Cotidiano
Com 600 servidores da Saúde afastados, AC pede ajuda ao governo federal para contratar pessoal
Sesacre não especificou quantos profissionais foram solicitados para atuarem no combate ao novo coronavírus no estado.

UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, está lotada — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Aline Nascimento
Com mais de 600 servidores da Saúde afastados durante a pandemia do novo coronavírus, o governo do Acre pediu reforço ao Ministério de Saúde para envio de profissionais para atuarem na linha de frente. No último dia 15, o governo entregou o hospital de campanha de Rio Branco, mas adiou a entrega do hospital de Cruzeiro do Sul.
A solicitação foi feita por meio de um ofício, enviado na última quinta-feira (18), para o governo federal. O estado não detalhou quantos profissionais foram solicitados à União.
Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostram que em todo estado tem 500 profissionais afastados por suspeita ou em tratamento contra a Covid-19. Outros 100 estão em casa por serem do grupo de risco.
Até esta sexta (19), o estado contabilizava mais de 10,9 mil infectados e 292 mortes pela doença. O número de curados é de 5.950 e de internados 195. Há ainda outros 334 exames em análise.
Reforço
Em abril, o governo acreano também pediu reforço com profissionais para ajudarem no combate do novo coronavírus. Neste caso, a solicitação era para profissionais formados no exterior e sem terem passado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida).
O pedido gerou controvérsias e polêmica no estado. Isso porque o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e outras entidades se posicionaram contra a contração sem o exame exigido por lei.
A Justiça Federal chegou a autorizar a contratação dos profissionais sem o revalida. Porém, no dia 21 de maio o Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília acatou, em caráter liminar, o recurso do CRM-AC e da União Federal e mandou suspender a contratação dos profissionais.
Na última solicitação, o governo acreano que conseguiu contratar apenas dois médicos com CRM devido ao impedimento da Justiça. O edital de convocação permanece suspenso por decisão judicial.
Contratações
No mês de abril, Sesacre divulgou um edital com mais de 300 vagas para os níveis médio e superior. As vagas são para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Branco e mais nove cidades do Acre.
Em maio, a Secretaria de Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) publicou um edital de chamamento público para contratação imediata de 54 médicos para atuar em 18 municípios do estado, com salário de R$ 9, 3 mil.
O edital foi divulgado no Diário Oficial do Acre (DOE).
Também em maio, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) convocou outros 125 profissionais que tinham ficado no cadastro de reserva no processo seletivo simplificado da saúde feito no ano passado.
Na sexta (19), a Sesacre destacou que apenas para a capital acreana, Rio Branco, foram contratados 253 profissionais, mas que o número é pequeno diante da situação enfrentada com a pandemia
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.