Flash
Com participação popular, Prefeitura de Brasileia realiza III Conferência Municipal de Saúde
Em um dia de debates de ideias e sugestões sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano com a participação popular, a prefeitura de Brasileia realizou nesta quarta-feira 26, no centro cultural, a III Conferência de Saúde do município.
Além da comunidade em geral participaram também representantes de instituições e organizações governamental e não governamental.
Representando a gestão e o Prefeito Carlinhos do Pelado o Vice- Prefeito Amaral do Gelo, fez a abertura da conferência acompanhado do Secretário de Saúde Francélio Barbosa, Coordenador da Conferência Romantiéze Lourenço, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Luzinete Ferreira, Representante do Conselho Estadual de Saúde Manuela Bussons e a Representante do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Lucrécia Batista.
A Conferência de Saúde é um evento que reúne a sociedade civil, governo estadual e municipal para debater definir as diretrizes das políticas públicas de saúde de acordo com a Lei 8.142/1990 que regula as Conferências de Saúde no Brasil, que desde então são realizadas a cada quatro anos.
Essas conferências são convocadas pelo Poder Executivo, mas podem também ser convocadas pelo Conselho de Saúde.
O Vice-Prefeito Amaral do Gelo destacou a importância das discussões para o desenvolvimento de mais ações que visam cuidar da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
“O que estamos fazendo aqui é uma oportunidade única que acontece há cada quatros de debater propostas concretas que visam cuidar da saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras em saúde com dignidade. Só assim teremos uma cidade para todos inclusive na saúde municipal”, afirmou o Vice-Prefeito.
Francélio Barbosa, secretário de saúde, enalteceu a presença significativa da categoria e população. “Estamos com todos os nossos profissionais de saúde, das unidades, farmácia, núcleos, agentes comunitários, presidente do conselho, usuários do SUS, participando da nossa conferência discutindo as melhores propostas de saúde para a conferência estadual e nacional para nossos trabalhadores, o que é fundamental e essencial para todos esses profissionais”, destacou o Secretário.
Comentários
Flash
Mulheres que inspiram: a jornada de Gina Valente e o crescimento do empreendedorismo feminino no Acre
No mês da mulher, Sebrae homenageia trajetórias de sucesso do empreendedorismo feminino acreano
Uma pesquisa do DataSebrae, com dados atualizados do quarto trimestre de 2024, revela que as mulheres representam 42% (10,4 milhões) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros, um recorde inédito nos últimos 10 anos. No Acre, o percentual de mulheres à frente de negócios em 2024 cresceu em relação aos últimos dois anos, chegando a 21.350 (25,1%) dos donos de negócios.
Gina Valente (@ginavalentetrainer), empreendedora acreana, é CEO da Univitta, clínica especializada em gestão de serviços de atendimento médico e perícia técnica relacionados à segurança do trabalho. Ela conta que foi graças ao seu ambiente familiar que aprendeu a importância dos negócios. “Cresci observando o exemplo da minha mãe, uma costureira autônoma, e do meu pai, mecânico na Eletronorte, o que me mostrou que o empreendedorismo não era apenas uma escolha, mas uma forma de vida. Esse ambiente despertou em mim a criatividade e a paixão por construir algo significativo”, explica Gina.
Ela iniciou sua trajetória como vendedora, atuando como sacoleira e comercializando acessórios e moda fitness. Depois de concluir um curso em Administração de Empresas, investir em capacitações e em um MBA, ela administrou sua empresa de gestão e medicina do trabalho – a Univitta.
“A Univitta é uma empresa que integra saúde e gestão, oferecendo atendimentos médicos para pacientes que necessitam de exames, mas ainda não passaram por consulta. Além disso, agrego minha experiência como líder e mentora ao serviço de gestão e treinamentos no desenvolvimento humano, proporcionando um atendimento mais completo e qualificado”, afirma ela.
Gina assumiu, em 2022, a liderança do Laboratório Dr. Luiz Augusto Batista, empresa com mais de 50 anos de história. A empreendedora dedica seu trabalho ao comprometimento com a saúde e autocuidado, afirmando que empreender é um ato de coragem.
“Meu objetivo era duplo: honrar o legado de amor pelas análises clínicas, construído ao longo de décadas, e, ao mesmo tempo, trazer inovação e uma nova gestão. Cuidar de uma equipe e da saúde de tantas pessoas nesse processo foi transformador e desafiador”, comenta.
Apoio do Sebrae
Ao longo de sua caminhada, Gina contou com o apoio do Sebrae ao participar de palestras, eventos e capacitações que foram fundamentais para o desenvolvimento de seu negócio. O Programa Agente Local de Inovação (ALI), que fornece orientações com profissionais especializados e acompanhamento personalizado, foi uma das iniciativas que marcaram sua trajetória empreendedora. “Estava em busca de uma melhora na área comercial quando participei do programa há uns dois anos, e foi uma experiência positiva e acessível. Acredito que os projetos do Sebrae, principalmente os voltados para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, são fundamentais e estratégicos para promover a igualdade de oportunidades e fomentar o crescimento econômico no Brasil”, destaca Gina.
A empresária também ressalta os desafios que muitas mulheres enfrentam no mundo dos negócios, como a conciliação entre múltiplos papéis, o preconceito de gênero e a síndrome da impostora, que frequentemente coloca em dúvida a capacidade da mulher de liderar e inovar. Segundo ela, essas experiências, apesar de difíceis, também as preparam para enfrentar desafios ainda maiores com criatividade e determinação.
