Acre
Colônia de férias promovida pela prefeitura faz sucesso entre as crianças no Horto Florestal
A Colônia de Férias “Brincando e Aprendendo com a Natureza”, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e o Sesc, fez sucesso entre a criançada. Estagiários do curso de licenciatura em Educação Física, da Ufac, também fizeram parte da equipe como voluntários.
De acordo com a diretora da Escola de Educação Ambiental da Semeia, Luzimar de Oliveira, em média 600 crianças passaram diariamente pelas atividades no Horto, realizadas sempre às quintas e sextas-feiras. Ela afirma ainda que, antes do Carnaval, houve recorde de público, quando a colônia recebeu quase mil crianças durante as atividades.
Durante todo o mês de fevereiro teve recreação com educação ambiental, visita ao viveiro, plantio de mudas, oficinas de materiais reciclados, apresentação de teatro de bonecos, falando sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
“Nosso objetivo com essa colônia de férias foi trazer as crianças para dentro do parque, para aproveitarem esse espaço. Ter esse contato, brincar e aprender com a natureza.”
De acordo com o assistente técnico Cultural do Sesc, Alessandro Gondin no período de férias escolares os pais ficam querendo levar os filhos para alguma recreação e, às vezes, faltam esses espaços.
“A Semeia cria esse espaço e o Sesc vem como apoio, com a recreação, com a cultura e com o Bibliosesc”, informou Alessandro.
O encerramento da programação ocorreru nessa sexta-feira (24) e contou com pintura facial, jogos de mesa, desenhos e pintura, Bibliosesc, recreação e show de encerramento com o palhaço Microbinho.
Átila Maria mora no Bujari e trouxe os filhos, Anne e Marcos, para participarem das atividades. Segundo ela tem sido proveitoso e muito divertido para os pequenos.
“Olha a alegria dele. Ele tem dificuldade por ser doente. No início ele estranhou, mas agora está de boa, está animado, está à vontade”, contou Átila.
As pequenas Laura e Luiza são primas, moram próximas ao Horto e aproveitaram vários dias da colônia de férias. Elas falam das suas preferências em relação à programação.
“Gostei de atividades tipo de educação física, o show do Microbinho e muitas outras coisas. Todo dia meu pai vem aqui caminhar e eu também venho”, disse Laura de 8 anos.
Luísa Helena de Freitas, de 9 anos não deixou de falar o que acha. “Toda vez que a mamãe para de trabalhar, ela vem aqui comigo e eu amo!”
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre confirma vinda de Baleia Rossi para selar aliança com Mailza Assis
Presidente estadual Vagner Sales afirma que conversas estão adiantadas e que líder nacional virá ao estado para confirmar apoio

Vagner Sales afirma que líder nacional do partido virá ao estado anunciar apoio à pré-candidata do PP ao governo. Foto: captada
O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em breve para oficializar a aliança do MDB com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao governo do Acre nas eleições de 2026. Segundo Sales, as tratativas estão “bastante adiantadas” e o anúncio depende apenas da confirmação final do PP.
“O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Logo teremos um anúncio importante”, afirmou. Ele ressaltou que a decisão agora está nas mãos do PP e de Mailza, que devem acertar as reivindicações do MDB.
A movimentação reforça a articulação iniciada em dezembro, quando o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com Baleia Rossi em Brasília. A aliança também encerra a expectativa do Republicanos, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato, de contar com o apoio do MDB. Internamente, o partido defende que a decisão leve em conta a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O governador Gladson Cameli (PP) se reuniU pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no último dia 10 de dezembro do ano passado. Foto: captada
Comentários
Acre
Acre lidera ranking nacional de feminicídios em 2025, com maior taxa proporcional do país
Estado registrou 14 assassinatos de mulheres, alta de 75% sobre 2024; taxa de 1,58 por 100 mil habitantes é a mais elevada entre todas as unidades federativas

Desde 2015, o Acre contabilizou 122 feminicídios. A marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023, quando o acumulado da década chegou exatamente a cem casos.
O Acre liderou a taxa proporcional de feminicídios no Brasil em 2025, com 1,58 casos por 100 mil habitantes – a maior do país. Em números absolutos, foram 14 assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero ou doméstica, um aumento de 75% em relação a 2024, quando ocorreram oito mortes. O estado igualou os picos históricos registrados em 2016 e 2018, que também contabilizaram 14 feminicídios cada.
Desde 2015, quando a lei do feminicídio foi sancionada, o Acre acumula 122 vítimas. A marca de 100 casos foi ultrapassada em 2023. Em nível nacional, 2025 foi o ano mais letal desde a criação da legislação, com 1.470 feminicídios registrados – uma média de quase quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior, estabelecido em 2024, e reforça a urgência de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país.
Comparativo nacional:
-
Acre: 14 casos (taxa de 1,58/100 mil) – maior proporção do país
-
Amapá: 9 casos
-
Roraima: 7 casos
-
Brasil: 1.470 feminicídios em 2025 (recorde desde 2015)
Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios – a marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior são apontadas como fatores agravantes.
Ações em curso:
A Secretaria de Segurança do Acre intensificar a fiscalização eletrônica de medidas protetivas e ampliar campanhas de conscientização em parceria com o Ministério das Mulheres. O Estado deve instalar mais Delegacia da Mulher no interior e criar um comitê interinstitucional para monitorar casos de alto risco.
O recorde nacional de feminicídios em 2025 (1.470 casos) coincide com o aumento de 75% no Acre, indicando que a violência de gênero escalou mesmo após uma década da Lei do Feminicídio (13.104/2015) – sinal de que a legislação sozinha não basta sem políticas de prevenção e proteção efetivas.

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior do estado são apontadas como fatores agravantes.
Comentários
Acre
Veja; Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu em cruzamento de grande fluxo e reacende cobrança por melhorias na sinalização da via
Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (20), no cruzamento da Rua Minas Gerais com a ladeira de acesso ao Comercial Líder, no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. O trecho é conhecido pelo intenso tráfego de veículos e já é considerado ponto crítico por moradores da região.
Segundo informações apuradas no local, o motociclista seguia em direção ao cruzamento quando, ao tentar atravessar a via, teria invadido a preferencial. Um veículo Volkswagen Gol, que trafegava pela Rua Minas Gerais, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo a motocicleta lateralmente.
Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado ao solo, sofrendo escoriações e relatando dores pelo corpo. O motorista do automóvel permaneceu no local, prestou auxílio à vítima e aguardou a chegada das autoridades.
Moradores que presenciaram o acidente, nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro, acionaram o serviço de emergência. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.
Ainda de acordo com relatos da comunidade, o cruzamento apresenta baixa visibilidade e fluxo constante de veículos, fatores que elevam o risco de novos acidentes. Os moradores cobram providências do poder público, como reforço na sinalização e melhorias na infraestrutura viária.













Você precisa fazer login para comentar.