Flash
Com Lula preso e ato político em Brasília, PT registra candidatura no TSE

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, entrega registro da candidatura de Lula a servidor do TSE (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)
https://tv.uol/17Clz
Representantes do PT e do PCdoB pediram na tarde desta quarta-feira (15) o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso desde abril e, em tese, inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
O registro foi pedido por um grupo formado pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), vice na chapa e que deve substituir Lula em caso de veto da candidatura; Manuela D’Ávila (PCdoB), que vai assumir a vice após uma definição da Justiça sobre a situação de Lula; as presidentes do PT e do PCdoB, Gleisi Hoffmann e Luciana Santos; o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu; e os advogados Luiz Fernando Casagrande Pereira e Fernando Neisser.
Haddad foi apresentado ao tribunal como candidato a vice-presidente.
Após o pedido de registro, Gleisi confirmou que a certidão criminal de Lula entregue ao TSE é a do domicílio eleitoral do petista — ou seja, do estado de São Paulo. Desta forma, a certidão não inclui as condenações de Lula na Operação Lava Jato, que foram dadas por tribunais da região Sul.
Após deixar o prédio do tribunal, Gleisi exibiu o papel que comprova o pedido de registro à militância como um troféu, e foi saudada de forma efusiva. “Lula é candidato”, gritou a senadora.
“Nós estamos muito satisfeitos […] de termos chegados unidos até aqui em torno da liderança do presidente Lula”, declarou Haddad instantes depois de o pedido ser protocolado.
O ex-prefeito de São Paulo disse estar feliz pelo fato de mais de 50% dos brasileiros que hoje declaram voto hoje escolherem Lula. “Portanto, é um gesto de resgaste da soberania popular. E, eu diria, da soberania nacional também”, completou.
O vice na chapa de Lula foi questionado sobre o prazo para a manutenção do ex-presidente como o candidato do PT e disse, “se a legislação for cumprida”, isso acontecerá até as eleições, em outubro.
O petista disse ainda que tem segurança de que o TSE “vai ser sensível” ao pleito de registro de candidatura. “Nesse momento nós estamos preocupados com a soberania popular, em garantir a presença do Lula nas urnas em 7 de outubro. Essa é a nossa maior preocupação”, disse Haddad.
Ao lado do ex-prefeito, a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB), que será vice da chapa após a Justiça eleitoral decidir sobre a candidatura de Lula, disse que a campanha começará “quando a lei manda”, ou seja, nesta quinta-feira (16).
“A gente é militante, a gente está num lugar que a gente sabe estar, fazendo campanha, pedindo voto para o povo e dizendo que o Brasil pode ser feliz de novo”, declarou Manuela.
A ex-presidente Dilmar Rousseff também participou do ato. “Eles achavam que iam nos destruir, que nós não iríamos resistir, mas nós ficamos de pé, como povo brasileiro, que é corajoso, que enfrenta todas as adversidades. Nós enfrentamos esses golpistas porque queremos acabar com o retrocesso dos direitos sociais”, discursou Dilma.
“Eles podem ter nos dado um golpe em 2016 […] mas estão derrotados porque não tem um candidato dos golpistas que pode enfrentar o candidato do Partido dos Trabalhadores”, completou, ouvindo de volta gritos de “fora, Temer”.
Segundo a petista, os “golpistas” criaram um candidato de extrema direita, que defende tortura e a ausência de direitos para as mulheres, referência indireta ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro.
Candidata ao Senado por Minas Gerais, ela empolgou a multidão ao dizer que vai “lutar contra os dois golpistas principais e derrotá-los mais uma vez”.
Marcha no DF reuniu ao menos 10 mil pessoas
O PT buscou transformar o registro de Lula em um grande ato político, com milhares de militantes e lideranças aliadas de Lula reunidas nas imediações do TSE.
Os militantes caminharam pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao tribunal. A PM-DF estimou em 10 mil o número de manifestantes. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que organizou a marcha, informou que havia cerca de 50 mil pessoas na passeata.
Mais cedo hoje, o PT divulgou um manifesto defendendo que Lula dispute as eleições mesmo se seu registro de candidatura for negado pela Justiça Eleitoral, e argumenta que a inelegibilidade do ex-presidente pode ser revertida até o dia 19 de dezembro, quando são diplomados os candidatos eleitos. A tese já havia sido defendida pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que trabalha no registro de candidatura de Lula, em entrevista ao UOL em julho.
De manhã, Haddad disse que o “movimento” para eleger de novo o ex-presidente não vai parar, seja qual for a decisão da Justiça.
Os participantes do ato carregaram inúmeras faixas pedindo a liberdade de Lula, além de bandeiras do Brasil, do PT, do PCdoB e de movimentos sociais.
Entre os governadores, estavam presentes os da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); e do Ceará, Camilo Santana (PT).
