fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Com aumento de mais de 100% no número de médicos, governo foca em ações para fixar profissionais no estado

Publicado

em

O Dia do Médico foi comemorado na última sexta-feira, 18, e o Acre registrou, segundo dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada em abril deste ano, um aumento de mais de 100% no número desses profissionais no estado. Há 14 anos, o Acre tinha registrado 750 médicos. Já em 2024 este número passou para 1.542 profissionais.

Com isso, a densidade por mil habitantes também duplicou ao sair de uma taxa de 0,92 para 1,82 médicos por cada grupo de mil pessoas.

Na data em que se comemora a profissão daqueles que se dedicam a cuidar, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, analisou as ações do governo voltadas para a fixação dos médicos no estado.

Ele atribui o aumento do número dos profissionais à crescente abertura de universidades no estado. Antes, apenas a Universidade Federal do Acre (Ufac) tinha o curso de Medicina, agora há pelo menos duas universidad

Médico diz que é preciso ter empatia e acolhimento em um dos momentos mais esperados para a paciente. Foto: Pedro Devani/Secom

“No primeiro momento em que o médico finaliza sua graduação ele precisa se registrar no seu conselho e, com isso, acaba aumentando o número de inscritos no estado, mas não significa que eles se fixam aqui e esse é o desafio nosso como gestor, que é a questão de fixação desse profissional. Se fixa médico abrindo vagas de residência médica para que esse médico se qualifique até para que tenhamos as necessidades da população resolvidas”, explica.

Após a formação, é preciso que o médico tire o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) para dar vazão às inúmeras especialidades que a Medicina tem. Para que o profissional fique no estado, o secretário diz que a principal ação é mudança no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que, inclusive, já está discussão.

“Estamos tentando reforçar a residência médica, ofertando mais vagas para esses especialistas, para que façam sua graduação aqui e que essa mão-de-obra permaneça no estado após qualificada. O segundo ponto para fixação é ofertar maior número de vagas dentro do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração da Secretaria de Saúde. Mas, já no início da segunda gestão do governador, nós iniciamos uma revisão desse plano, que já está pronta, com estudo do impacto financeiro para o governo, ampliando o quantitativo de vagas não só de médicos, mas na questão multiprofissional. Então, nós estamos aguardando uma brecha dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal para que a gente encaminhe essa minuta para que seja votada na Assembleia Legislativa do Acre”, destaca.

Perfil e quantitativo

No Acre, são 860 médicos e 682 médicas. A média de idade desses profissionais é de 43 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 14,69 anos. Na distribuição pelo território, verifica-se 1.164 médicos atuando na capital, Rio Branco, ou seja, 75% do total, e 378 no interior. A maioria dos médicos não tem Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE): 942. Outros 600 são especialistas (têm RQE).

Com mais médicos, Rio Branco se destaca com uma média de densidade médica quatro vezes superior à registrada no interior da unidade da federação. Na capital, são 3,13 médicos para cada mil habitantes. Já no interior, é 0,80 por mil habitantes.

A presidente do Conselho Regional de Medicina no Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, explica que tem mantido um diálogo com o Executivo com relação a esses números.

“É urgente medidas para atrair e reter profissionais de saúde em nosso território, especialmente em áreas remotas e municípios do interior, onde a carência é mais evidente. É preciso focar não apenas em aumentar quantitativamente o número de médicos, mas também em garantir uma distribuição equitativa para garantir acesso igualitário aos serviços de saúde em todo o estado”, afirmou.

O Estado tem cada vez mais tentado humanizar o atendimento médico, tendo como referência profissionais que são sinônimo de cuidado e dedicação. Como é o caso do ginecologista Paulo Favini, que tem ganhado a simpatia de milhares de seguidores das redes sociais. Na apresentação dessas redes, ele já deixa claro do que se trata o perfil: “Entregando potinhos de amor. Feliz em te ver sorrir. A empatia é o remédio para todas as dores”, assina o médico, que já se apresenta como médico do Sistema Único de Saúde (SUS) que faz parte do quadro do Estado desde 2004 e atende na Maternidade Bárbara Heliodora.

Governo estuda formas de incentivar fixação dos médicos no estado. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para ele, a mulher que dá entrada na unidade precisando de acolhimento precisa ser bem atendida e sentir segurança na equipe. Então, a empatia, cuidado e atenção é algo presente desde o primeiro atendimento da mulher. Bem humorado, ele se autointitula como Dr. Cegonho e mostra o dia a dia dentro dos hospitais, reforçando que a saúde pública pode ser sinônimo de um atendimento empático e de excelência.

Ele também usa o alcance das redes sociais para disseminar informações importantes sobre a saúde da mãe, do bebê e também sobre o programa de planejamento familiar, do qual ele também faz parte.

“Sempre tive essa visão de que o parto é o momento único na vida de uma mulher e deve ser um momento mágico, importante, que vai depender de como ela é acolhida, já que pode se tornar um momento traumático devido àquilo que hoje a gente vem tentando combater cada vez mais, que é a violência obstétrica”, destaca.

