Cotidiano
Com autorização da Justiça, Polícia Civil doa cadáver para curso de Medicina da Ufac
Na manhã de quarta-feira, 27 a Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto Médico Legal (IML), formalizou a doação de um cadáver para a Universidade Federal do Acre (Ufac), que será usado em estudos no curso de medicina da instituição federal. A doação só foi possível após autorização judicial, trâmite que levou quase dois meses para ser concluído.
A formalização da doação aconteceu no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, onde estavam presentes a reitora da Ufac, Guida Aquino, o vice-reitor e assessor de Cooperação Institucional da Ufac, Josimar Batista, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-cientifica (DPTC), Pedro Gustavo, do diretor do Departamento Técnico-policial (DTP), delegado Rafael Pimentel e o Delegado-geral Adjunto, José Aníbal Tinoco Filho.
De acordo com o diretor do DPTC, o cadáver doado obedece a todos os requisitos legais, com morte natural, não reclamado pela família e em bom estado de conservação.
“Trata-se de um corpo que ingressou no IML na data de 28/03/2020, cadáver encontrado em Rio Branco, óbito de causa não violenta (morte natural). O cadáver foi identificado, porém, não reclamado por nenhum familiar, mesmo o IML localizando alguns familiares, estes não demostraram interesse em reclamar/retirar o corpo para sepultamento”, destacou.

Cadáver foi entregue na manhã de quarta-feira, 27 no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac Foto: Ascom/Ufac.
Segundo explicou o diretor do DPTC, Pedro Gustavo, diante da necessidade do curso de Medicina da UFAC, de receber a doação de um cadáver para fins acadêmicos/científicos, a Direção do DPTC/IML entrou em contato com a reitoria da Ufac, e a Assessoria Jurídica da Direção-geral da Policia Civil, em conjunto com a Assessoria Jurídica da universidade, ingressaram na justiça requerendo autorização para que o corpo fosse doado à instituição.
Após quase dois meses, no último dia 21 de maio foi publicada a decisão judicial deferindo a doação à UFAC. A decisão foi assinada pelo juiz da 2ª Vara Federal Cível e Criminal – Seção Judiciária do Acre, Herley da Luz Brasil. O cadáver foi entregue na manhã de quarta-feira, 27 no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac.
O uso de corpos nos cursos da área de saúde é exigência do Ministério da Educação e consta como critério na avaliação de cursos como o de Medicina.
“Essa doação vai contribuir para o aprendizado de anatomia de estudantes dos cursos da área da saúde. Eles vão poder contar com uma prática realística e isso é fundamental na formação de profissionais mais qualificados”, destacou a reitora.
O vice-reitor Josimar Batista, afirmou que a parceria firmada com a Polícia Civil possibilitará novas doações de corpos. “Firmar a parceria é um caminho para a universidade apoiar a segurança pública, através de diversos projetos envolvendo desde qualificação profissional até compartilhamento de tecnologias.”
José Henrique Maciel Ferreira, delegado-geral da Polícia Civil destacou a parceria como um marco histórico entre o Governo do Acre e a Ufac. “É um marco histórico entre as instituições, pois é o primeiro cadáver que é doado à Ufac por meio desse termo de cooperação entre o Governo do Estado, via Polícia Civil, e a Universidade Federal. Estamos felizes por fazer parte desse momento tão importante que só tem a contribuir com o crescimento do nosso Acre”, enfatizou o delegado-geral.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.



Você precisa fazer login para comentar.