O encontro também abordou a previsão orçamentária necessária para a realização das etapas estadual e nacional da conferência.
Flash
Com poucas profissionais no Acre, grupo de amigas abre estúdio de tatuagem composto apenas por mulheres
Ao todo, seis mulheres compõem a equipe. Objetivo é oferecer conforto para o público feminino.

Alanna di Sousa, Victória Rodrigues e Sara Cardoso trabalham juntas há três meses – Foto: William Silva/arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
Com o objetivo de ofertar mais conforto aos clientes, principalmente para o público feminino e mostrar que elas também tatuam, três amigas se uniram para abrir um estúdio composto apenas mulheres em Rio Branco.
O Kene Tatto atende o público em geral, tanto homens como mulheres, mas a equipe é formada pelas tatuadores Victória Rodrigues, de 24 anos, dona do estúdio, Alláńa di Souza e Sara Cardoso que chegaram depois para compor a equipe. Além disso, elas ainda contam com fotógrafa, videomaker e editora de imagens.
“Também queremos expandir essa questão da mulher tatuadora, principalmente na nossa região onde praticamente as mulheres não são consideradas tatuadoras profissionais, então queremos quebrar esse tabu”, contou Victória.

Objetivo é oferecer ambiente de conforto aos clientes – Foto: William Silva/arquivo pessoal
Como começou
Tudo começou com a Victória, que há três anos estuda tatuagem e se profissionalizou no ano passado. Nesse processo, ela passou uma temporada morando fora do Acre, onde conheceu um estúdio formado por mulheres e começou a sonhar com a ideia.
“Em Porto Velho conheci um estúdio e queria trabalhar lá, mas, depois decidi montar o meu e tive a ideia. Aqui quase não temos tatuadoras mulheres, e estamos montando uma coisa bem legal”, contou.
O estúdio foi inaugurado no início do ano, ela teve que dar uma pausa, voltou para RO trabalhou para levantar fundos e há três meses está oficialmente de portas abertas. Ela disse que, apesar do sonho, inicialmente começou o trabalho sozinha, mas foi procurada pelas meninas e foi formando a equipe que é composta por seis mulheres ao todo, sendo três tatuadoras.
“É principalmente paras as nossas clientes se sentirem mais confortáveis, tem pessoas que afirmam que tem região do corpo que não faria a tatuagem com homem, outras fazem quando viajam e tem aquelas que são obrigadas a fazer com homem. Porque a única tatuadora daqui só faz um estilo e nós aqui trabalhamos com todos os estilos, inclusive o realismo”, pontuou.
Além disso, Victória cita outra preocupação que casos em que as mulheres são vítimas de abuso, já que a maior parte dos profissionais dessa área é composto por homens.
“Bem masculinos, e, às vezes, há problemas de a mulher não se sentir confortável e casos mesmo de abuso, machismo, e o estúdio é composto por mulheres tanto para o homem quanto a mulher se sentirem seguros”, pontuou.

Kene Tatto atende o público em geral, tanto homens como mulheres – Foto: William Silva/arquivo pessoal
Para a Alláńa di Souza, 29, que está começando a carreira, esta é uma grande oportunidade para crescer e mostrar o bom trabalho delas. Ela vem estudando há um tempo e comemora a experiência.
“A Victória estava com o estúdio e eu em um trabalho, só que fui demitida. Então, pensei; é agora ou nunca. Falei com ela e comecei a ir para o estúdio como aprendiz e comecei a fazer com o auxílio dela. Acho que estamos no melhor caminho, tenho a melhor professora, o clima é muito bom, a irmandade entre nós é pontual. Agora é continuar trabalhando e estudando para crescer o estúdio”, comemorou.
Comentários
Continue lendo
Flash
Deputado Tadeu Hassem articula recursos para Epitaciolândia em reunião com vereadores
Encontro discutiu emendas e investimentos para o município. Objetivo é fortalecer a cidade e melhorar a qualidade de vida da população
O deputado Tadeu Hassem recebeu, em seu gabinete, os vereadores Miro Bispo, Rozimar do Rubicon, Ari Mendes e Jezo Batista, todos de Epitaciolândia. O encontro teve como foco a articulação de emendas parlamentares e investimentos voltados para o desenvolvimento do município.
Segundo o parlamentar, o trabalho por Epitaciolândia é também um compromisso pessoal, já que a cidade faz parte de suas origens. “Trabalhar por Epitaciolândia é trabalhar pelas minhas raízes, por pessoas que amo e pelo futuro de todos que acreditam em dias melhores”, destacou.
As propostas discutidas visam ampliar oportunidades e implementar melhorias que impactem diretamente a vida dos moradores, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a valorização da comunidade local.
Comentários
Flash
Preparativos para a Expofronteira: Exames de anemia em equinos garantem segurança na cavalgada
A Prefeitura de Assis Brasil segue com os preparativos para a Expofronteira 2025. Um dos cuidados essenciais é a saúde dos animais que participam do evento, incluindo a tradicional cavalgada.
Foram realizadas 19 coletas de sangue em equinos, realizadas pelo veterinário da Secretaria de Agricultura, Jeovane Oliveira, e todos os resultados testaram negativos para anemia infecciosa equina (AIE), garantindo que os animais estão saudáveis e aptos a participar da cavalgada e das demais atrações da Expofronteira.
A gestão municipal reforça que ações de prevenção como essa são fundamentais para o bem-estar dos animais e a segurança dos participantes, assegurando que todos possam aproveitar o evento com tranquilidade.
Comentários
Flash
Governadora em exercício, Mailza recebe diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social e reforça compromisso com fortalecimento do SUAS
A governadora em exercício e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, recebeu nesta terça-feira, 12, membros da diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social do Acre (CEAS/AC). O encontro reforçou o diálogo e a parceria entre o governo e o colegiado, com foco na valorização e no fortalecimento da política de assistência social no estado.

Mailza recebeu membro do Conselho Estadual de Assistência Social. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Participaram da reunião o presidente do CEAS, Gabriel Gelpke, a vice-presidente, Ivanete Rodrigues, a secretária executiva, Adeni Neves, e a chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Sandra Amorim.
Entre os temas discutidos, esteve o pedido de apoio para a atualização da Lei do CEAS, alinhada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Se essa atualização for concretizada será um avanço, a última atualização ocorreu em 2020, muita coisa de lá pra cá mudou, do ponto de vista legislativo”, afirmou Gelpke.
Outro ponto da pauta foi a organização da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para os dias 22 e 23 de outubro, no auditório da Unimeta, em Rio Branco. O evento contará com a presença do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares, e do conselheiro Paulo Henrique Souza.

Membros do CEAS se reuniram com Mailza nesta terça-feira Foto: Ingrid Kelly/Secom
Também foi discutida a possibilidade de realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em homenagem aos 20 anos do SUAS, atendendo a proposta do Conselho Nacional.
Mailza reafirmou seu apoio às ações do CEAS. “O trabalho integrado com o Conselho é fundamental para avançarmos na construção de políticas públicas de proteção social que cheguem a quem mais precisa. Estou à disposição para contribuir em todas as frentes,” destacou.

Diretor do Ceas, Gabriel Gelpke, agradeceu apoio da governadora em exercício Foto: Ingrid Kelly/Secom
Você precisa fazer login para comentar.