recicla é de R$ 4,47 milhões. A ordem de serviço já foi emitida, e o prazo para instalação da estrutura é de 210 dias. Após esse período, a expectativa é de que o sistema entre em funcionamento, iniciando a produção e consolidando uma nova etapa na política ambiental de Rio Branco.

Com o projeto, a Prefeitura busca não apenas reduzir os impactos ambientais, mas também promover educação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, consolidando um modelo inovador de gestão de resíduos na capital acreana.

bb54ca57 b72f 410f bff8 6ab6c942a1dd
2f2c2808 d8d5 4f99 81e4 519919c214fa
Recicla Acre 8
Recicla Acre 6
Recicla Acre 3
Recicla Acre 2
Recicla Acre 1

<p>The post Prefeitura de Rio Branco lança projeto Acre Recicla para transformar resíduos em desenvolvimento sustentável first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem morreu e outro ficou ferido após ataque a tiros durante festa em Rio Branco

Publicado

em

Confusão teria começado após desentendimento envolvendo uma mulher; suspeito fugiu de moto

Um ataque a tiros registrado na noite de sábado (29) terminou com a morte de um jovem e deixou outro ferido na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco.

As vítimas foram identificadas como Claudenir Ezequiel Santana de Souza, de 25 anos, e Valcir Ferreira de Araújo, de 23 anos.

Segundo relatos de testemunhas, os dois participavam de uma festa em um local conhecido como “Tereré Prime”, quando uma confusão teve início após um desentendimento envolvendo uma mulher. Apesar de a situação ter sido controlada inicialmente, a briga recomeçou pouco tempo depois, evoluindo para um confronto generalizado.

Durante o tumulto, Claudenir foi atingido na cabeça com uma garrafa e caiu em via pública. Na sequência, um homem armado efetuou cerca de oito disparos contra as vítimas e fugiu do local em uma motocicleta, tomando rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado junto com a Polícia Militar do Estado do Acre. Claudenir precisou ser entubado ainda no local e foi encaminhado em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco, sendo levado diretamente ao centro cirúrgico, mas não resistiu aos ferimentos.

Ele foi atingido por três disparos, sendo dois no abdômen e um na região do púbis. Já Valcir foi baleado na coxa esquerda, com o projétil atravessando o membro. Ele também foi levado ao hospital e deu entrada em estado estável.

Policiais do 1º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia, enquanto equipes da Polícia Civil iniciaram as investigações. Buscas foram realizadas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Vigilante é baleado durante trabalho em Sena Madureira e transferido em estado grave

Publicado

em

Caso foi registrado inicialmente como tentativa de suicídio; vítima de 34 anos utilizou arma de fogo do próprio trabalho. Polícia investiga circunstâncias do ocorrido

Vítima, identificada como Natanael Silva do Nascimento, foi atingida na região do tórax direito. Foto: captada 

Vigilante sofre disparo no tórax dentro de base do SAMU e é transferido em estado grave

Um vigilante foi encontrado ferido por disparo de arma de fogo na noite deste domingo (29), enquanto trabalhava no prédio onde funcionava a unidade de internação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

A vítima, identificada como Natanael Silva do Nascimento, foi atingida na região do tórax direito. De acordo com a Polícia Militar do Estado do Acre, ainda não há confirmação sobre as circunstâncias do disparo, que pode ter sido acidental ou até mesmo relacionado a questões pessoais.

Após o ocorrido, o vigilante recebeu os primeiros atendimentos no próprio hospital. Devido à gravidade dos ferimentos, ele precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado grave sob cuidados médicos especializados.

Investigação em andamento

A área do incidente foi isolada para os trabalhos da perícia. O caso deve ser investigado pelas autoridades para esclarecer as circunstâncias exatas do ocorrido. Até o momento, não há informações complementares sobre o estado de saúde da vítima ou sobre possíveis fatores que teriam motivado o ato.

Veja vídeos:

 

Comentários

Continue lendo