O ginecologista tem um posicionamento de que a mulher, ao chegar na maternidade, precisa ser ouvida e orientada, para que possíveis medos deem espaço à segurança e confiança entre médico e paciente.

“Eu digo para as grávidas que elas podem tudo. A nossa equipe é como um orientador, um guia para ajudar nesse momento, que é lindo, mas que também pode ser difícil devido ao medo do desconhecido, principalmente quando se trata do primeiro parto.”

O recado que ele dá para quem está entrando na faculdade de medicina ou iniciando a carreira, é que os profissionais realmente se dediquem com amor à profissão que escolheram.

“Faça por amor e com amor. Trate cada paciente como se fosse alguém próximo, de sua família, pois, assim, além de curar ou tratar somente, vocês estarão colaborando para um mundo melhor. É assim: se posso ser tido como bom exemplo, é o que tenho feito, e tem dado certo durante estes anos de serviço público”, pontuou.

Comentários

Continue lendo

Extra

Nota de Pesar – Douglas Richer Queiroz

Publicado

em

A imprensa acreana está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo (2) o colunista social Douglas Richer Queiroz, um dos maiores ícones do entretenimento acreano, aos 37 anos e jovem talento de Sena Madureira, descoberto pela ContilNet e reconhecido como uma das grandes promessas do jornalismo de entretenimento no estado.

Com carisma e dedicação, Douglas conquistou a todos, transitando entre diferentes áreas da comunicação, mas se destacando especialmente nas entrevistas – das grandes personalidades às pessoas mais simples, sempre com humildade e profissionalismo.

Seu trabalho também foi compartilhado com o jornal oaltoacre.com, onde, com respeito e amizade, consolidou sua trajetória no meio jornalístico.

O jornal oaltoacre.com, na pessoa do editor-chefe Alexandre Lima, expressa profunda solidariedade aos familiares e amigos pela irreparável perda desse profissional que deixou sua marca na imprensa do Acre.

Douglas morreu no Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde estava em tratamento de fibrose pulmonar.

O corpo do colunista será velado em Rio Branco, na Funerária São Francisco, e em Sena Madureira, na Câmara Municipal. Ele será sepultado em Sena, no cemitério São João Batista.

O ContilNet vai divulgar nas próximas horas os horários do velório e sepultamento.

Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e conceda força àqueles que estiveram ao seu lado.

Governador do Acre Gladson Cameli prestou homenagem.


Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, através da página oficial.


Assembléia Legislativa, através do presidente Nicolau Júnior.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, bem como todos os demais parlamentares, vêm a público manifestar condolências aos familiares e amigos do jornalista e colunista social Douglas Richer, que faleceu neste domingo, 2, em São Paulo.

Douglas estava internado desde o dia 6 de janeiro, no Hospital de Base de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, fazendo tratamento para fibrose pulmonar idiopática, tendo apenas 20% do pulmão funcionando. Ele necessitava de um transplante para vencer a doença.

Douglas será lembrado por todos por seu carisma e irreverencia, únicos, e com os quais sempre tratou a todos.

Neste momento de dor, desejamos que os familiares e amigos possam encontrar o refrigério necessário para superar tamanha perda. Que Deus esteja com todos!

Nicolau Júnior
Presidente da Mesa Diretora


 

Nota de pesar

Natural de Sena Madureira, Richer era uma figura carismática e muito querida no cenário social e jornalístico do Acre. Sua partida deixa um vazio imensurável não apenas entre seus amigos e familiares, mas também entre todos que admiravam sua dedicação ao trabalho e à comunicação.

Ao longo de sua trajetória, Richer se destacou pelo talento, pelo bom humor e pela empatia com todos à sua volta, tornando-se uma referência no jornalismo social.

Em seus últimos dias, Douglas estava internado no Hospital de Base de Ribeirão Preto, em São Paulo, aguardando um transplante de pulmão, situação que se agravou nos últimos meses. Mesmo em meio à adversidade, ele demonstrou uma força admirável e continuou recebendo manifestações de apoio de seus seguidores, que o acompanharam com carinho até o fim.

O Sinjac se solidariza com a família, amigos e todos que conviveram com o colunista, desejando força neste momento de dor.

Luiz Cordeiro

Presidente do Sinjac

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Joabe Lira participa da posse de Nicolau Júnior e defende união entre os poderes

Publicado

em

Presidente da Câmara de Rio Branco destaca necessidade de trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), participou nesta quinta-feira (1º) da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a primeira sessão solene da 3ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura.

A cerimônia marca uma mudança na posse dos integrantes da Mesa Diretora, que, pela primeira vez, ocorre no dia 1º de fevereiro, conforme prevê o artigo 48, §5º, da Constituição Estadual. Até então, a posse era automática, logo após a eleição.

