Cotidiano
Com autorização da Justiça, Polícia Civil doa cadáver para curso de Medicina da Ufac
Na manhã de quarta-feira, 27 a Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto Médico Legal (IML), formalizou a doação de um cadáver para a Universidade Federal do Acre (Ufac), que será usado em estudos no curso de medicina da instituição federal. A doação só foi possível após autorização judicial, trâmite que levou quase dois meses para ser concluído.
A formalização da doação aconteceu no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, onde estavam presentes a reitora da Ufac, Guida Aquino, o vice-reitor e assessor de Cooperação Institucional da Ufac, Josimar Batista, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-cientifica (DPTC), Pedro Gustavo, do diretor do Departamento Técnico-policial (DTP), delegado Rafael Pimentel e o Delegado-geral Adjunto, José Aníbal Tinoco Filho.
De acordo com o diretor do DPTC, o cadáver doado obedece a todos os requisitos legais, com morte natural, não reclamado pela família e em bom estado de conservação.
“Trata-se de um corpo que ingressou no IML na data de 28/03/2020, cadáver encontrado em Rio Branco, óbito de causa não violenta (morte natural). O cadáver foi identificado, porém, não reclamado por nenhum familiar, mesmo o IML localizando alguns familiares, estes não demostraram interesse em reclamar/retirar o corpo para sepultamento”, destacou.

Cadáver foi entregue na manhã de quarta-feira, 27 no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac Foto: Ascom/Ufac.
Segundo explicou o diretor do DPTC, Pedro Gustavo, diante da necessidade do curso de Medicina da UFAC, de receber a doação de um cadáver para fins acadêmicos/científicos, a Direção do DPTC/IML entrou em contato com a reitoria da Ufac, e a Assessoria Jurídica da Direção-geral da Policia Civil, em conjunto com a Assessoria Jurídica da universidade, ingressaram na justiça requerendo autorização para que o corpo fosse doado à instituição.
Após quase dois meses, no último dia 21 de maio foi publicada a decisão judicial deferindo a doação à UFAC. A decisão foi assinada pelo juiz da 2ª Vara Federal Cível e Criminal – Seção Judiciária do Acre, Herley da Luz Brasil. O cadáver foi entregue na manhã de quarta-feira, 27 no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac.
O uso de corpos nos cursos da área de saúde é exigência do Ministério da Educação e consta como critério na avaliação de cursos como o de Medicina.
“Essa doação vai contribuir para o aprendizado de anatomia de estudantes dos cursos da área da saúde. Eles vão poder contar com uma prática realística e isso é fundamental na formação de profissionais mais qualificados”, destacou a reitora.
O vice-reitor Josimar Batista, afirmou que a parceria firmada com a Polícia Civil possibilitará novas doações de corpos. “Firmar a parceria é um caminho para a universidade apoiar a segurança pública, através de diversos projetos envolvendo desde qualificação profissional até compartilhamento de tecnologias.”
José Henrique Maciel Ferreira, delegado-geral da Polícia Civil destacou a parceria como um marco histórico entre o Governo do Acre e a Ufac. “É um marco histórico entre as instituições, pois é o primeiro cadáver que é doado à Ufac por meio desse termo de cooperação entre o Governo do Estado, via Polícia Civil, e a Universidade Federal. Estamos felizes por fazer parte desse momento tão importante que só tem a contribuir com o crescimento do nosso Acre”, enfatizou o delegado-geral.
Comentários
Cotidiano
Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026
O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.
Embarca no dia 26
O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.
“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Estadual e Copa do Brasil
Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.
“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.
“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.
23 atletas
Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.
“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.
No dia 12
O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo
O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.
“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.
Marcos Vinícius
O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.
“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.
Contra o Vasco
O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.



Você precisa fazer login para comentar.