Conecte-se conosco

Geral

Com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão, governador entrega equipamentos para modernização e fortalecimento das atividades do Imac

Publicado

em

Governador entregou equipamentos nesta terça-feira, 15, na sede do Imac. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador do Acre, Gladson Camelí, esteve na sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) nesta terça-feira, 15, para efetivar a entrega de equipamentos para a modernização e fortalecimento das atividades do instituto no estado. Somados, os investimentos totalizam R$ 1.254.700, proveniente de recursos próprios do Imac, Fundo da Amazônia e Fundo Especial do Meio Ambiente (Fecca).

Entre os equipamentos estão drones, computadores e notebooks que vão ajudar na agilidade dos processos e melhoria da qualidade dos serviços à população.

“Mais uma vez venho reforçar aquela política que tenho afirmado, que é de criar condições para que todos os nossos servidores do Estado possam exercer melhor e com mais praticidade o seu trabalho para que a gente melhore e cuide das pessoas. Esse é o nosso objetivo do Estado: criar as condições para que os nossos servidores possam desenvolver cada dia mais os seus serviços”, destacou.

Camelí destacou que essa fiscalização é essencial, não só para a preservação da natureza, mas também para a saúde humana. “A deterioração do nosso meio ambiente acarreta uma série de problemas que se reflete na própria qualidade de vida da nossa população. Portanto, temos que ter responsabilidade como gestores públicos na execução das nossas funções”, completou.

Em sua fala, em nome do presidente do Imac, André Hassem, agradeceu o empenho de toda a equipe governamental pela dedicação no desenvolvimento das ações.

Já a vice-governadora Mailza Assis acredita que sua gestão, ao lado do governador, entra para a história como a que mais reestruturou sedes para que os servidores possam desenvolver seu trabalho com eficiência, agilidade e segurança:

“Este governo deu atenção aos cenários, às estruturas, prédios e equipamentos que dão mais condições para os servidores trabalharem melhor. Nós que temos uma política forte de meio ambiente, temos que observar de perto todas essas ações. Temos política com boas práticas e somos exemplo internacional pelas ações voltadas para o meio ambiente, por isso precisamos continuar sendo essa referência”.

Novos equipamentos serão usados para agilizar processos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nova era de modernização

O presidente do Imac enfatizou que esse é o pontapé de uma série de ações de fortalecimento do instituto, que já deve inaugurar nos próximos meses a nova sede e implantar o Sistema de Meio Ambiente do Acre (S-Imac). Hassem destacou que o governador Gladson Camelí tem feito história ao reestruturar os espaços públicos.

“Todo esse equipamento é para ajudar toda a área técnica, e, com isso, nós vamos dar melhores condições de atendimento e mais celeridade para assistir o homem do campo, o agricultor, o pecuarista e os empreendedores do nosso estado. Prevemos também nos próximos meses o nosso sistema, que vai possibilitar que todos os procedimentos sejam digitais, e o agricultor vai poder acessá-lo da comunidade dele”, revela.

Em sua fala, o presidente reforçou, ainda, que os investimentos no Imac colaboram para um ambiente de negócios fomentado, impactando na economia do estado, já que gera emprego e renda, pois qualquer obra precisa do licenciamento ambiental.

“Você traz condições melhores de arrecadação para o Estado e dá uma resposta para que possa ter a circulação, porque o PIB passa pelo Imac, que é onde se inicia tudo. Hoje, para buscar uma linha de crédito em qualquer instituição bancária, tem que ter a licença ambiental, e trabalhamos hoje para ampliar isso e dar mais agilidade nas respostas do Estado”, reforça.

Parceria entre os poderes e instituições garantem avanços em diferentes áreas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Elo entre as instituições

Estiveram presentes na entrega, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, e o promotor Alekine Lopes, da Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre. Os dois destacaram a importância do elo das instituições em prol da população.

“O Acre está crescendo e o Imac também está crescendo junto. Qualquer licença ou obra que ocorra no Estado, o Imac está presente. Cada passo que o governo tem dado, cada avanço do governo, a população é beneficiada. Enquanto presidente da Aleac vamos estar justamente pra isso, para que as coisas aconteçam este ano. O Estado está gerando emprego e renda e quem ganha é a população”, acrescentou o presidente da Aleac.

