fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com a benção do presidente municipal, Rosimar Menezes deixa o PT e vai para o Republicano

Publicado

em

Um militante que anos defendeu a bandeira Petista mudou de partido na manhã desta terça-feira, 02, Rosimar Menezes desde novo foi um árduo militante do partido dos trabalhadores, sempre atuou em defesa dos povos da floresta, mais precisamente dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes onde é o seu reduto.

Recentemente Rosimar assumiu a vaga de vereador herdade do ex-vereador Manoel Messias que perdeu o cargo por questão judiciais, o vereador aproveitou a janela partidária para mudar de sigla, escolheu o Republicanos que faz parte da chapa que apoia a reeleição do pré-candidato e então prefeito Sérgio Lopes.

O presidente municipal do Partido Republicano Sérgio Mesquita fez questão de endossar a ficha do vereador e vê como um reforço para a o grupo.

“O Rosimar é muito bem-vindo ao partido, é uma pessoa que luta em defesa dos povos, é sem dúvidas um grande reforço para o grupo que comporá a chapa aliada do pré-candidato a prefeito Sérgio Lopes. ”

Sérgio Lopes por sua vez expressou sua alegria em ter do seu lado um homem que representa a luta em favor das comunidades que moram na zona rural.

“A filiação do vereador Rosimar Menezes é um grande reforço para nosso grupo, vai somar muito e tende a ser um dos vereadores mais votados nas próximas eleições” ressaltou.

Comentários

Continue lendo

Acre

União entre Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul fortalece agricultura familiar com melhoria de quase mil quilômetros de ramais

Publicado

em

Por

Melhorar a vida das pessoas. Essa meta tem sido um dos principais frutos da parceria entre o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que nos últimos anos tem transformado a realidade dos quase cem mil cidadãos que habitam a segunda maior cidade do estado.

União de esforços: governo do Acre e Prefeitura de Cruzeiro do Sul recuperam quase mil quilômetros de ramais de janeiro a janeiro. Foto: Marcos Santos/Secom

Ao homem do campo, a união de esforços, que recupera quase mil quilômetros de ramais no município, assegura condições dignas para o escoamento da sua produção de janeiro a janeiro. Sebastião da Silva, que há mais de 40 anos reside no Ramal do Macaxeiral 1, é testemunha de como a iniciativa, além de garantir mobilidade, gera riqueza, transforma sonhos em realidade e impulsiona o crescimento da segunda maior economia do Acre.

Sebastião: “A política ajuda na realização da venda dos meus produtos, que é de onde tiro o sustento a minha família”. Foto: Marcos Santos/Secom

“Há muito tempo, a gente buscava apoio. Grande foi a nossa luta e, hoje, ver as máquinas cuidando do nosso ramal nos enche de alegria. Dessas terras, eu retiro o sustento da minha família e realizo nossos sonhos”, relata Sebastião.

Sentado numa cadeira a fabricar uma tarrafa, utensílio muito utilizado na região para a prática da pesca, o produtor Manoel Rodrigues de Souza relata com satisfação as transformações que a presença efetiva do poder público operou no Macaxeiral 1.

Manoel: “Um sonho realizado, que ajuda no crescimento do meu negócio”. Foto: Marcos Santos/Secom

“Antes, com a chegada do inverno, andar neste ramal era muito difícil. Atolava os carros. A dificuldade era grande, até mesmo para os moradores andarem, devido à grande quantidade de lama e água empoçada. Com a limpeza do ramal muda, né? A gente consegue andar e vender nossos produtos”, testemunha Manoel.

Melhoria de ramais fortalece agricultura familiar em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Além da recuperação de estradas vicinais, o esforço conjunto entrega equipamentos agrícolas; mecaniza o trabalho do homem do campo em mais de 3 mil hectares; distribuiu oito caminhões e 12 barcos; incentiva o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), em que, atualmente, são cadastrados 120 produtores rurais do município, num investimento que soma mais de R$ 2 milhões; além de seguir com a reforma e ampliação do Mercado do Agricultor e com a construção de 350 tanques para a criação de peixes, entre outros benefícios.

Em entrevista à rádio Aldeia FM, em Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima falou dos investimentos que melhoraram a vida de quase cem mil pessoas. Foto: Marcos Santos/Secom

“São ações que valorizam a agricultura familiar, pois tanto a gestão municipal quanto o governo do Estado entendem a importância do homem do campo no processo de desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. Para que o agricultor realize o trabalho de abastecimento do município, unimos forças, para que nenhum ramal da região fique isolado”, ratificou o prefeito Zequinha Lima.

Maury: “Trabalhamos para que o homem do campo tenha tráfego seguro de janeiro a janeiro”. Foto: Marcos Santos/Secom

O apoio do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), executa, além da recuperação, a construção de pontes, a drenagem, o aterro e a locação de bueiros na zona rural de Cruzeiro do Sul. “Trabalhamos para propiciar as condições necessárias para que o agricultor se locomova pelas estradas vicinais com mais segurança, durante os 12 meses do ano. Mesmo no inverno, o Deracre e a prefeitura seguem colaborando com o homem do campo, garantindo-lhe mobilidade, assegurando a venda dos seus produtos, o que garante o sustento de sua família e gera riqueza para Cruzeiro do Sul”, relatou José Mauri Barboza, gerente da Macrorregional II da autarquia, em Cruzeiro do Sul.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita de representante da Agência Brasileira de Inteligência

Publicado

em

Por

Visita do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

Nesta quinta-feira, 9, a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Regina Ferrari recebeu a visita do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Éder Manfrim. A pauta foi para tratar sobre Reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência dos Estado do Norte, que será realizada em 23 de maio.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC une instituições públicas e imprensa em prol da campanha “Nunca é tarde” contra abuso sexual infantil

Publicado

em

Por

Para interromper e prevenir o abuso, exploração e violência contra crianças e adolescentes o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) mobiliza diversos órgãos públicos e a imprensa local para educar e conscientizar a sociedade com a campanha “Nunca é tarde”

O combate à exploração e ao abuso sexual infantil precisa do apoio de todas e todos. Por isso, nesta quinta-feira, 9, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lançou a campanha “Nunca é tarde”, que conta com o apoio das empresas de comunicação do Acre para a realização da divulgação.

O Judiciário acreano reuniu representantes dos três poderes do Estado, além do Ministério Público, Defensoria para se envolverem na campanha educativa e outra ações, em benefício proteção e priorização dos direitos das crianças e adolescentes.

A campanha nasce da política judiciária nacional e estadual de priorização da infância e marca outra campanha o “Maio Laranja”, que busca otimizar ações de combate a esses crimes, pois dia 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil. A mobilização se justifica pelos dados alarmantes da área. O Anuário de Segurança Pública mostra que, em 2022, 60% dos casos de estupros no país, foram de crianças e adolescentes, sendo que a maioria das vítimas, 88,7%, são meninas, violentadas geralmente por pessoas do seu círculo de convivência, 82,7% dos abusadores são conhecidos das vítimas.

Somados ao lançamento da campanha, foi firmada a Carta de Compromisso Institucional para realização de eventos de prevenção e combate a crimes sexuais, cometidos contra crianças e adolescentes, contra mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Assinaram o documento a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o deputado Eduardo Ribeiro, pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, a defensora pública geral, Simone Santiago, e a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Zilmar, representando o governo.

Em seu discurso, a presidente do TJAC enfatizou a necessidade de união e dever de todos em proteger os direitos das crianças e adolescentes: “Esta iniciativa do Poder Judiciário do Acre visa contribuir significativamente para a conscientização da população acerca de um tema tão delicado e urgente em nossa sociedade. A campanha, que conta com o valioso apoio e parceria das empresas de comunicação do Acre, é intitulada “Nunca é tarde”, reforçando a importância da atuação conjunta e contínua no enfrentamento desse grave problema que assola nossa sociedade”.

União pelas crianças e adolescentes

Também estavam presentes no evento os desembargadores Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça) e Nonato Maia, a juíza de Direito Andréa Brito (vice-coordenadora da CIJ) e os juízes Alex Oivane (auxiliar da Corregedoria) e José Leite (substituindo na 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco). Mas, ainda prestigiaram o momento integrantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), do Instituto Federal do Acre (Ifac), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, da Secretária de Segurança Pública do Estado (Sejusp) e das polícias Civil, Federal e Militar. Todas instituições que compõem a Rede de Proteção à Infância no Estado.

Contudo, a campanha desenvolvida pela Agência Cidade com coordenação da Diretoria de Informação Institucional do TJAC só terá alcance e efetivará seu viés de conscientização devido ao engajamento dos meios de comunicação que divulgarão em seus sites, emissoras de rádio e televisão o material. São parceiros fundamentais do TJAC nessa empreitada: TV Gazeta, TV Acre, TV 5, TV Amazônia, TV Norte, TV Rio Branco, CBN, Gazeta FM, Ecoacre, Rádio Amazônia FM, Rádio Boas Novas, Difusora, Aldeia FM, Gazenta.net, A Gazeta, Portal Norte, ContilNet, Juruá em Tempo, Site Correio 068, Acre da Hora e Notícia da Hora.

Essa adesão de diversos órgãos públicos na luta contra a violência e exploração sexual das crianças e adolescentes foi registrada por todos os presentes e sintetizadas nas palavras do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista: “Essa campanha tem esse propósito, nunca é tarde para adotarmos providências. Todo crime é grave, mas o crime praticado contra criança é adolescente é um verdadeiro câncer, um crime que reputa toda sociedade, seja como autoridade, seja como seres humanos.”.

A vice coordenadora da CIJ, juíza Andréa Brito, falou sobre as ações do Judiciário na área da proteção da Infância e conclamou os poderes e todas pessoas a entender que “Proteger a criança e ao adolescente de toda forma de violência é uma responsabilidade do Estado, da família e de toda sociedade. Em caso de suspeita de uma violação de direitos de uma criança e adolescente, denuncie! Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Denunciar é um ato de coragem e solidariedade. É importante que todos estejamos atentos e denuncie qualquer suspeita, pois isso pode salvar vidas. É essencial combater o silêncio e o preconceito, promovendo a educação, a prevenção e a denúncia, como ferramentas para proteger nossas crianças. É preciso sensibilizar que a responsabilidade é de todos proteger as crianças e adolescentes. Nunca é tarde: proteja, denuncie e eduque”.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo