Geral
Com onda de doenças respiratórias e casos de Covid em creche, Rio Branco suspende aulas na rede pública
Por Leônidas Badaró
Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou a suspensão das aulas na rede pública de ensino municipal na próxima semana. Na avaliação da prefeitura, a medida ajuda a preservar a saúde das crianças por conta do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) que provocaram a morte de 9 crianças em dois meses no pronto-socorro da capital acreana. Outra motivação foram dois casos de Covid-19 em uma mesma sala de aula na creche Olindina Bezerra da Costa, no bairro Jarbas Passarinho.
“Avaliamos essa situação dessa síndrome que acontece em nossa cidade e já que temos um feriado na próxima semana, o prejuízo educacional não será tão grande. A gente sabe que os alunos ficaram muito tempo fora da sala de aula, mas a saúde das crianças é nossa prioridade”, disse Bocalom.

O prefeito esteve acompanhado na coletiva da secretária de educação, Nabiha Bestene, e da chefe da vigilância epidemiológica, Socorro Martins. Nabiha destacou mais uma vez que os pais não devem mandar, mesmo quando acontecer o retorno, os filhos gripados para a escola. “A suspensão das aulas é uma questão de prudência. Quero pedir aos pais que não mandem os filhos doentes para as escolas, essas crianças têm uma dificuldade muito grande de usar máscaras e naturalmente ficam aglomeradas”, afirmou.
Já Socorro lembrou que houve um aumento de 80% na procura por atendimento para síndrome respiratória e que esse volume de crianças doentes não era esperado para este mês de junho. “É um vírus de circulação muito rápida, tivemos um aumento de 80% no número de casos que só deveria acontecer em agosto e setembro, que são os meses mais secos do ano”, disse.

Socorro lembrou ainda da importância da vacina para a Covid-19 e a Influenza, que são dois vírus que estão em circulação. “Não há falta de vacina em nossos postos, então a gente pede para os pais que levem seus filhos para vacinar, pegue a carteira de vacinação e se o esquema não tiver completo ajude a preservar a saúde do seu filho”, disse.
A prefeitura deixou claro que as aulas só retornam após uma avaliação na semana que vem que vai levar em conta a situação dos casos da síndrome respiratória.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.