Conecte-se conosco

Cotidiano

Com apoio do estado cooperativas extrativistas realizam Festival Internacional da Castanha

Publicado

em

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab)

Evento acontece na Praça da Juventude, no centro de Epitaciolândia e atrai público específico do setor produtivo. Foto: Jairo Carioca

Com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) a Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) lançaram na noite desta sexta-feira, 21, em Epitaciolândia, o Festival Internacional de Castanha.

O evento que acontece até este domingo, dia 23, contou com o apoio e a participação das prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, bem como de várias outras instituições parceiras. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita destacou em seu discurso durante a abertura, a ligação do extrativismo florestal à economia estadual.

“O modelo tradicional de exploração da floresta, associado aos seringueiros e povos indígenas, tem sido gradualmente adaptado para práticas mais sustentáveis, impulsionadas por políticas públicas e incentivos à bioeconomia”, analisou Mesquita.

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel, ver o evento como uma oportunidade de unir a comunidade e incentivar a valorização dos produtos das florestas. “O estado por determinação do governador Gladson Camelí trabalha para fortalecer a agricultura familiar e o fortalecimento das cooperativas”, destacou Azevedo.

Titular da Seict visitou expositores e conheceu de perto produtos que agregam valor de mercado do setor da bioeconomia acreana. Foto: Jairo Carioca

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab), José de Araújo, estão previstos investimentos acima de R$ 5,2 milhões em compras somente pela cooperativa este ano. Ele agradeceu a presença de todos e o esforço da comissão organizadora do evento.

“Hoje é um dia especial para a cultura da castanha em nossa região. Eu estou profundamente agradecido pela grandeza do evento e quero agradecer a todos que contribuíram, a todas autoridades presentes neste palco”, disse Araújo.

Para o Superintende da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, “o festival apresenta o melhor da gastronomia, artesanato, música e arte, e um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé”, afirmou. A iniciativa não só visa promover a cultura local, mas também reforçar a importância da conservação da floresta e da sustentabilidade.

Os deputados Pedro Longo, Edavlado Magalhães representaram a Assembleia Legislativa. O deputado federal Zé Adriano representou a Câmara dos Deputados. Perpétua Almeida se fez presente representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Representantes de secretarias de estado participam dos paineis de debates que acontecem até domingo, 23. Foto: Jairo Carioca

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo