Conecte-se conosco

Geral

Com presença de dubladores de Dragon Ball, Comic Nerd 2025 fortalece economia criativa

Publicado

em

O maior evento geek do Acre está prestes a reunir milhares de fãs em uma programação que une cultura pop, tecnologia e inovação, além de fortalecer a economia criativa. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com a Associação dos Nerds do Acre (Anac Nerd) e o Instituto Mercosul Amazônia (IMA), realiza nos dias 8 e 9 de novembro, no Gran Reserva, em Rio Branco, a Comic Nerd 2025 – Especial Dragon Ball.

A edição deste ano homenageia o mangaká Akira Toriyama, criador da icônica franquia Dragon Ball, um dos mangás/animes de maior sucesso do planeta que atravessa gerações com uma legião de fãs, um dos nomes mais influentes da cultura japonesa contemporânea. Inspirada no legado do artista, o evento se consolida como o maior encontro de cultura geek e economia criativa da região com painéis, oficinas, concursos e atrações que celebram o poder da imaginação e da tecnologia.

O evento receberá os dubladores Wendel Bezerra (Goku), Tânia Gaidarji (Bulma) e Fábio Lucindo (Kuririn), apresentações da banda da Polícia Militar (PMAC), artes marciais, quiz temático de Dragon Ball e shows musicais. Oficinas de wigmaker e papercraft, torneios de Free Fire e TCG Pokémon, boate nerd e arena de swordplay também fazem parte da programação. A entrada será 1kg de alimento não perecível, com destinação a instituições assistenciais da capital.

Evento será realizado pelo governo, por meio da Seict, em parceria com a Anac Nerd e IMA. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destaca que a Comic Nerd é mais uma ação do governo voltada para o fortalecimento da economia criativa e para a valorização da juventude acreana. “É um espaço que estimula o aprendizado, o empreendedorismo e a inovação. Essa é uma orientação do governador Gladson Camelí: investir em eventos que abram portas para o talento acreano e mostram que a tecnologia também pode gerar renda, oportunidades e transformação social”, diz.

Presidente da Anac Nerd, Hector Magalhães ressalta que a atividade será uma celebração da cultura geek e uma forma de agradecer o trabalho de Akira Toriyama, falecido em 2024, que inspirou milhares de pessoas com mensagens de superação, resiliência e dedicação. “Teremos oficinas gratuitas, concurso de cosplay, painéis e a presença de dubladores oficiais de Dragon Ball. Será um evento para todas as idades, que une diversão, aprendizado e integração. Anac, Seict e IMA trabalham todos os dias para fazer desta Comic Nerd a melhor de todos os tempos.”

O presidente do IMA, Pedro Freire, frisa que a ação representa uma ponte entre o entretenimento e o desenvolvimento socioeconômico. “A Comic Nerd será uma grande vitrine para novas ideias e negócios criativos, ela gerará o crescimento de oportunidade de negócios e renda familiar à juventude. Não é somente um evento de lazer, mas um espaço que conectará jovens ao universo da inovação e mostrará como a cultura pode se transformar em oportunidade e progresso”, fala.

Confira a programação completa:

Sábado (08/11)

Palco do Poder (Palco principal do Gran Reserva):

Abertura com a Banda da PMAC;
Apresentação de Artes Marciais;
Quiz Dragon Ball;
Caçada do Poder (atividade interativa por todo o evento);
Painel com os dubladores Wendel Bezerra, Tânia Gaidarji e Fábio Lucindo;
Show musical com Bárbara Maia;
Concurso Nacional de Cosplay;
Painel com o dublador Wendel Bezerra;
Show musical com a banda NEStalgia.

Salão Gran Reserva:

Podcast “E Aí”;
Espaço do Colecionador;
Feira de Empreendedorismo Nerd;
Plataforma Celeste (piso superior do Gran Reserva):
Boate Nerd;
Karaokê;
Oficina Cosmaker;
Oficina de Mangá.

