Acre
Com 53 casos, registros de estelionatos por meio eletrônico aumentam entre 2020 e 2021 no AC
Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na última semana, apontam um aumento de, aproximadamente, 5200% nos casos registrados de estelionato por meio eletrônico no Acre, entre 2020, quando registrou apenas 1 caso, e 2021, quando registrou 53.
O Anuário divulgou os dados do quadriênio 2018-2021, que mostram uma diminuição entre os anos de 2018 e 2019 e um aumento entre 2020 e 2021. Segundo os dados, em 2018 foram registrados 5 casos de estelionato por meio eletrônico, em 2019 foram 3, em 2020 apenas 1 e 2021 foram registrados 53 casos. A variação do quadriênio foi um aumento de 916% de registros, seguindo os valores das taxas por cada 100 mil habitantes.
Outro dado divulgado foi o de estelionato que não ocorreu por meio eletrônico no quadriênio 2018-2021, onde os números são mais altos. Em 2018 foram registrados 1.079, em 2019 foram 1.469, em 2020 o número de casos também aumentou para 2.526 e em 2021, os números passaram de três mil, chegando a 3.812. A variação entre 2018-2021 foi de 238,6%, levando em consideração a taxa por cada 100 mil habitantes.
No Brasil
Segundo o Anuário, não houve queda em nenhuma das unidades federativas no quadriênio. Entre 2018 e 2021, foram registrados 3,1 milhões de casos de estelionato. Em 2021, o número chegou a 1,2 milhão de registros, o que corresponde a um significativo aumento de 179,9% nas taxas, por 100 mil habitantes, em relação a 2018. Entre 2020 e 2021, o aumento foi de 36,3%.
Ainda de acordo com o documento, o crime de estelionato em meio eletrônico foi tipificado apenas em 27 de maio de 2021, pela Lei n° 14.155/2021. Algumas UF já conseguem realizar sua mensuração.
Comentários
Acre
Jovem baleado no Segundo Distrito de Rio Branco morre durante cirurgia
Ismael Fontenele, de 21 anos, foi atingido no abdômen e nas costas; criminosos seguem foragidos
Ismael Fontenele de Oliveira, de 21 anos, morreu na noite desta segunda-feira (11) no centro cirúrgico do Pronto-Socorro de Rio Branco, após ser baleado horas antes na Travessa Caju, bairro Canaã, no Segundo Distrito da capital.
Segundo informações, a vítima saía da casa do pai quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta Yamaha Fazer preta. Um dos suspeitos efetuou diversos disparos, atingindo Ismael no abdômen e nas costas. Após o ataque, os criminosos fugiram.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou os primeiros socorros e levou o jovem ao hospital. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu durante a cirurgia.
A Polícia Militar isolou a área do crime, ouviu testemunhas e fez buscas na região, mas os suspeitos não foram localizados. O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será acompanhado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A motivação ainda é desconhecida.
Comentários
Acre
Adolescente fica ferido em colisão entre moto e carro na BR-317 em Brasiléia
Vítima de 16 anos sofreu fratura na mão esquerda e deve passar por procedimento cirúrgico em Rio Branco
Um adolescente de 16 anos, identificado pelas iniciais L. S. L., ficou ferido após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na tarde desta segunda-feira (11), na BR-317, na entrada de Brasiléia, em frente a um mercado.
Segundo informações preliminares, o jovem seguia sentido Bairro/Centro quando o carro teria tentado acessar o mercado, impossibilitando a manobra de desvio. Com o impacto, a vítima sofreu ferimentos na mão esquerda e precisará ser transferida nesta terça-feira (12) para Rio Branco, onde poderá passar por procedimento cirúrgico.
Após o acidente, ambos os veículos foram removidos por guincho. A ocorrência está sendo investigada pelas autoridades de trânsito e um laudo deverá apontar, nos próximos dias, as circunstâncias exatas da colisão.
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa recebe prefeito Jerry Correia e representantes de comunidades tradicionais
Na tarde desta segunda-feira(11), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na Assembleia Legislativa do Acre acompanhado de uma comissão formada por representantes dos povos indígenas e moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes. A visita faz parte de uma agenda estratégica que busca garantir que as demandas prioritárias dessas comunidades sejam ouvidas e atendidas em diferentes esferas do poder público, tanto no âmbito estadual quanto federal.
O prefeito mobilizou importantes lideranças que representam as Terras Indígenas Riozinho, Mamoadate e Cabeceiras do Rio Acre, além do presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, Wendell Araújo; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Assis Brasil, Jurandir Araújo; e do presidente da COOPAEB e COOPERACRE, José Rodrigues.
Durante a reunião, o grupo apresentou pautas relacionadas à melhoria da infraestrutura das comunidades, fortalecimento da produção rural e extrativista, investimentos em saúde e educação, além da preservação ambiental e valorização cultural.
O prefeito Jerry Correia destacou que o diálogo com a Assembleia Legislativa é essencial para que as necessidades reais das populações tradicionais sejam transformadas em políticas públicas concretas.
“Nosso papel é garantir que essas vozes sejam ouvidas e que cada demanda seja encaminhada aos órgãos competentes. Estamos trabalhando para fortalecer as comunidades e melhorar a qualidade de vida de todos que vivem na nossa região”, afirmou.
A comitiva segue com agenda na capital para reuniões com outras instituições, reforçando o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil em atuar como ponte entre as comunidades e o poder público, buscando soluções que promovam desenvolvimento sustentável e inclusão social.
Você precisa fazer login para comentar.