A partir de amanhã, os candidatos estão liberados, por lei, para fazer campanha e pedir votos. Neste primeiro dia, Haddad deve visitar Lula em Curitiba. Na semana que vem, deve fazer uma viagem pelo Nordeste — principal reduto eleitoral petista.
Lula está preso há mais de quatro meses por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato. Sua defesa afirma que não há provas dos crimes imputados ao ex-presidente e recorre da sentença.
Mesmo preso e potencialmente inelegível, Lula lidera os cenários das pesquisas de intenção de voto em que seu nome é apresentado aos entrevistados. Sem Lula, o líder é Jair Bolsonaro (PSL).
Comentários
Flash
Adolescente de 13 anos é atingido por disparo acidental durante caçada em área rural de Manoel Urbano
O adolescente T. O. S., de 13 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na manhã desta terça-feira (30), durante uma caçada em uma propriedade rural localizada no km 18 do Ramal do Portella, com acesso pelo km 8 da BR-364, no trecho entre Manoel Urbano e Feijó, no interior do Acre.
De acordo com informações repassadas por testemunhas, o adolescente estava acompanhado do irmão quando ambos entraram em uma área de mata para caçar. Em determinado momento, o irmão teria se deslocado até um igarapé para beber água e, ao se agachar, manuseou uma espingarda de forma inadequada. A arma acabou caindo e, ao tocar o solo, efetuou um disparo acidental.
O tiro atingiu o ombro esquerdo do adolescente, provocando sangramento intenso. Ao ouvir o disparo, o irmão correu até o local e encontrou a vítima caída. O jovem foi socorrido inicialmente até a residência da família e, em seguida, encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município.
Após a avaliação médica, os profissionais constataram a gravidade do ferimento e optaram pela transferência do adolescente para o pronto-socorro de Rio Branco, onde ele passaria por exames complementares e acompanhamento especializado.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Manoel Urbano informaram que não havia registro oficial da ocorrência.
Comentários
Flash
Motorista de aplicativo é rendido, amarrado e tem carro roubado durante corrida em Sena Madureira
Um motorista de aplicativo viveu momentos de terror ao ser rendido e ter o carro roubado durante uma corrida na noite desta segunda-feira (29), em Sena Madureira, no interior do Acre. O veículo, um Fiat Mobi, foi localizado na manhã desta terça-feira (30), após denúncias de moradores que auxiliaram a polícia nas buscas.
Segundo as informações apuradas, os criminosos solicitaram a corrida com destino ao km 10 da estrada de Manoel Urbano. Durante o trajeto, o motorista foi surpreendido por dois indivíduos armados — um deles com um revólver e o outro com uma arma de fabricação caseira. A vítima foi rendida, teve as mãos amarradas e foi levada até um ramal em uma área afastada.
Após o assalto, os suspeitos fugiram levando o veículo, cartões bancários, um óculos escuro e um aparelho celular Samsung A52. O motorista foi abandonado nas proximidades de uma ponte e conseguiu pedir ajuda algum tempo depois.
Relatos de moradores foram fundamentais para a reconstituição do caso. Testemunhas informaram que o motorista foi visto correndo e pedindo socorro, ainda com as mãos amarradas, no ramal conhecido como Tonha Vieira. Ele foi acolhido por moradores da região, que o conduziram até um ponto onde a polícia já realizava diligências.
Apesar do susto e do trauma, a vítima não sofreu ferimentos graves e passa bem.
Ainda de acordo com o motorista, o telefone utilizado para solicitar o transporte teve a foto de perfil alterada após o crime, exibindo a imagem de um possível integrante de organização criminosa conhecido pelo apelido de “Terror”.
Após novas denúncias, a guarnição policial localizou o Fiat Mobi escondido em uma área de matagal no bairro Ana Vieira. O veículo não apresentava sinais aparentes de avarias. A perícia chegou a ser acionada, mas não havia perito disponível no momento, e o carro foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar os envolvidos no crime.
Comentários
Flash
Detran divulga calendário de licenciamento anual de veículos para 2026
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou a Portaria nº 1.196, de 19 de dezembro de 2025, que define os prazos para a renovação do licenciamento anual de veículos automotores em todo o estado no exercício de 2026.
Conforme a portaria, o calendário de licenciamento seguirá o algarismo final da placa do veículo. Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão regularizar a situação até 31 de março. Para os finais 3 e 4, o prazo se encerra em 30 de abril; final 5, em 29 de maio; final 6, em 30 de junho; final 7, em 31 de julho; final 8, em 31 de agosto; final 9, em 30 de setembro; e final 0, em 30 de outubro.
O Detran destaca que o licenciamento anual é obrigatório e garante a circulação regular do veículo, além de evitar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. A autarquia orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos e a buscarem os canais oficiais do órgão para mais informações sobre o procedimento















Você precisa fazer login para comentar.