Conecte-se conosco

Cotidiano

Com namoro à distância há mais de 2 anos, casal cancela planos de passar o 1º Dia dos Namorados junto devido à pandemia

Publicado

em

Ana Paula Batalha mora no Acre e Jurandir Schneider vive no Rio Grande do Sul. Os dois estão juntos desde 2018.

Ana Paula Batalha mora no Acre e Jurandir Schneider vive no Rio Grande do Sul e estão juntos desde 2018. — Foto: Arquivo pessoal

Por Aline Nascimento

A pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a reorganizarem suas vida, a ficarem em casa, manterem o distanciamento social e, em alguns casos, deixarem de encontrar pessoas que amam como prova de amor.

O casal Ana Paula Batalha, que mora no Acre, e Jurandir Schneider, que vive no Rio Grande do Sul, precisou cancelar os planos de passar o primeiro Dia dos Namorados, celebrado nesta sexta-feira (12), junto por causa dos perigos da doença.

Ana Paula, de 34 anos, é jornalista em Rio Branco, capital do Acre, que fica no Norte do país. Já Jurandir, de 44, trabalha como autônomo em Ivoti, região metropolitana de Porto Alegre, no Sul.

Namorando à distância desde abril de 2018, o casal planejava passar a data na cidade do autônomo. A comemoração seria em dose dupla, já que no dia 16 é o aniversário de Jurandir e Ana Paula pretendia estender a viagem para ficar com o amado.

Os namorados se viram pela última vez em fevereiro deste ano, no feriado prolongado de Carnaval, em Santa Catarina.

“A pandemia, de certa forma, pegou a gente de surpresa, pois, mesmo imaginando que a doença chegaria ao Brasil, tínhamos a esperança de que não fosse chegar a esse cenário que estamos hoje. Por outro lado, somos conscientes de que essa situação foge do nosso controle”, diz a jornalista.

A reportagem, o autônomo destacou que o casal já passou vários momentos juntos em viagens e passeios pelo Brasil. Com os planos adiados, Schneider destacou que os dois celebram o Dia dos Namorados todos dos dias com muito respeito e confiança um pelo outro.

“Estamos desde fevereiro sem nos encontrar, mas temos contato todo dia e não temos nada programado para o Dia dos Namorados, mas assim que a pandemia terminar vamos nos encontrar com certeza. Vamos comemorar. Dia dos namorados celebramos todos os dias com respeito, confiança e sempre estamos em harmonia”, frisou.

Namoro à distância

A jornalista e o autônomo se conheceram em 2018 em uma festa em Arraial d’Ajuda, na Bahia, quando Ana Paula foi participar do casamento da irmã. Ela, a noiva e um grupo de amigos saíram para despedida de solteira da irmã e acabou encontrando Schneider, que passava férias na cidade com um amigo.

“Nos esbarramos na festa, trocamos números de telefone e durante os dias em que ficamos em Porto Seguro saímos todos os dias para passeios turísticos. Percebemos, já nos primeiros dias, que a afinidade um para com o outro foi muito boa, mas cada um precisa voltar para o seu estado”, relembrou a jornalista.

Após o retorno de cada um para sua cidade, o casal continuou a conversar e engatou em um namoro à distância. Antes da pandemia, o máximo de tempo que os namorados ficaram sem se ver pessoalmente foram dois meses.

“A gente aproveitava os feriadões. Nos programávamos com antecedência. Eu, no caso, pegava banco de horas para poder pegar folgas e dividia as minhas férias. Ele entrava em acordo com os clientes e dividia os serviços” destacou.

A jornalista diz que nunca se viu em uma relacionamento à distância, mas que ela e o namorado se baseiam na confiança que um têm pelo outro. Além disso, eles se falam diariamente e dividem tudo um com o outro.

“Mesmo à distância, estamos constantemente em contato, dividimos, de certa forma, o nosso dia. Foi o modo como escolhemos e levamos o relacionamento na confiança. Para falar a verdade, não me via namorando à distância, mas a experiência tem me levado a amadurecer bastante”, destacou.

E, para matar a saudade, o casal se agarra à esperança de que logo vai estar junto para compartilhar novas experiências, viver momentos únicos e celebrar o amor.

“A saudade é grande, mas estamos esperançosos de que essa situação da pandemia vai melhorar e a gente vai poder viajar sem riscos. Desejo um Dia dos Namorados excelente para todos os casais. Que se valorizem e acreditem no amor”, aconselhou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo