Geral
Com onda de doenças respiratórias e casos de Covid em creche, Rio Branco suspende aulas na rede pública
Por Leônidas Badaró
Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou a suspensão das aulas na rede pública de ensino municipal na próxima semana. Na avaliação da prefeitura, a medida ajuda a preservar a saúde das crianças por conta do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) que provocaram a morte de 9 crianças em dois meses no pronto-socorro da capital acreana. Outra motivação foram dois casos de Covid-19 em uma mesma sala de aula na creche Olindina Bezerra da Costa, no bairro Jarbas Passarinho.
“Avaliamos essa situação dessa síndrome que acontece em nossa cidade e já que temos um feriado na próxima semana, o prejuízo educacional não será tão grande. A gente sabe que os alunos ficaram muito tempo fora da sala de aula, mas a saúde das crianças é nossa prioridade”, disse Bocalom.

O prefeito esteve acompanhado na coletiva da secretária de educação, Nabiha Bestene, e da chefe da vigilância epidemiológica, Socorro Martins. Nabiha destacou mais uma vez que os pais não devem mandar, mesmo quando acontecer o retorno, os filhos gripados para a escola. “A suspensão das aulas é uma questão de prudência. Quero pedir aos pais que não mandem os filhos doentes para as escolas, essas crianças têm uma dificuldade muito grande de usar máscaras e naturalmente ficam aglomeradas”, afirmou.
Já Socorro lembrou que houve um aumento de 80% na procura por atendimento para síndrome respiratória e que esse volume de crianças doentes não era esperado para este mês de junho. “É um vírus de circulação muito rápida, tivemos um aumento de 80% no número de casos que só deveria acontecer em agosto e setembro, que são os meses mais secos do ano”, disse.

Socorro lembrou ainda da importância da vacina para a Covid-19 e a Influenza, que são dois vírus que estão em circulação. “Não há falta de vacina em nossos postos, então a gente pede para os pais que levem seus filhos para vacinar, pegue a carteira de vacinação e se o esquema não tiver completo ajude a preservar a saúde do seu filho”, disse.
A prefeitura deixou claro que as aulas só retornam após uma avaliação na semana que vem que vai levar em conta a situação dos casos da síndrome respiratória.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Xapuri
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de oficiais investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta quinta-feira, 29, um mandado de prisão contra C. P. da S., condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no bairro Braga Sobrinho, no município de Xapuri.

De acordo com a Polícia Civil, o condenado foi localizado em sua residência, que também funciona como um comércio de mercadorias do gênero alimentício. No local, os investigadores deram cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Justiça.
Após a captura, o homem foi conduzido à Unidade Policial e, em seguida, encaminhado ao hospital do município para a realização do exame de corpo de delito. Posteriormente, ele retornou à Delegacia-Geral de Xapuri, onde permanece recolhido e à disposição da Justiça, aguardando os procedimentos legais.
O crime ocorreu em 2021, no seringal Nazaré, zona rural de Xapuri. Na ocasião, C. P. da S. teria cometido o estupro contra uma criança de 10 anos de idade. Após a conclusão do processo judicial, o réu foi condenado a uma pena de 11 anos e 8 meses de prisão.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Investigação da Polícia Civil resulta em prisões por roubo e crime organizado em Mâncio Lima
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, cumpriu, nesta semana, dois mandados de prisão relacionados a crimes graves ocorridos no município.
Em uma das ações, os policiais civis deram cumprimento a um mandado de prisão contra um homem acusado de participação em um roubo ocorrido em julho do ano passado, em uma chácara de Mâncio Lima. Na ocasião, cinco indivíduos armados invadiram a residência de um professor e chegaram a trocar tiros com a vítima, que conseguiu se esconder em um dos banheiros do imóvel.

Ainda na época do crime, um dos suspeitos foi preso após ser baleado, e posteriormente outros dois envolvidos também foram capturados. Com a prisão realizada agora, já são quatro os envolvidos detidos. De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, as investigações apontam que o crime contou com a participação de seis pessoas, sendo que dois suspeitos ainda estão foragidos. “Esses dois indivíduos que faltam ser localizados atuaram dando apoio à ação criminosa e possuem mandados de prisão em aberto pelo crime de tentativa de latrocínio”, explicou o delegado.
Em outra ocorrência, a Polícia Civil cumpriu, na manhã da última quarta-feira, 28, um mandado de prisão contra uma mulher envolvida com organização criminosa. Ela foi investigada em 2020 pela Polícia Civil, juntamente com o companheiro e outros indivíduos, tendo sido julgada e condenada pela Justiça.

O companheiro da mulher foi preso na tarde de terça-feira, 27, pela Polícia Militar em Mâncio Lima. Já na manhã seguinte, os policiais civis receberam informações sobre o paradeiro da foragida e se deslocaram rapidamente até o local indicado, onde efetuaram a prisão.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Paraná Pesquisas: Lula tem 46,4% de aprovação e 50,6% de desaprovação

A pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29/1) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 46,4% e desaprovado por 50,6% dos eleitores; 2,9% não souberam responder.
O estudo ouviu 2.080 eleitores, em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O Nordeste segue como a região com maior aprovação ao governo Lula: 58,3%, contra 39,4% de desaprovação. Já a que mais desaprova Lula é a região Sul, que registrou 37,2% de aprovação e 59,5% de desaprovação.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.