A nova Mesa Diretora será liderada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), que assume como presidente da Aleac, tendo Pedro Longo (PDT) como vice-presidente. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ocupará a primeira secretaria, enquanto Chico Viga (PDT) ficará responsável pela segunda secretaria.

Durante o evento, Joabe Lira destacou a importância do momento para o Legislativo acreano e defendeu uma maior integração entre os poderes para atender melhor à população.

“Conversei com Nicolau antes de sua posse e defendi essa tese de andar de mãos dadas. O Executivo, o Legislativo estadual e o municipal precisam trabalhar juntos, pois esse é um desejo da população. Acredito que Nicolau fará um bom mandato, assim como da última vez”, afirmou o presidente da Câmara de Rio Branco.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Nicolau Júnior assume presidência da Aleac e defende união pelo desenvolvimento do Acre

Publicado

em

Momento antes de assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau afirmou que continuará buscando aliança com os poderes em prol da população do Acre – Foto: Alexandre Lima

Em uma cerimônia marcada por discursos emocionados e reforço ao compromisso com o povo acreano, o deputado Nicolau Júnior (Progresssistas), tomou posse neste sábado, 1º de fevereiro, no plenário do parlamento acreano, para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância da independência do Legislativo, mas sempre em harmonia com os demais poderes.

“Com muita humildade, assumo novamente a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e o faço reafirmando o principal valor da nossa gestão: a independência deste poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para buscar convergir ideias, pensamentos e projetos, em torno dos interesses maiores do povo do Acre”

Nicolau Júnior agradeceu a confiança dos colegas deputados e enfatizou que o Legislativo acreano continuará atuando como um espaço de diálogo, mediação e construção de soluções para os desafios enfrentados pelo estado.

“Esta é a Casa do Povo. É a Casa do diálogo, do debate aberto e do equilíbrio. Aqui devemos agir com foco na construção de consensos e na garantia da governabilidade. Sem radicalismos e sempre com o espírito desarmado, porque entendo que os poderes constituídos não podem fazer oposição entre si”.

Foto: Alexandre Lima

Parceria com o Executivo e conquistas para o Acre

O parlamentar ressaltou a relação de respeito e cooperação entre a Aleac e o governador Gladson Cameli (Progressistas), destacando projetos importantes aprovados pela Casa, como a CNH Social, que garante carteira de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda, e o reajuste salarial de 20,32% para os servidores estaduais.

“Sempre tivemos do senhor governador Gladson Cameli um tratamento cortês, respeitoso e democrático. Esta Casa aprovou projetos de grande relevância e de enorme alcance social, numa clara demonstração do bom relacionamento institucional entre os poderes”, disse.

Outra grande conquista mencionada pelo presidente foi a doação de um terreno de 20 mil m² para a construção da nova sede da Aleac, um sonho antigo do Legislativo acreano.

“A construção do novo espaço da Aleac é de grande significado para nós e para a população em geral, pois trará mais conforto aos servidores, espaço para melhor atender a população e seus representantes, além de dar celeridade às atividades legislativas. Obrigado por contribuir com isso, governador. Esse é um reconhecimento seu para com o valor do Legislativo na vida do nosso povo”, complementou.

Foto: Sérgio Vale

Compromisso com educação e segurança

Nicolau Júnior também destacou o papel da Casa de Leis na promoção da educação e mencionou o sucesso da Escola do Legislativo, que ofereceu cursos gratuitos preparatórios para o Enem, beneficiando mais de 1.200 jovens.

“O parlamento acreano tem compromisso com o nosso futuro. Compromisso com uma educação de qualidade, com melhores estruturas para a saúde e com políticas públicas que aumentem a segurança da nossa população”, enfatizou.

Ele também reforçou a necessidade de união entre os parlamentares para superar diferenças ideológicas e trabalhar em prol do Acre. “Faço um apelo aos colegas deputados pela união dos parlamentares em torno dos interesses maiores da coletividade acreana. Para que seja possível superar as diferenças ideológicas e partidárias em torno da construção de soluções em benefício do povo acreano”.

Foto: Sérgio Vale

Acre: um estado estratégico para o Brasil e o mundo

O presidente da Aleac fez questão de ressaltar a importância do Acre para o Brasil e para o mundo, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental. “O Acre não é um peso para o País, nós somos parte da solução dos problemas do mundo. Somos exemplo de preservação para o planeta, somos a reserva do mundo, mas temos que cobrar o preço que valemos e que isso tem nos custado”, destacou.

Finalizando seu discurso, Nicolau Júnior reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do estado e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Ser acreano é minha identidade, ajudar a transformar o Acre é minha missão! Vamos trabalhar juntos e unificados para transformar a vida de cada um dos 880 mil acreanos”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Gladson Cameli, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, e representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, além de deputados federais e senadores.

Com mais um mandato à frente da Aleac, Nicolau Júnior reforça seu compromisso de manter um Legislativo forte, atuante e comprometido com as demandas da população acreana.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

Comentários

Continue lendo