Entre os obstáculos, ela destaca um episódio pessoal que quase paralisou seus planos: um acidente doméstico com óleo quente, que a forçou a ficar em casa por um longo período. “Esse momento me ensinou a importância de planejar, de cuidar de mim e, principalmente, de saber liderar mesmo em situações adversas”, revela.
Para as empreendedoras que têm receio de dar o primeiro passo, Gina Valente aconselha que comecem – mesmo que de forma pequena – e busquem capacitação. “As mulheres serão protagonistas no desenvolvimento de soluções criativas e disruptivas, usando suas habilidades naturais de empatia e comunicação em um mercado cada vez mais focado em serviços humanizados. Meu conselho para todas é que confiem em seu potencial. Busquem conhecimento, conectem-se com outras mulheres empreendedoras e lembrem-se de que vocês não estão sozinhas”, finaliza.
Comentários
Flash
Prefeito Carlinhos do Pelado anuncia rede Wi-fi, fortalecimento da agricultura familiar, reforma e ampliação da Feira Municipal de Brasileia
Para facilitar a comunicação, pagamentos digitais e melhorar as condições de trabalho dos mais de 70 feirantes na Feira Municipal de Brasileia Maria Florência do Nascimento.
O Prefeito Carlinhos do Pelado acompanhado do seu vice Amaral do Gelo, secretários municipais e vereadores inaugurou a instalação da rede Wi-fi em toda a extensão da feira da agricultura familiar e do empreendedor no município neste domingo, 31.
A nova infraestrutura de conexão já está disponível e promete ser uma transformação com a nova ferramenta digital na feira municipal.
Bastante contente de atender uma reivindicação antiga dos feirantes o gestor anunciou ainda mais investimentos e apoio ao agricultores e agricultoras, na recuperação de ramais auxílio na escoação da produção e reforma e ampliação de toda estrutura da feira.
A iniciativa busca também modernizar a feira, fortalecer o comércio local e sobre tudo trazer mais comodidade para feirantes e clientes.
“Então esse é o nosso propósito apoiar quem trabalha duro lá no seu roçado no seu cultivo ou plantio para trazer alimentos tradicionais e de qualidade para abastecer e alimentar a nossa cidade. Com essa conexão, através dessa rede Wi-fi exclusiva pra eles e clientes os feirantes poderão divulgar seus produtos e até vender por meios digitais também. Vamos continuar investindo no apoio e incentivo aos nossos produtores rurais, com ramais, auxílio na produção e no extrativismo, transporte e vamos melhorar ainda mais nossa feira com reforma e ampliação para ficar um lugar melhor para todos”, destacou o prefeito.
A maioria dos feirantes além de serem produtores rurais são contemplado também pelo Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA).
A Feira Municipal de Brasileia proporcionar também segurança alimentar, geração de trabalho e renda. E os clientes encontram ainda os principais produtos da agricultura familiar, frutas, café, castanha, leite, banana verduras, hortaliças, legumes, mandioca, temperos, mel, peixe, galinha caipira, suínos, artesanato e alimentos prontos como a baixaria entre outros.
Comentários
Tudo Viagem
Saiba como foi o voo da LATAM de Rio Branco para SP com tripulação do Acre
A LATAM realizou nesta segunda-feira (31/3) o primeiro voo entre Rio Branco e São Paulo (Guarulhos). Além de uma decolagem com 90% de ocupação, estavam no Airbus A320 da companhia os tripulantes acreanos Damila Moreno, Venicius Cunha e Yarllen Almeida. A LATAM atende o Acre com 10 voo semanais e sem escalas entre Rio Branco e Brasília.
Antes da partida da aeronave para São Paulo, ainda na recepção aos passageiros, Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil , concedeu a tradicional cerimônia de corte de fita na porta de embarque do voo ao lado de lideranças do estado e representantes da concessionária do Aeroporto de Rio Branco.
“Renovamos nosso compromisso com o Acre e investimos para aproximar ainda mais o Norte dos demais brasileiros e do mundo. Essa nova rota vai transportar 38 mil passageiros por ano, aproximando Rio Branco de mais de 50 destinos no Brasil e mais de 20 destinos no exterior por meio de conexões em São Paulo “, projeta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
Confira AQUI o valor das passagens do voo de Rio Branco para São Paulo
Como serão os voos
Os voos entre Rio Branco e São Paulo serão operados às segundas, quintas e sextas-feiras. A partir de junho a LATAM terá mais dois voos semanais: às quartas e domingos. As aeronaves Airbus A319 ou A320 que transportam até 174 passageiros serão usadas nestes voos.
Tripulação Acrena
Para festejar o início do voo, a LATAM fez questão de escolher a acreana Damila Moreno, funcionária da companhia desde 2022, além de Venicius Cunha e Yarllen Almeida, que também são do estado. Damila relembra que chegou a um percurso de carro de 6 horas entre Assis Brasil e Rio Branco para concluir seu curso de comissária.
“Estou muito feliz em inaugurar esta rota importante para a conectividade do nosso estado e por perceber como a LATAM se preocupa com todos os detalhes, colocando uma acreana para tripular um voo tão especial. Já cheguei a viajar para São Paulo via Peru, portanto sei como essa nova rota é importante para encurtar os caminhos para os acreanos”, conta Damila .

Eduardo Macedo, Chefe de Assuntos Públicos da LATAM, junto com a tripulação acreana do voo inaugural Rio Branco-Guarulhos da companhia, e autoridades presentes (Foto: divulgação LATAM).
Você precisa fazer login para comentar.