fbpx
Conecte-se conosco

Flash

CNM disponibiliza pesquisa nacional sobre vacinação nos Municípios

Publicado

em

Foto: Morsa Images/GettyImages

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a vacinação nas cidades realizada com os gestores para compreender as pactuações na definição dos grupos prioritários e temas correlatos à organização em Estados e Municípios está disponível na Biblioteca Digital da entidade. O levantamento nacional foi feito em março e ocorreu em duas etapas.

De acordo com o estudo, 93,5% (3.987 dos gestores que responderam à pesquisa) afirmaram que o Estado apresentou plano estadual de vacinação. Em 94,1% (4.013 das respostas) foi indicada a pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a respeito da vacinação dos profissionais de saúde. Já em 95% (4.050 gestores municipais) disseram que a pactuação da vacinação dos grupos de idosos ocorreu em CIB.

Por sua vez, 71,5% – ou 3.049 dos pesquisados – apontaram que o grupo prioritário das comorbidades já foi pactuado em CIB estadual. A segunda fase da pesquisa teve participação de 66,1% ,o equivalente a 3.683 dos Municípios, especialmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nessa etapa, foram aplicadas 12 questões, com foco nas medidas de vacinação municipal. O formulário tratou de assuntos como a vacinação dos trabalhadores da Educação e Serviço Social; organização da vacinação dos grupos prioritários de idosos e comorbidades; situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulta Covid-19 em relação ao início da pandemia e óbitos entre os profissionais de saúde em decorrência da pandemia.

Resultados

Ficou evidenciado que a maioria dos Municípios possui estrutura e quantitativo de profissionais para executar o Plano de Vacinação Nacional contra a Covid-19. Nesse aspecto, 81,9% dos pesquisados disponibilizaram pontos adicionais de vacinação como drive-thru e multipontos. Para isso, 87,6% dos gestores informaram que possuem a rede de frio com estrutura suficiente para dar conta do plano de vacinação. O estudo também fez questionamento em relação ao número de equipes necessárias para aplicação das vacinas. Em resposta, 89% dos representantes municipais pesquisados afirmaram positivamente a esse tópico.

Plano de Vacinação

Quando perguntados sobre quais são as fontes de recursos financeiros para a execução do Plano de Vacinação, 28,2% reportaram uso de financiamento próprio; 24,7% dos recursos de Atenção Primária à Saúde (APS). Outros 24,2% reportaram utilização de incentivos da Vigilância em Saúde (VS) e 20% indicaram que aplicaram recursos financeiros estaduais. No caso de disponibilidade de leitos de UTI Covid-19 ou UTI Adulto, 58,7% dos Municípios apontaram diminuição do quantitativo quando comparado ao início da pandemia.

Profissionais

Os Municípios ainda apontaram que não têm condições nesse momento de dar prioridade à vacinação aos trabalhadores da Educação (76,8%) e nem para os da Assistência Social (57,8%). Os servidores da Educação (básica e superior) constam, respectivamente, no grupo 19 e 20 do Plano Nacional. Os da Assistência Social, até o plano editado em março de 2021, ainda não tinham sido incluídos.

Uma situação preocupante apontada no estudo diz respeito à abordagem do indicativo de óbitos de profissionais da Saúde em decorrência da Covid-19. Em 87% das respostas, os Municípios indicaram casos nos anos de 2020 e início de 2021. Além das pesquisas nacionais por períodos contínuos, a CNM tem consultado semanalmente prefeitos a respeito do cenário da vacinação e da capacidade da Rede de Atenção à Saúde, em especial, os insumos e leitos de alta complexidade. Essas e outras informações relevantes também têm sido disponibilizadas em espaços da Biblioteca virtual da CNM e no celular dos gestores.

Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 1 – Acesse aqui .
Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 2 – Acesse aqui .

Agência CNM de Notícias

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem com sinais de embriaguês e sem portar CNH causa acidente envolvendo quatro veículo em Epitaciolândia

Publicado

em

Um acidente envolvendo vários veículos aconteceu na manhã deste domingo, dia 30, na Avenida Santos Dumont, na cidade de Epitaciolândia. O local é considerado muito movimentado devido a existência de um mercado, mas, devido ser final de semana, milagrosamente não havia pessoas no local.

Segundo foi levantado junto aos agentes do Cifitran que atenderam a ocorrência, o condutor do veículo identificado como C.L.S., dirigia o carro modelo Fiat/Punto, placas MZW 8E13, pela Avenida sentido centro/Bairro, e ao se aproximar da rotatória, colidiu frontalmente com cerca de quatro veículo que estavam estacionados em frente ao mercado.

Foi informado que o motorista apresentava sinais de embriagues alcoólica e possivelmente teria dormido na direção. C.L.S. teria ficado no local por um tempo e saiu antes da chegada de uma guarnição da PM, caracterizando evasão, o seu veículo foi apreendido e levado ao pátio do Detran.

Na batida, foram danificados quatro veículos, sendo dois carros e duas motos:  Fiat/Strada e Z5/Confort (placa boliviana), uma Honda/Titan e Honda/CG.

Também foi informado que o condutor do veículo que causou o sinistro, teria se apresentado momentos depois na delegacia, não portava CNH, se recusou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e mesmo assim seria enquadrado na Lei Seca (Art. 306 do CTB).

O motorista iria ser ouvido e aguardar os trâmites finais da ocorrência e definição do valor da fiança.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia cede e Prefeitura de Rio Branco age rápido para reparar estrutura

Publicado

em

Após a enchente, a movimentação do solo causou o deslocamento de uma das cabeceiras da ponte sobre o Igarapé Judia, na região do Segundo Distrito. Diante da situação, engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana se mobilizaram rapidamente e, na manhã deste domingo (30), realizaram uma análise técnica e iniciaram os reparos necessários.

O secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, que acompanhou de perto os trabalhos, destacou que, apesar do deslocamento no aterro da cabeceira, a estrutura da ponte não foi comprometida. No entanto, medidas de reforço serão adotadas.

“A ponte em si não apresenta problemas. O que ocorreu foi um deslocamento no aterro da cabeceira, que, por ser recente, ainda não estava totalmente consolidado. Esse tipo de movimentação é natural após uma grande alagação, pois o solo sofre com a variação da carga d’água. Como resultado, houve uma pequena fissura no asfalto e um deslocamento na calçada, mas sem impacto na trafegabilidade da via”, explicou o secretário.

O diretor-técnico de obras, José Maurício Escobar, reforçou que a movimentação do solo é um fenômeno comum em aterros novos, especialmente após enchentes.

“Essa é uma obra recente, que exigiu um volume significativo de aterro, de quase cinco metros. Com a enchente, o material sofreu pressão hidrostática e, ao baixar a água, surgiram pequenas erosões internas, resultando nesse recalque na cabeceira. No entanto, não há prejuízos para a circulação de veículos e pedestres. Nossa equipe já está trabalhando na recuperação das fissuras, recomposição da calçada e estabilização do aterro”, explicou Escobar.

Por determinação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, as equipes de Infraestrutura e da Empresa Municipal de Urbanização foram acionadas imediatamente para iniciar os reparos e evitar qualquer impacto na estrutura da ponte, que beneficia diretamente mais de 20 bairros do Segundo Distrito. As obras começam nesta segunda-feira (31).

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Militar apreende quase 19 quilos de crack em operação na AC-40

Publicado

em

Droga avaliada em R$ 280 mil estava escondida em caminhonete F-1000; motorista de 51 anos foi preso em flagrante

Uma ação rotineira do Grupamento Tático do 2° Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de 18,79 quilos de crack na noite deste sábado (29). A droga foi encontrada em uma caminhonete F-1000 durante patrulhamento na Rodovia AC-40, em frente ao Parque de Exposições Wildy Viana.

Detalhes da Operação:
– Material apreendido: 18 barras de crack escondidas sob cabeceiras de cama na carroceria
– Valor estimado: R$ 280 mil no mercado ilegal
– Prisão: Motorista de 51 anos (nome não divulgado) foi preso em flagrante

O condutor alegou desconhecer o transporte da droga, afirmando que havia pegado carona com a caminhonete na Vila Acre com destino ao Bairro Tropical. A polícia, no entanto, constatou que a substância estava estrategicamente oculta no veículo.

A quantidade de crack apreendida seria suficiente para abastecer o mercado ilegal da capital por vários dias, segundo especialistas. Essa é uma das maiores apreensões de crack registradas no estado neste ano.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Narcóticos, onde o preso responderá por tráfico de drogas. A Polícia Militar reforça que continuará com operações de combate ao narcotráfico em todas as regiões da cidade.

O crack segue sendo a droga ilícita mais apreendida no Acre, com aumento de 25% nas apreensões no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados da SSP/AC.

Comentários

Continue lendo