Flash
Com candidatos do MDB e PSDB, disputa pela 1° secretária da Aleac segue acirrada e indefinida
Roberto Duarte (MDB) e Luiz Gonzaga (PSDB) disputam a vaga
A disputa pela primeira secretaria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), está acirrada entre dois partidos: o MDB e o PSDB. Os candidatos mais cotados a assumirem a vaga são o deputado reeleito Luiz Gonzaga (PSDB) e o deputado eleito, Roberto Duarte (MDB). A eleição da nova Mesa Diretora da Casa do Povo, está prevista para ocorrer no dia 1 de fevereiro, logo após a cerimônia de posse dos parlamentares.
Roberto Duarte (MDB) declarou, em entrevista ao sitio ContilNet, que é candidato ao cargo de 1° secretário. A decisão ocorreu após uma reunião com a cúpula emedebista e seu nome foi aprovado em consenso pela direção e também pelas parlamentares eleitas Antônia Sales e Meire Serafim.
“Temos a colocação do meu nome como opção e não uma imposição do Roberto Duarte. O MDB pelo seu tamanho, deve ocupar a 1ª secretaria. Nós temos os três deputados estaduais mais votados do Acre com quase 30 mil votos, temos uma representatividade de dois deputados federais e um senador da República”, destacou.
Luiz Gonzaga não pensa da mesma forma que Duarte, tanto que, ao ContilNet, disse que essa é uma decisão exclusivamente dos parlamentares eleitos no último pleito eleitoral. “Houve uma reunião na última sexta-feira (24), em que os parlamentares decidiram pelo meu nome. Portanto, o governo bateu o martelo, atendendo o pedido da maioria dos deputados”, declarou.
O tucano disse ainda que em nenhum momento irá brigar pelo cargo, mas fez questão de frisar que não adianta o MDB querer causar confusão pela 1° secretaria, pois quem decide é o parlamento e não o governador. “Eu não tenho brigado por nada, as pessoas me escolheram pela minha vida pessoal, história e experiência na Assembleia. Eles acham que sou o melhor candidato. Agora, é natural qualquer um se candidatar”, disse.
POSIÇÃO DO GOVERNO
Segundo informações repassadas por pessoas ligadas ao governo, Gladson Cameli (Progressistas) juntamente com o seu vice Major Rocha (PSDB), decidiram favorável à escolha de Gonzaga e Nicolau Junior para a Mesa Diretora da Aleac.
Desde o início das discussões, Gladson se posicionou neutro quanto a disputa. O critério adotado por ele, foi coerente, optou pela democracia do parlamento, ou seja, deixando que os deputados escolhessem os nomes que irão assumir os trabalhos legislativos da casa. “Gladson disse que só se meteria na disputa da Aleac, se acaso a oposição lançasse uma chapa para concorrer à presidência”, declarou o interlocutor.
Comentários
Flash
Caminhão boiadeiro tomba e deixa motorista ferido em Rio Branco
Acidente ocorreu na Via Verde e mobilizou socorro; animais ficaram soltos após o impacto
Um caminhão boiadeiro tombou no final da tarde desta segunda-feira (21) na Via Verde, nas proximidades da Terceira Ponte, trecho da BR-364 em Rio Branco. O motorista, identificado apenas como Daniel, sofreu escoriações leves. Com o impacto, alguns dos bois transportados ficaram soltos na rodovia.
De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu quando outro veículo tentou uma ultrapassagem, forçando Daniel a desviar para o acostamento. O peso da carga contribuiu para o tombamento do caminhão.
Populares que passavam pelo local prestaram socorro ao motorista e soltaram parte dos animais, temendo que pudessem morrer feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Daniel recusou o encaminhamento hospitalar após os primeiros socorros.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou a área e realizou o teste do etilômetro no motorista, com resultado negativo. Um guincho foi utilizado para retirar o veículo do local e liberar a pista.
Comentários
Flash
Governo do Acre decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
O governo do Acre decretou, nesta segunda-feira, 21, luto oficial de sete dias em todo o estado em homenagem a Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que faleceu hoje aos 88 anos. Reconhecido como o primeiro pontífice das Américas, o papa argentino marcou a história da Igreja Católica com uma trajetória voltada à simplicidade, ao diálogo e à defesa dos mais vulneráveis.
Como forma de homenagem, a bandeira do Estado foi hasteada a meio mastro na Gameleira, um dos principais pontos históricos e culturais de Rio Branco, capital acreana. O ato simbólico reflete o sentimento de pesar da população e a relevância de Francisco para a fé católica e a comunidade internacional.

Bandeira é hasteada a meio mastro, em homenagem ao primeiro papa das Américas. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O Decreto nº 11.678, assinado pelo governador Gladson Camelí, destaca o legado do pontífice como líder espiritual e Chefe de Estado do Vaticano.
Em nota, o chefe de Estado lamentou profundamente a morte do papa e ressaltou seu papel de transformação na Igreja Católica: “Obrigado pelos ensinamentos e por ensinar ao mundo sobre amor ao próximo. O Papa Francisco foi um símbolo de renovação da igreja nesses tempos em que a paz, a fé e a esperança tornam-se cada vez mais indispensáveis”, afirmou.
O Papa Francisco faleceu no Vaticano, onde residia desde que assumiu o pontificado em 2013. Ao longo de seu papado, ficou conhecido por sua postura progressista, humildade, proximidade com os fiéis e forte defesa por justiça social, meio ambiente e inclusão.
Comentários
Flash
Gladson lamenta morte do Papa: “símbolo de renovação da Igreja”
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), divulgou na manhã desta segunda-feira, 21, uma nota de pesar lamentando a morte do Papa Francisco. O pontífice, que marcou sua trajetória por promover a misericórdia, o acolhimento e o respeito às diferenças, faleceu nesta segunda (21).
Na mensagem, Cameli exaltou o legado deixado pelo líder da Igreja Católica. “Sua trajetória foi marcada pelo amor, misericórdia, acolhimento. Lutou contra a intolerância e colocou as mulheres em locais de respeito”, escreveu o governador.
O Chefe do Executivo também agradeceu ao pontífice pelos ensinamentos deixados. “Obrigado pelos ensinamentos e por ensinar ao mundo sobre amor ao próximo”, afirmou.
Francisco, que foi o primeiro papa latino-americano da história, também foi lembrado por seu papel transformador dentro da Igreja. “Foi um símbolo de renovação da igreja nesses tempos em que a paz, a fé e a esperança tornam-se cada vez mais indispensáveis para que as pessoas em todo o mundo conheçam o caminho que leva ao verdadeiro amor: Jesus Cristo, o Filho de Deus”, encerrou Cameli.
Você precisa fazer login para comentar.