Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Mª Coutinho – Assuntos interessantes que envolvem nosso dia-a-dia

Publicado

em

O Alto Acre é palco de ‘buchichos’

Castigado durante as enchentes de (2012 e 2015), período de calamidade pública, com famílias desabrigadas e isoladas. Com as chuvas intensas, nos últimos meses, a população permanece sob o signo do medo.

Na memória a população…

…tem marcas das dificuldades vivenciadas na época. Propagação de doenças, escassez de remédios, alimentos, água potável, apagões constantes e falta de comunicação.

O Pedacinho de fronteira…

…Também foi arruinado em decorrência da inflação que destrói a economia brasileira. Contudo, nos últimos tempos o êxodo rural e a violência estampam as manchetes dos noticiários.

E o Plano Diretor?

Brasiléia e Epitaciolandia com população superior a 42.000 habitantes crescem desordenadas. Na prática, não vemos leis regulamentadoras, estabelecendo regras para a utilização do espaço público. A ganância esmaga o pobre.

A beleza negligenciada

Hoje ninguém reconhece as cidades no encanto das ruas arborizadas e festas badaladas. Epitaciolândia representava o contemporâneo e Brasileia o colonial, a palmeira imperial e o benjamin escultural. Aqui já foi referência turística.

Trágico

O centro de Brasiléia é suscetível às enchentes e a falta de infraestrutura favorece as inundações das vias e casas. Um pequeno chuvisco causa prejuízo de enxurrada. Tal desconforto se agrava a cada dia.

Brasileia e Epitaciolândia pedem socorro

Quando se trata de malha viária é fato que algumas coisas foram feitas, porém ainda longe de atender dignamente as necessidades da população.

Cenário caótico

Deficiência na iluminação pública, buracos, lixões, lama e esgoto a céu aberto. Nossas cidades estão insalubres, realidade que nos traz sofrimento. Pagamos por esses serviços, mas os benefícios não nos contemplam.

Ônibus

Não há transporte coletivo para facilitar a mobilidade urbana. Os Idosos, crianças, deficientes, gestantes e doentes que precisam cruzar as cidades, sofrem muito mais.

Mobilidade humana

A maioria da população circula nas vias públicas, em bicicletas e não há ciclovias.  Disputam espaços com veículos automotores, desafiando a morte, por acidente de trânsito.

Engarrafamento

Atravessar a ponte é enfrentar filas enormes. Também não existem semáforos nas ruas de grande movimento, esse é mais um risco que dita à vida dos pedestres diariamente e ninguém faz nada!

Empresários obstruem o passeio público

O novo Centro Comercial de Brasileia se reduz em “puxadinhos” obstruindo as calçadas. Quem precisa utilizar o espaço para caminhar, não dispõe desse via de mobilidade.

Avenida da morte

Testemunhamos mães com bebês, idosos, deficientes e ciclistas driblando a morte para caminhar na Av. Manoel Marinho Monte.

Comercio em forma de favela

A poluição visual e agressiva e as lojas não dispõem de recuo para o consumidor estacionar. As calçadas são invadidas. Existem lugares em que a avenida é o único espaço disponível para os pedestres.

Não nos leve a mal

Precisamos de gestores com olhar humanizado. Que supere dificuldades e valorize o bem comum.  Somos humildes, porém trabalhadores. Movimentamos a economia, pagamos tributos e merecemos respeito independente de classe social.

01.    Brasileia  –  população em 2017: 24765

02.    Epitaciolândia  –  população em 2017: 17340


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de municípios de Acre por população, baseada na projeção para 2017 realizada pelo IBGE.[1]

*Maria Coutinho é jornalista e psicóloga
     

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

“Pablo Escobar” é preso em Epitaciolândia e confessa homicídio a mando de facção

Publicado

em

A Polícia Civil através da equipe de Oficiais Investigadores de Epitaciolândia, prenderam em flagrante, na tarde desta sexta-feira (16), Daniel Ferreira Magalhães, de 18 anos, conhecido como “Pablo Escobar”, no bairro José Hassem, em Epitaciolândia. A ação resultou na apreensão de arma de fogo e drogas e levou à elucidação de um homicídio ocorrido há quatro dias na fronteira.

Durante diligências na Rua Jairo Serafim, os investigadores abordaram o suspeito em via pública, quando ele carregava uma mochila. No interior, foi encontrado um revólver calibre 38 carregado, além de munições. Em seguida, o próprio jovem indicou que havia entorpecentes em sua residência, onde os policiais apreenderam 27 porções de maconha prontas para venda.

Ao todo, foram apreendidos um revólver calibre 38, 12 munições intactas, 73,7 gramas de maconha, R$ 125 em dinheiro, um aparelho celular e um moletom preto.

Durante o interrogatório, Daniel confessou ser o autor do homicídio de Daniel Ribeiro Teixeira, de 19 anos, morto a tiros na noite do dia 12 de janeiro, na Rua Bela Vista. Segundo o acusado, o crime foi cometido por ordem de uma facção criminosa, no contexto de disputa com um grupo rival. Ele relatou que rendeu a vítima e efetuou três disparos, sendo um na cabeça e dois nas costas.

A investigação ganhou força após uma denúncia anônima ao Disque 181, recebida na quarta-feira (15), que apontou Daniel como autor do crime. A perícia preliminar confirmou três perfurações no corpo da vítima, compatíveis com a confissão.

O delegado Erick Ferreira Maciel representou pela prisão preventiva do acusado, destacando a periculosidade, o vínculo com organização criminosa e o risco à ordem pública. O revólver apreendido foi reconhecido pelo próprio suspeito como a arma utilizada no homicídio. As investigações continuam para identificar o segundo envolvido na execução.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025

OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.

A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.

Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br  Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.

André Schwalbe Gadelha

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.

Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.

O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.

“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.

Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.

“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.

O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.

“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.

Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.

“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.

A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.

Comentários

Continue lendo