Geral
Com duração de plaquetas só para cinco dias, Hemoacre convoca doares de sangue para garantir estoque
Demanda aumentou por causa da dengue e Covid-19, além de outras patologias. Doadores têm comparecido, mas demanda alta preocupa.

Hemoacre convoca doares de sangue para garantir estoque — Foto: Reprodução
Por Alcinete Gadelha
Com aumento nos casos de dengue, Covid-19 e outras patologias que necessitam da doação de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está convocando doadores para garantir a manutenção do estoque.
A enfermeira do setor de captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, disse que os doadores fixos têm comparecido, mas, o aumento nas demandas dos hospitais, principalmente por causa de plaquetas, que só duram cinco dias, tem aumentado e preocupa.
“Nós temos alguns tipos sanguíneos que estão críticos, mas, a gente tem considerado o estoque estável, porém nossa demanda em relação a plaquetas é muito grande. Então, a gente sempre faz o chamamento aos doadores por causa das plaquetas que tem cinco dias”, conta.
Alguns tipos de sangue aguentam ainda entre um e dois dias. Veja como está a situação dos tipos sanguíneos e quanto tempo seguram o estoque:
- O + crítico- 2 dias
- O – estável
- A+ estável
- A- crítico – 2 dias
- B+ crítico – 2 dias
- B- crítico – 1 dia
- AB+ estável
- AB- crítico – 1 dia
A alta na demanda está relacionada a patologias relacionadas ao sangue em geral, além da Covid-19, dengue e pacientes oncológicos.
“O doador tem se feito presente no Hemocentro, porém, a demanda está alta. Em relação a plaquetas, nós precisamos de todos os tipos [sanguíneos]. Então, a gente faz o chamamento e convoca não só aqueles que são doadores, mas, aquelas pessoas que nunca doaram também para que eles compareçam ao Hemoacre”, acrescenta.
Para que o doador possa fazer a doação, a gerência recomenda que seja feito o agendamento, para evitar aglomeração, seja por meio do telefone 3248-1380, aplicativo Sangue Amigo, ou mesmo pelas redes sociais do Hemoacre.
“A pessoa tem a facilidade de agendar o horário e o dia que ela pode doar”, pontua.
Requisitos para doar
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.
Comentários
Geral
Mulher é assassinada 12 horas após ter medida protetiva contra marido

Uma mulher foi assassinada na sexta-feira (13/2), poucas horas após denunciar o companheiro por violência doméstica, na cidade de Ipirá, no Centro-Norte da Bahia.
Liliane Bastos Azevedo, de 25 anos, foi esfaqueada pelo marido, Aroldo Cintra Aragão, por volta das 14h, cerca de 12 horas depois de ter sido agredida e ameaçada ao se recusar a manter relações sexuais com ele.
Durante a madrugada, Liliane registrou boletim de ocorrência por violência doméstica no site da Delegacia Virtual e solicitou medida protetiva de urgência, prevista na Lei Maria da Penha.
Leia reportagem completa no Correio.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Câmara Criminal mantém condenação de agricultor por homicídio na Transacreana
Por maioria, desembargadores rejeitam recurso da defesa e confirmam pena de mais de 18 anos em regime fechado

Comentários
Geral
Homem é ferido no pescoço durante discussão com namorada em Sena Madureira
Vítima foi socorrida pelo Samu após sangramento e encaminhada à UPA em estado estável
José Omar da Silva Rocha, de 41 anos, ficou ferido após sofrer um corte no pescoço, supostamente provocado pela própria namorada, na tarde desta sexta-feira (13), em um estabelecimento comercial localizado no km 82 da BR-364, no município de Sena Madureira, interior do Acre.
De acordo com relato da vítima, o casal estava no local, às margens da rodovia, quando iniciou uma discussão motivada por ciúmes. Durante o desentendimento, a mulher teria utilizado um objeto perfurocortante para desferir um golpe que atingiu o lado esquerdo do pescoço de José Omar.
O homem informou que não conseguiu identificar qual objeto foi usado na agressão. Ao perceber o sangramento, ele entrou em um táxi compartilhado e pediu ajuda.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) interceptou o veículo no km 50 da BR-364. Após realizar os primeiros atendimentos, estancar o sangramento e estabilizar o quadro clínico, a equipe encaminhou a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.



Você precisa fazer login para comentar.