fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Mª Coutinho – Assuntos interessantes que envolvem nosso dia-a-dia

Publicado

em

O Alto Acre é palco de ‘buchichos’

Castigado durante as enchentes de (2012 e 2015), período de calamidade pública, com famílias desabrigadas e isoladas. Com as chuvas intensas, nos últimos meses, a população permanece sob o signo do medo.

Na memória a população…

…tem marcas das dificuldades vivenciadas na época. Propagação de doenças, escassez de remédios, alimentos, água potável, apagões constantes e falta de comunicação.

O Pedacinho de fronteira…

…Também foi arruinado em decorrência da inflação que destrói a economia brasileira. Contudo, nos últimos tempos o êxodo rural e a violência estampam as manchetes dos noticiários.

E o Plano Diretor?

Brasiléia e Epitaciolandia com população superior a 42.000 habitantes crescem desordenadas. Na prática, não vemos leis regulamentadoras, estabelecendo regras para a utilização do espaço público. A ganância esmaga o pobre.

A beleza negligenciada

Hoje ninguém reconhece as cidades no encanto das ruas arborizadas e festas badaladas. Epitaciolândia representava o contemporâneo e Brasileia o colonial, a palmeira imperial e o benjamin escultural. Aqui já foi referência turística.

Trágico

O centro de Brasiléia é suscetível às enchentes e a falta de infraestrutura favorece as inundações das vias e casas. Um pequeno chuvisco causa prejuízo de enxurrada. Tal desconforto se agrava a cada dia.

Brasileia e Epitaciolândia pedem socorro

Quando se trata de malha viária é fato que algumas coisas foram feitas, porém ainda longe de atender dignamente as necessidades da população.

Cenário caótico

Deficiência na iluminação pública, buracos, lixões, lama e esgoto a céu aberto. Nossas cidades estão insalubres, realidade que nos traz sofrimento. Pagamos por esses serviços, mas os benefícios não nos contemplam.

Ônibus

Não há transporte coletivo para facilitar a mobilidade urbana. Os Idosos, crianças, deficientes, gestantes e doentes que precisam cruzar as cidades, sofrem muito mais.

Mobilidade humana

A maioria da população circula nas vias públicas, em bicicletas e não há ciclovias.  Disputam espaços com veículos automotores, desafiando a morte, por acidente de trânsito.

Engarrafamento

Atravessar a ponte é enfrentar filas enormes. Também não existem semáforos nas ruas de grande movimento, esse é mais um risco que dita à vida dos pedestres diariamente e ninguém faz nada!

Empresários obstruem o passeio público

O novo Centro Comercial de Brasileia se reduz em “puxadinhos” obstruindo as calçadas. Quem precisa utilizar o espaço para caminhar, não dispõe desse via de mobilidade.

Avenida da morte

Testemunhamos mães com bebês, idosos, deficientes e ciclistas driblando a morte para caminhar na Av. Manoel Marinho Monte.

Comercio em forma de favela

A poluição visual e agressiva e as lojas não dispõem de recuo para o consumidor estacionar. As calçadas são invadidas. Existem lugares em que a avenida é o único espaço disponível para os pedestres.

Não nos leve a mal

Precisamos de gestores com olhar humanizado. Que supere dificuldades e valorize o bem comum.  Somos humildes, porém trabalhadores. Movimentamos a economia, pagamos tributos e merecemos respeito independente de classe social.

01.    Brasileia  –  população em 2017: 24765

02.    Epitaciolândia  –  população em 2017: 17340


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de municípios de Acre por população, baseada na projeção para 2017 realizada pelo IBGE.[1]

*Maria Coutinho é jornalista e psicóloga
     

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo