Geral
Com baixa procura, só 23% do público-alvo foi vacinado contra a gripe no AC em 36 dias
Depois de mais de um mês do início da campanha de vacinação, procura tem sido baixa no estado. Pelo menos 300 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário.

Vacinação contra a gripe é feita em todas as unidades de saúde de Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Alcinete Gadelha
Depois de 36 dias do início da campanha de vacinação contra a gripe no Acre, apenas 23% do público-alvo foi vacinado nesse período, segundo informações do o Núcleo do Programa de Imunização do Acre (PNI).
Fazem parte do grupo prioritário cerca de 300 mil pessoas e a a meta é vacinar 90%. Mas, com a baixa procura, o número é bem menor do que o esperado, segundo informou a coordenadora do PNI, Renata Quilles.
“A vacinação contra a influenza está muito baixa no Acre. Nós estamos fechando com a cobertura bem abaixo da meta que é de 90%. A última vez que conseguimos ter acesso ao sistema, estava em 23%, na semana passada. Muito longe daquilo que a gente te almejado como cobertura”, disse.
A vacinação no estado começou dia 12 de abril e ocorre por etapas. A primeira, que incluía crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde, já encerrou no dia 10 de maio, com números bem abaixo do esperado, segundo Renata que não informou o número de pessoas imunizadas.
“Já demos continuidade na vacinação da segunda fase que entram os idosos e professores. Mas, está muito baixa, principalmente a de crianças que não tem choque com a vacinação de Covid-19. Outros grupos a gente pode até entender, por exemplo, trabalhadores da saúde, que tomaram vacina contra a Covid e tem que dar um intervalo de 15 dias entre uma e outra”, explicou.
Alerta
Renata afirma que é preciso que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomar a vacina que tem sido essencial para combater várias doenças no país. Campanha segue até dia 9 de julho.
“A gente não entende porque está tão baixa em uma época do ano que a vacina tem se mostrado essencial para eliminação dessa pandemia, bem como a erradicação de outras doenças. É o período sazonal da influenza, é o período mais úmido, de maior circulação da influenza que é uma doença que ainda mata. No Acre, tivemos registro na ano retrasado e no ano passado. Então, precisamos pedir para a população que não deixe de vacinar. Não utilize a pandemia como desculpa para não vacinar”, complementou
Veja público-alvo
- Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade (91.183)
- Gestantes (12.210)
- Puérperas (2.007)
- Povos indígenas (25.405)
- Trabalhadores da saúde (16.864)
- Idosos com 60 anos ou mais (71.174)
- Professores das escolas públicas e privadas (12.738)
- Comorbidades (27.209)
- Pessoas com deficiência permanente (33.502)
- Forças de segurança e salvamento (3.357)
- Forças Armadas (2.309)
- Caminhoneiros (898)
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (967)
- Trabalhadores portuários (0)
- Funcionários do sistema prisional (1.494)
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (8.380)
Três etapas de vacinação
A campanha de imunização contra a gripe é distribuída em três etapas, de forma escalonada:
- 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
- 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
- 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários
Campanhas
A 23ª campanha de vacinação da gripe ocorre de forma simultânea à campanha contra a Covid-19. Imunização é feita nos postos de saúde do estado acreano. Em 2020, o estado teve que prorrogar a campanha para tentar atingir 90% dos públicos.
O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.
O governo federal orienta ainda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Prevenção
A vacinação contra o vírus influenza previne o surgimento de complicações decorrentes da gripe, óbitos e outras consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem traficando maconha em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta quinta-feira, 18, um homem de 20 anos por tráfico de drogas no bairro Vitória, em Sena Madureira. Ele usava tornozeleira eletrônica e já tinha sido detido pelo mesmo crime. A ação ocorreu após moradores denunciarem que o criminoso estaria vendendo entorpecentes dentro de uma residência na Rua Walter Paula d’Ávila.
Durante patrulhamento na área, conhecida pela atuação de uma facção criminosa e pelo comércio de drogas, a guarnição avistou o suspeito em frente ao imóvel. Assim que percebeu a presença policial, ele demonstrou nervosismo e correu para dentro da casa. Na aproximação, os militares viram um objeto sendo arremessado pela janela. Tratava-se de uma garrafa térmica com 86 tabletes de maconha.
O dono da casa, centão, autorizou por escrito a entrada da equipe. Dentro do imóvel, o criminoso confessou que havia jogado a garrafa para fora. Os policiais também encontraram, no quarto dele, um saco plástico com resquícios de pasta base de cocaína. O rapaz admitiu ainda que cumpre medida de monitoramento eletrônico por condenação anterior relacionada ao tráfico na cidade de Santa Rosa do Purus.
A guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, junto com o material apreendido, onde fica à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Acidente grave entre duas motos deixa três feridos no bairro Preventório, em Rio Branco
Colisão frontal ocorreu na Rua Minas Gerais; duas equipes do Samu atenderam as vítimas, que foram encaminhadas ao Pronto Socorro

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro após acidente no bairro Preventório nesta sexta-feira. Foto: cedida
Um grave acidente entre duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (19) na Rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em Rio Branco. A colisão frontalocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital.
De acordo com informações preliminares, o casal Josmar Bezerra André e Antônia de Jesus Lima Furtado trafegava em uma moto no sentido bairro–centro quando colidiu com outra motocicleta, conduzida por Rafael Santos. O impacto foi forte, e os três caíram na pista.

A colisão frontal ocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital. Foto: captada
Duas viaturas do SAMU foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. As vítimas foram estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco. O estado de saúde delas ainda não foi divulgado.
A Polícia Militar isolou o local para a perícia técnica, que vai apurar as causas do acidente. O trecho da Rua Minas Gerais ficou parcialmente interditado durante o atendimento.

O estado de saúde das vítimas ainda não foi detalhado. A perícia técnica foi acionada para determinar as causas da colisão. Foto: cedida
Comentários
Geral
Polícia Civil prende casal acusado de tentar matar frentista durante assalto a posto no Joafra
Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, de 20 anos, atiraram na vítima mesmo sem reação; crime aconteceu na noite de quarta-feira (17)

O casal é acusado pela tentativa de latrocinio do frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira de 34 anos. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu nesta sexta-feira (19) o casal Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, ambos de 20 anos, acusados de tentar matar um frentista durante um assalto a um posto de combustíveis no bairro Joafra, na capital. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (17) e foi investigado pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).
Os suspeitos abordaram o frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, 34 anos, e, mesmo sem reação da vítima, efetuaram um disparo que atingiu a cabeça dele de raspão. O casal fugiu após levar apenas R$ 10.
A investigação reuniu provas contundentes e resultou na localização e prisão do casal na região do Rosa Linda. Eles foram conduzidos à delegacia para depoimento e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional.
A DCORE destacou que a dupla agia com extrema violência e que a prisão interrompeu uma série de ações criminosas na capital. A vítima foi socorrida e passa bem, segundo informações da polícia.

O crime, que chocou pela agressividade dos suspeitos, vinha sendo investigado pela unidade especializada, que conseguiu reunir provas contundentes contra os dois. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.