Já o promotor Alekine Lopes frisou que a modernização dos sistema é um importante passo para que os produtores entendam os processos e tenham mais conhecimento do valor gerado pela preservação, agilizando procedimentos e expandindo acessos.

“Não adianta fazermos qualquer coisa sem as condições tecnológicas. O MP [Ministério Público] hoje em dia está no meio, entre o cidadão e o Poder Executivo, e precisamos mudar a abordagem. Embargar, multar, faz parte, mas precisamos apostar em tecnologia para que o produtor entenda que preservar o meio ambiente também gera renda e não é antagônico ao desenvolvimento e acredito que, neste sentido, os sistemas agroflorestais são nossa salvação”, avalia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Idoso sofre traumatismo craniano após ser atingido por ouriço de castanha no interior do Acre

Publicado

em

Vítima de 78 anos foi transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco após acidente em área rural

Um idoso de 78 anos, identificado como Osvaldo Feitosa Leite, sofreu um traumatismo cranioencefálico após ser atingido na cabeça por um ouriço de castanha, na manhã desta segunda-feira (22), em uma propriedade rural localizada no km 17 do Ramal Toco Preto, com acesso pelo km 38 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Bujari, no interior do Acre.

De acordo com informações repassadas por familiares, Osvaldo havia saído pela manhã para realizar a coleta de castanha quando ouviu o ouriço bater em um dos galhos da castanheira. Ao tentar se proteger, ele correu para próximo do tronco da árvore, mas o fruto acabou mudando de direção após atingir um galho e caiu diretamente sobre sua cabeça, atingindo a região da testa.

Com o impacto, o idoso sofreu um traumatismo cranioencefálico de natureza moderada, além de apresentar edema no olho direito. Ele ficou desacordado e caiu sob a castanheira, sendo encontrado somente horas depois por familiares, que estranharam sua ausência no horário do almoço.

A vítima foi levada inicialmente para casa, de onde foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após os primeiros atendimentos e estabilização do quadro clínico, Osvaldo foi encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. Devido à gravidade da lesão, ele precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por exames de tomografia e avaliações complementares. O estado de saúde é considerado estável.

Segundo especialistas, acidentes desse tipo são comuns nesta época do ano, período em

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Publicado

em

Medida assinada pelo prefeito Tião Bocalom vale para repartições municipais e não afeta serviços essenciais

Foto: Luan Diaz

A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A medida consta no Decreto nº 3.432, assinado pelo prefeito Tião Bocalom e publicado nesta terça-feira (23).

O decreto complementa o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2025, instituído pelo Decreto Municipal nº 13, de 2 de janeiro deste ano, e também leva em consideração o Decreto Estadual nº 11.805, de 18 de dezembro de 2025.

Conforme o texto, os secretários municipais e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar servidores para o expediente normal nos dias declarados como ponto facultativo, sempre que houver necessidade de serviço. Nesses casos, não haverá exigência de compensação de horas para os servidores convocados.

A Prefeitura esclarece ainda que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que deverão manter funcionamento regular, garantindo o atendimento à população.

As demais regras previstas no calendário municipal de feriados e pontos facultativos permanecem inalteradas. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento na morte do fazendeiro “João Sucuri”

Publicado

em

Operação Lei da Fronteira foi deflagrada em Plácido de Castro com apoio de forças policiais do Acre e de Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira, que resultou na prisão de um suspeito de envolvimento no assassinato do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”. O crime ocorreu em maio de 2025, no distrito de Nova Califórnia, em Rondônia. As informações são do portal Rondoniagora.

A ação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil acreana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre (PMAC), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Polícia de Extrema. Ao todo, mais de 20 policiais participaram da operação, coordenada pela delegada Keity Mota.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão submetidos à análise no curso das investigações.

De acordo com a Polícia Civil, o fazendeiro foi morto em uma emboscada dentro de sua própria propriedade. Um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobreviveu.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no homicídio.

Comentários

Continue lendo