fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Com a presença do governador, mais de 50 alunos-soldados iniciam curso de formação do Corpo de Bombeiros e devem reforçar unidades do interior do estado

Publicado

em

O lema “Vidas alheias e riquezas salvar!” tenta resumir a missão do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), que atua no estado há mais de 50 anos e tem o compromisso de atuar nos cenários mais extremos possíveis, seja na cheia ou na seca. E, nesta quarta-feira, 19, a corporação celebrou, ao lado do governador Gladson Camelí, mais uma importante conquista: a aula inaugural de formação de 54 alunos-soldados, que devem reforçar os trabalhos no interior do estado.

Mais de 50 alunos soldados iniciaram o curso de formação dos Corpo de Bombeiros. Foto: Diego Gurgel/Secom

O curso tem duração de oito meses e, após isso, os militares passam a atuar efetivamente nos batalhões.

O objetivo é estimular a eficiência das unidades operacionais e administrativas de todo o estado, fortalecendo a Segurança Pública, valorizando o Corpo de Bombeiros e motivando novos alunos soldados, colocando em evidência uma das linhas mais fortes da gestão de Gladson Camelí: a capacitação e estruturação das instituições.

Para o chefe de Estado, participar de momentos como esse sempre o deixam orgulhoso, dando-lhe a certeza de que está no caminho certo.

Coronel Charles Batista avalia gestão de Gladson Camelí como a que mais estruturou e investiu na corporação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É sempre bom participar das agendas do Corpo de Bombeiros Militar, melhor ainda quando prestigiamos a formação de soldados, àqueles que iniciam essa trajetória de grande dedicação e honra dentro do sistema de Segurança Pública e que, certamente, irão fortalecer e tornar ainda mais eficiente as unidades operacionais e administrativas do interior do estado”, destacou.

Além do início da formação, foi assinado um termo de entrega de rádios pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) à Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros. Em sua fala, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, evidenciou que o governo de Camelí já entra para a história como o que mais investiu na corporação.

“Estamos em uma situação bem atípica. No ano passado, dos 22 municípios, 19 foram afetados, e estamos com dois anos consecutivos com grandes desastres, ou seja, o interior do estado precisa ser mais assistido, e a determinação do governador do Estado, Gladson Camelí, foi justamente otimizar, melhorar e fortalecer as ações de resposta dentro do interior”, destacou.

Alunos-soldados falam como o chamamento mudou suas vidas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mudando vidas

Os alunos-soldados são do concurso de 2022. O impacto social do chamamento de um concurso na sociedade começa na vida daqueles que passam a ocupar um cargo público.

Nascido em Santa Rosa do Purus, município de difícil acesso do estado, Jonas Nóbrega é um dos alunos que inicia a formação. Para ele, o militarismo sempre foi um sonho e a chance de mudar de vida.

“Uma professora minha do meu ensino fundamental me apresentou o marido dela e ele me deu a oportunidade de conhecer o militarismo. Ao entrar no Bombeiro Militar, uma instituição tão renomada, pra mim foi algo muito gratificante, não só pra mim, mas também para toda a minha família”, disse orgulhoso.

Estefânia diz que agora inicia uma nova vida. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para Estefânia Rebelo, de 28 anos, a vida reinicia agora, com uma nova oportunidade e visão de mundo.

“O Corpo de Bombeiros tem uma importância para toda a sociedade e se tornou um sonho a partir daí. Agora é deixar para trás tudo que você viveu até ali e se tornar uma nova pessoa, com um novo propósito. Então, o que eu penso em relação a isso é conseguir me reinventar, conseguir ter a disciplina e a força pra chegar até o final do curso e fazer, de fato, parte da corporação”, planeja.

Cláudia afirma que a gestão de Gladson Cameli mudou a história da sua família. Foto: Diego Gurgel/Secom

Cláudia Nogueira estava acompanhando o filho, que iniciou o curso. No ano passado, a filha dela tomou posse no concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Para ela, a gestão de Camelí é sinônimo de mudança de vida na família.

“Sou muito grata, pois o governo dele marcou a história e fez uma diferença, mudou a história da minha família. Só tenho a agradecer pela oportunidade que ele tem dado às pessoas que estudam para adentrar ao serviço público por meio dos concursos que ele tem ofertado aos nossos cidadãos acreanos. O coração de mãe hoje está feliz e grato.”

Governador fala sobre mais investimentos para a Segurança Pública. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mais investimentos

Camelí diz que tem focado não só na capacitação, mas também na valorização do servidor público. Em sua avaliação, investir em segurança é garantir proteção à vida das pessoas.

Na ocasião, ele aproveitou para falar sobre a aquisição de uma aeronave de R$ 29 milhões, que vai ser usada para o resgate, e do planejamento para trocar as viaturas da corporação.

“Temos investido com muita responsabilidade, com o apoio da Assembleia Legislativa e de toda a equipe governamental. O Corpo de Bombeiros cumpre um papel fundamental, que está na excelência em executar todos os recursos e projetos de parcerias com o governo federal”, reconheceu.

Sobre os relatos das pessoas que veem a vida mudar por meio da educação e oportunidades do setor público, o governador destacou que a meta é sempre colocar as pessoas em primeiro lugar.

“Eu queria ser uma formiguinha pra poder acompanhar na hora que ele acorda de manhã cedo e vê o nome no Diário Oficial, porque, automaticamente, sua vida muda durante os próximos anos. Isso é gratificante. Minha prioridade é honrar o servidor, convocar quem faz concurso público, mas, lógico, dentro da regra, da lei de responsabilidade fiscal. E isso só conseguimos fazer com o apoio da Assembleia Legislativa e corpo técnico”, destacou.

A aquisição da primeira aeronave foi uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e ela será usada em ações de prevenção e combate.

“É um avião moderno e que vai salvar vidas, transportar tropas e colocar o estado cada vez mais próximo das pessoas”, completa Camelí.

O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, reforçou a importância das parcerias para o avanço de diversos setores no estado.

“O governador tem cumprido seu compromisso, e a Aleac tem se colocado à disposição para ajudar. A Segurança Pública tem avançado demais, exemplo disso é o Corpo de Bombeiros. Lembro da fragilidade dessas instituições antes disso e só me coloco mais uma vez à disposição”.

São oito meses de formação e, logo em seguida, bombeiros devem reforçar a atuação no interior do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Atuação nos extremos

Ainda em janeiro, o governador esteve no Comando-Geral dos Bombeiros para conhecer o Plano Operacional para Desastres Hidrológicos, que se antecipa e reúne ações para uma resposta rápida em caso de enchentes no Acre, como a registrada no ano passado.

Foram apresentadas medidas como simulações e o aplicativo CBMAC Família Segura, que vai reunir informações em tempo real em caso de enchente e dará apoio à população.

Governador anunciou novos investimentos para a Segurança Pública. Foto: Diego Gurgel/Secom

Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão e coordenador da Operação de Desastre Hidrológico em Rio Branco, explicou como a tecnologia e o alinhamento das ações ajudam no atendimento durante desastres como esse.

“O Corpo de Bombeiros, para este ano, inova na implementação de ferramentas que facilitarão a gestão do desastre. Desenvolvemos um aplicativo que facilitará o cadastro da família retirada. A gente vai conseguir coletar informações, como a quantidade de pessoas que serão transferidas, os bens delas, capturar a coordenada geográfica daquele atendimento, fazer uma singela estratificação, se é indígena, se é homem ou mulher, qual é a faixa etária em que a pessoa se enquadra, para justamente subsidiar as informações para as prefeituras”, detalhou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em visita a Capixaba, Nicolau Jr reitera apoio ao município durante  reunião com o prefeito Manoel Maia

Publicado

em

Maior produtor de milho e soja do Acre, a cidade de Capixaba foi a primeira visitada na rota da 317 onde a caravana do presidente da ALEAC, Nicolau Jr fez parada nesta quinta feira, 3 de abril.

Nicolau foi recebido pelo prefeito Manoel Maia ( União), numa visita institucional para estreitar as relações entre prefeitura e o parlamento estadual.

Manoel Maia abriu o encontro elogiando a iniciativa de Nicolau de percorrer o estado visitando todos os gestores das vinte e duas cidades acreanas além das Câmaras Municipais. O prefeito agradeceu a visita e lembrou a vocação do município na agricultura. Manoel Maia aproveitou para solicitar apoio para a recuperação de ramais.

“Temos aqui um maquinário cedido pelo Deracre, mas precisamos de recursos para colocar essas máquinas nos ramais. Nosso município tem um grande potencial produtivo. Temos que aproveitar o verão para garantir a quem mora na zona rural, tráfego para escoar a produção”, disse o prefeito.

Nicolau se comprometeu em levar a demanda ao governo e incluir Capixaba na lista de cidades que serão contempladas com uma emenda parlamentar que já está na conta do governo.

“Vim colocar nosso mandato a disposição e ouvir as demandas. O prefeito colocou aqui uma situação que vou tratar pessoalmente. Agradeço a acolhida e reitero minha admiração pela capacidade de produção dessa cidade. Vamos continuar estreitando as relações com todas as prefeituras “, garantiu Nicolau.

Reunião na Câmara

Nicolau Jr também se reuniu com os vereadores, num encontro coordenado pelo presidente Diego Paulista( PP). O presidente do legislativo apresentou aos parlamentares o Centro de Apoio ao Legislativo, o CEALC, um gabinete instalado dentro da ALEAC, para atender com toda estrutura, os vereadores das 21 Câmaras do interior. Nessa reunião esteve também o líder do governo o, deputado Manoel Moraes.

Reuniões em Xapuri

Ainda pela manhã Nicolau se reuniu com o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, que apresentou parte do secretariado. Em seguida, o presidente da ALEAC foi recebido  pelos vereadores na Câmara Municipal. O deputado Manoel Moraes também participou das agendas.

A tarde, Nicolau cumpre agenda em Epitáciolandia. Na sexta, visita Assis Brasil pela manhã e a tarde se reúne com o prefeito e vereadores de Brasiléia, onde também participa da cerimônia de entrega de certificados para 100 alunos de cinco escolas do Alto Acre, que concluíram o curso intensivo de redação para o ENEM, ofertado pela Escola do Legislativo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia acompanha extensão da rede de água no Bairro km 02

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve no Bairro km 02 para acompanhar de perto os trabalhos de extensão da rede de abastecimento de água. Acompanhado pelo diretor local do Saneacre, Eduardo Saady, o prefeito destacou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da região.

Durante a visita, o prefeito expressou sua gratidão ao diretor-presidente do Saneacre, José Raimundo Bestene, e a toda a equipe envolvida na execução do projeto. Ele ressaltou que a instalação da nova rede de água é fundamental para a realização do sonho de construir um loteamento com mais de 60 casas no local.

“Quero agradecer à equipe do Saneacre, especialmente aos trabalhadores que estão tornando esse sonho realidade para os moradores desta região. Muitas famílias já residem aqui, e essas novas casas não poderiam ser construídas sem um sistema adequado de abastecimento de água”, afirmou o prefeito.

A iniciativa reflete o compromisso da administração municipal em promover infraestrutura de qualidade, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia amplia horário de atendimento noturno em UBS e na Farmácia Municipal para atender a população

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (01), o Secretário de Saúde, Francelio Barbosa, visitou a Farmácia Municipal e a UBS Antônio Monteiro, unidades que passaram a funcionar em horário noturno a partir desta data.

A ampliação do atendimento é o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Carlinhos do Pelado, que garantiu à população o acesso a serviços de saúde em horários estendidos.

Durante a visita, Francélio Barbosa destacou a importância da ação. “Estamos levando mais comodidade e saúde para a população, especialmente para quem trabalha durante o dia e não conseguia atendimento. Essa conquista é fruto do compromisso do prefeito Carlinhos do Pelado, que desde o primeiro dia tem priorizado ações que melhoram diretamente a vida da população brasileense”, pontuou.

Com a medida, Brasiléia agora conta com duas unidades de saúde e a Farmácia Municipal atendendo também no período noturno, trazendo mais comodidade e assistência a população.

Comentários

Continue lendo