Corporação Cápsula (Anexo Amazônia Hall):
Games Retrô;
Games Atuais;
Torneio TCG Pokémon;
Torneio TCG Yu-Gi-Oh!;
Torneio CSGO;
Torneio Dragon Ball Sparking! Zero (X-Box);
Just Dance;
Inovação e Tecnologia.

Área Externa:
Arena Swordplay;
Praça de Alimentação.

Domingo (09/11):

Palco do Poder (Palco principal do Gran Reserva):

Apresentação de Artes Marciais;
Quiz Dragon Ball;
Caçada do Poder (atividade interativa por todo o evento);
Concurso Cosplay Kids;
Painel Universo Cosplay com Eduarda Silveira (Tokki), Breno Costa (Nobrakai) e
cosplayers acreanos;
Show musical com a banda Semblaty;
Painel sobre tecnologia e inovação no meio nerd;
Desfile Cosplay Livre;
Concurso K-pop;
Painel com o Dublador Fábio Lucindo;
Show musical com a banda NEStalgia.

Salão Gran Reserva:

Podcast “E Aí”;
Espaço do Colecionador;
Feira de Empreendedorismo Nerd;

Plataforma Celeste (piso superior do Gran Reserva):
Boate Nerd;
Karaokê;
Oficina Wigmaker;
Oficina de Papercraft;
Painel especial com a dubladora Tânia Gaidarji [16+].

Corporação Cápsula (Anexo Amazônia Hall):
Games Retrô;
Games Atuais;
Torneio TCG Pokémon;
Torneio TCG Yu-Gi-Oh!;
Torneio CSGO;
Torneio Dragon Ball Sparking! Zero (X-Box);
Just Dance;
Inovação e Tecnologia.

Área Externa:
Arena Swordplay;
Praça de Alimentação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Família cobra investigação por feminicídio após Regina ser encontrada morta: ‘Crime hediondo’, diz irmão

Publicado

em

Irmão da vítima, Regina Patrícia, de 43 anos, critica lentidão da polícia e aponta erros no atestado de óbito; namorada e outro homem são investigados, mas liberados após prestar depoimento

Irmão de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, de 43 anos, reclamou da falta de informações, qualquer outro crime, menor que fosse, teria ido para o IML da capital. Foto: arquivo

A família de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, de 43 anos, cobra justiça e agilidade nas investigações de seu assassinato, registrado como possível feminicídio. Ela foi encontrada morta com um corte profundo no pescoço na casa onde morava com a namorada, no bairro Samaúma, em Brasiléia, no Acre.

O irmão da vítima, o médico Jorge Teixeira, denuncia a falta de informações da polícia e erros no atestado de óbito. “Minha irmã foi degolada. Qualquer outro crime, menor que fosse, teria ido para o IML da capital. E o dela não, o corpo foi liberado”, afirmou. Vizinhos encontraram o corpo após estranharem a porta aberta. A namorada prestou depoimento e disse ter passado a noite fora, versão confirmada por um amigo. Uma testemunha, porém, relatou tê-la visto saindo do local com a bicicleta de Regina na noite do crime.

O relacionamento do casal era conturbado, e a vítima teria sido ameaçada na véspera. A polícia investiga também a possível atuação do local como ponto de venda de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.

O médico Jorge Teixeira, irmão de Regina, contou ambas alugaram a casa para morar juntas, mas tinham um relacionamento conturbado. Segundo ele, a irmã chegou a ser ameaçada na noite anterior. Foto: arquivo

A perícia analisar uma faca encontrada pela Polícia Militar dentro da residência onde Regina Patrícia foi assassinada com um corte profundo no pescoço. A arma pode ser crucial para confirmar a autoria e as circunstâncias do crime, investigado como possível feminicídio.

A família, no entanto, segue angustiada com a lentidão das investigações segundo o irmão da vítima, o médico Jorge Teixeira, que não mora mais no município, o mesmo declarou que: “A família está desesperada, minha mãe é uma senhora de 74 anos que só tem eu por ela. Peço justiça pela minha irmã”. Ele critica a falta de transparência e informações por parte das autoridades, além de apontar supostos erros no atestado de óbito.

A polícia segue colhendo informações e detalhes, mesmo que pequenos, para tentar desvendar o assassinato de Regina Patrícia. Até o momento, nenhum suspeito foi preso, e o caso permanece em aberto, registrado como possível feminicídio. O irmão da vítima, Jorge Teixeira, reforçou o desespero da família e o pedido por respostas. A polícia não divulgou prazos para conclusão do inquérito.

A família de Regina Patrícia, cobra justiça e celeridade nas investigações do assassinato dela. Regina foi encontrada morta com um corte no pescoço na casa onde vivia com a namorada. Foto: arquivo 

Comentários

Continue lendo

Geral

Buscas por menina de 2 anos desaparecida em acidente de barco em Tarauacá são encerradas após três dias

Publicado

em

Emily Lorrany caiu no Rio Tarauacá após colisão de embarcações; mãe e irmão foram resgatados, mas corpo da criança não foi localizado. Polícia aguarda depoimento dos pais

A menina desapareceu depois que duas embarcações colidiram no Rio Tarauacá, no município de mesmo nome, ela estava com a mãe e o irmão de 6 anos, que também caíram na água. Foto: captada 

As buscas pela pequena Emily Lorrany, de apenas 2 anos, desaparecida após uma colisão entre duas embarcações no Rio Tarauacá, no interior do Acre, foram encerradas no último dia 31. A criança caiu na água na última segunda-feira (29), junto com a mãe e o irmão de 6 anos — estes resgatados com vida.

Segundo o tenente Marcelo Monteiro, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, as operações de mergulho duraram três dias, mas não encontraram a menina. “Devido ao volume da massa corporal, é muito difícil uma criança de dois anos subir à superfície”, explicou. A família já foi comunicada sobre o fim das buscas.

Ainda segundo o subcomandante, a família já foi informada e os mergulhadores já voltaram para a zona urbana do município de Tarauacá. Foto: captada 

O delegado José Ronério afirmou que aguarda os pais da criança na delegacia para registrar o desaparecimento e colher depoimentos. O caso segue sob investigação.

Acidente ocorreu durante uma viagem fluvial em uma área de difícil acesso, acima do Igarapé São Luiz, no interior de Tarauacá, quando um pequeno barco motorizado e uma canoa de pequeno porte bateram. Foto: captada

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Onça-pintada ataca e mata cachorros em comunidade ribeirinha de Tabatinga em Sena Madureira

Publicado

em

Moradores de Tabatinga, em Sena Madureira, relatam ao menos três ataques recentes e temem pela segurança; prática de caça foi suspensa por medo de novos encontros com o felino

Os moradores afirmam que já evitam sair para caçar, prática comum na localidade, por receio de não retornarem em segurança, já que costumam levar os cães durante as atividades na mata. Foto: captada 

Uma série de ataques de uma onça-pintada a cachorros tem gerado medo e preocupação entre os moradores da comunidade Tabatinga, localizada às margens do Rio Iaco, em Sena Madureira, no Acre. Segundo relatos enviados à redação do YacoNews, ao menos três cães foram mortos pelo animal nos últimos dias.

Os ataques levaram os ribeirinhos a evitar saídas para a mata, especialmente para atividades de caça, nas quais costumam levar os cães como companhia e auxílio.

“Já evitamos sair para caçar por receio de não retornarmos em segurança”, contou um morador.

Um vídeo obtido pela reportagem mostra os animais mortos, reforçando a gravidade da situação. A comunidade aguarda providências de órgãos ambientais ou de controle de fauna para evitar que o conflito se intensifique e possa envolver riscos diretos às pessoas.

Comentários

Continue lendo