Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

O Brasil e o eixo.

O Brasil saiu do eixo, perdeu o prumo e despencou ladeira abaixo.

Com medo…

…a população reagiu revisando conceitos e apostando na inovação. O Partido dos Trabalhadores que liderou o poder, por duas décadas, não conseguiu voltar a presidência e nem ao governo do Acre.

A política…

…historicamente alicerçada para a organização do estado e convivência social, hoje é definida como o caminho mais curto para o poder e o enriquecimento. Um divisor entre a fortuna e a miséria, motivando candidaturas equivocadas.

É fato que o País está acamado…

…a responsabilidade debilitada, a população recuada e os riscos de reações são iminentes. Ver além das fronteiras da legalidade foi o desafio necessário para se reconstruir um Brasil melhor.

A mentira…

…ainda é a base de gestão para muitos líderes, inclusive no Acre. Gritar aos ventos honrarias é feio quando o resultado do senso de 2018, monstra que cinquenta por cento da população acreana permanece na linha da pobreza. G1 AC

O mais impressionante…

…é constatar que maus gestores, conseguem levantar exércitos agressivos às demandas polêmicas. As equipes perversas de apoio aos opressores, também criam estratégias de reforço a alienação e obediência para os eleitores.

A desonestidade é cruel e vicia…

…porque o corrupto vive de conveniências. Sua falsa moralidade cala e cega a população para o desemprego, a falta de escolas, fome, violência e aos que morrem na fila do SUS, esperando tratamento.

Os direitos humanos são violados…

…vergonhosamente por abutres corruptos, todos os dias.  Quando se trata de referências em gestão no Acre, poucos merecem reconhecimento. A maioria das cidades permanecem abandonadas e a população desamparada.

Sabemos que…

…os problemas acumulados ao longo de décadas, não se resolvem em dias. O governo atual, terá muitos desafios a enfrentar, para falar em melhora.

Enxugar lágrimas com inverdades.

No seu município, os espaços usados para eventos políticos, recreativos, sociais e culturais são bem cuidados? O “cuidado” dificilmente, vai além do que é visto. As farsas montadas, confundem a população e escondem o lixo em que permanece a cidade.

Enquanto o povo se diverte…

…há gastos desnecessários, dinheiro jogado fora e isolamentos agravados.  É bom lembrar que o desconhecimento político sustenta a mentira, multiplica a miséria e mantém oportunistas.

Com o aumento da desigualdade…

…os operários humildes, sofrem sustentando ricos. Penalizados com intensos trabalhos e mínimo retorno, superam a indiferença e as dores para garantir a sobrevivência da própria família.

Estamos no “beiço”…

…das eleições municipais. A corrida intencional já começou discretamente, mas além das especulações, escândalos de corrupções e prisões de gestores; a ressaca do estado negligenciado, angustiado, ansioso e amedrontado deve ser motivo de preocupação para os futuros prefeitos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população

Publicado

em

Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.

Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.

Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.

Balanço de atendimentos – Janeiro/2026

Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.

A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.

Comentários

Continue lendo

Extra

Moradores do Bairro do Bosque denunciam onda de furtos e cobram mais rondas policiais em Rio Branco

Publicado

em

Crimes se repetem em um raio de 200 metros; arrombamentos já somam quatro ocorrências e foram registrados por câmeras de segurança

A falta de rondas policiais no Bairro do Bosque, um dos mais antigos e tradicionais de Rio Branco, tem deixado moradores apreensivos e inseguros diante do aumento de furtos na região. A ousadia dos criminosos tem chamado atenção da comunidade, que denuncia a repetição dos crimes, inclusive durante o dia.

Na última quarta-feira (4), uma clínica localizada na Rua Manoel Cassiano foi alvo de arrombamento. Do local, foram levados fogão, botijão de gás, bebedouro com filtro, micro-ondas e outros objetos. Segundo moradores, este já é o quarto furto registrado na mesma rua, em um raio de aproximadamente 200 metros.

As ações criminosas vêm sendo registradas por câmeras de segurança. Em uma das imagens mais recentes, gravada neste sábado (7), é possível ver um homem pulando o muro de um imóvel vestindo camisa azul. Momentos depois, ele retorna pelo mesmo local com outra camisa, carregando uma televisão, e sai tranquilamente, em plena luz do dia.

De acordo com relatos, a maioria dos arrombamentos ocorre durante a noite, por volta das 23 horas. Em pelo menos dois casos, os moradores registraram boletins de ocorrência na Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). No entanto, afirmam que não houve retorno das autoridades nem reforço de ações ostensivas para identificar e prender os suspeitos.

A sensação de impunidade tem preocupado a população local. Moradores relatam sentimento de impotência diante da sequência de crimes e temem que a situação possa evoluir para ocorrências ainda mais graves.

Diante do cenário, a comunidade pede providências urgentes, com aumento das rondas policiais e maior agilidade nas investigações, para garantir a segurança e a tranquilidade no Bairro do Bosque.

Comentários

Continue lendo