Cotidiano
Com pacientes à espera de leitos no Into, Samu faz mutirão de transferência para abrir vagas no Acre
Foram utilizadas pelo menos duas ambulâncias de transporte avançado para levar os pacientes do Into para o Hospital do Idoso, que dispõe de 40 vagas para o suporte e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito que também tem vagas para suporte.

Samu faz mutirão de transferência para abrir vagas no AC — Foto: Augusto Aiache/Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez uma força-tarefa, na noite dessa sexta-feira (12), para transferir pacientes que estavam prestes a receber alta do Instituto de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
Intuito da ação é abrir vagas de internação para receber pacientes do pronto atendimento que precisam de vagas nas enfermarias. A Saúde do Acre enfrenta um colapso e tem mais de 20 pacientes à espera de vagas em leitos clínicos e de UTI.
O diretor do Samu, médico Pedro Pascoal, disse que foram utilizadas pelo menos duas ambulâncias de transporte avançado, para levar os pacientes do Into para o Hospital do Idoso, que dispõe de 40 vagas para o suporte e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito que também tem vagas para suporte. Ele disse que durante a transferência pelo menos 14 pessoas aguardavam por leitos no pronto atendimento.
“Graças a Deus ainda não é fila para deixar, na verdade, nós nos organizamos, o secretário de Saúde pediu para que a gente não deixasse o pronto atendimento do Into abarrotado. Os médicos aqui do Samu fizeram a força-tarefa, para conseguir transferi-los para leitos de retaguarda, foram levados para o Hospital do Idoso para acomodar pacientes Covid”, disse Pedro Pascoal.
A ação de transferência dos pacientes ocorre para dar vazão nas enfermarias. Por isso, quem tem quadros mais leves, ou está prestes a receber alta passa pelo remanejamento, e assim os pacientes que estavam no pronto atendimento precisando de internação podem ocupar as enfermarias.
O diretor do hospital de campanha, Osvaldo Leal, informou que a média de atendimentos diários no local é de 250 a 300 e a unidade de referência atua no limite. Pelo menos sete pacientes foram levados pelo Samu, na noite de sexta.
Transferência de pacientes para outros estados
O governo do Acre confirmou neste sábado que pode transferir pacientes para outros estados. Até o momento, o governo do Amazonas ofereceu duas vagas em leitos de UTI.
O Complexo Regulador que presta assistência estadual à Sesacre informou que também há possibilidade de transferência de pacientes para o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. “Sete famílias já aceitaram a transferência para outros estados, como Rio de Janeiro (RJ), e o Governo do Estado permanece nas tratativas. Todos esse carecem de leitos de UTI”.
Segundo o Complexo Regulador, parte dos pacientes em fila de espera vieram da rede privada, que não tem mais como receber pacientes. Há no momento em fila de espera por leitos clínicos 12 pacientes e onze aguardam UTI.
Comentários
Cotidiano
CBF vetou Jorge Jesus após conversa com pai de Neymar; diz site

Jorge Jesus/Foto: Reprodução
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teria vetado a contratação de Jorge Jesus após uma conversa com o pai de Neymar, segundo revelou o jornal O Globo neste domingo.
Com isso, o sonho do treinador português de comandar a Seleção Brasileira estaria seriamente comprometido, poucos dias depois de ter sido demitido do Al Hilal devido aos maus resultados.
Diante da repercussão, a CBF reagiu à publicação e divulgou um esclarecimento:
“A CBF esclarece que o último encontro entre o presidente Ednaldo Rodrigues e o pai do atleta Neymar ocorreu no dia 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante a partida entre a Seleção Brasileira e o Uruguai. Nestes quase seis meses, não houve qualquer contato, seja presencial ou por telefone, entre as partes. Portanto, qualquer afirmação que sugira a participação do pai do jogador Neymar em decisões relacionadas à Seleção Brasileira é absolutamente inverídica”, afirmou a assessoria da CBF.
Vale lembrar que a discussão sobre o futuro treinador da Seleção continua em destaque, com o nome de Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, sendo apontado como o favorito da entidade.
Fonte: Notícias ao Minuto
Comentários
Cotidiano
Endril Lima é 5º lugar na prova de resistência Elite do Campeonato Paulista

Foto arquivo pessoal: Endril Lima conquistou mais um resultado expressivo em São Paulo
O acreano Endril Lima (Time Iracemápolis) conquistou nesse sábado, 3, em Indaiatuba, São Paulo, a 5ª colocação na categoria Elite, na etapa única etapa do Campeonato Paulista de 2025.
“Foi uma prova bem difícil com 100 quilômetros de percurso e muitas subidas. Tentei me manter entre os primeiros e saltar nos ataques para ganhar a prova. Não consegui saltar na fuga principal, mas me mantive bem posicionado e foi possível garantir o pódio”, comentou Endril Lima.
1º e 2º no Sub-23
Na categoria Sub-23, Endril Lima foi campeão Paulista no Contrarrelógio e ficou com a segunda colocação na prova de Resistência.
“A disputa do contrarrelógio ocorreu na sexta e consegui bater o primeiro lugar nos 27 quilômetros. Na etapa de Resistência, os atletas do Sub-23 correm junto com a Elite e isso valoriza ainda mais minha conquista”, explicou o ciclista acreano.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Rio Branco volta aos treinos e jogadores serão cobrados

Foto Gilson Melo: O atacante Rafael acredita na evolução do Rio Branco com a sequência dos jogos
Depois da derrota por 3 a 0 na estreia do Campeonato Estadual Sub-20 para o Santa Cruz na sexta, dia 2, o elenco do Rio Branco voltou aos treinamentos neste domingo, 4, no José de Melo, com um trabalho físico sob o comando do professor Wemerson Rambinho. A próxima partida do Estrelão no torneio será contra a Assermurb na sexta, dia 9, no Florestão.
Serão cobrados
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, confirmou conversas com atletas durante a semana antes da segunda partida do Estadual.
“Não gostei do resultado e do futebol apresentado. Vou conversar com professor (Tony Pantera) e com os atletas. É preciso trabalhar mais e melhorar em todos os aspectos”, afirmou Valdemar Neto.
Mais reforços
Valdemar Neto confirmou a chegada de mais reforços para a sequência do Estadual.
“Alguns dos nossos atletas não foram regularizados e vamos trazer mais três ou quatro peças. Vamos ter um time capaz de lutar pela conquista do título”, avaliou o presidente.
Você precisa fazer login para comentar.