Conecte-se conosco

Geral

Cnl. MSc. Óscar David Ruiz Arana é promovido ‘General Superior’ da Polícia Boliviana em Pando

Publicado

em

Óscar David Ruiz Arana segue como comandante em Pando; promoção ocorre em momento de reforço de estratégias de segurança na área de divisa com Brasiléia, Epitaciolândia e Plácido de Castro

O General Óscar David Ruiz Arana, atual comandante departamental da Polícia Boliviana em Pando, foi promovido ao nível hierárquico imediato superior. A informação foi divulgada oficialmente pelo Comando Departamental, que parabenizou o oficial pelo avanço na carreira.

Em nota, a instituição reforçou a confiança na liderança de Ruiz Arana à frente da segurança cidadã na região – que inclui a fronteira com os municípios acreanos de Brasiléia, Epitaciolândia e Plácido de Castro – e destacou que a promoção é um reconhecimento ao seu “compromisso com o bem-estar da sociedade pandina”. A mensagem encerrou com o lema oficial: “A polícia do povo e para o povo”.

A mudança ocorre em um momento de reforço das estratégias de segurança na região de Pando, que mantém intenso fluxo transfronteiriço com cidades do Acre. A atuação coordenada entre os dois países tem sido frequente em operações de combate ao crime organizado na área.

Veja vídeo assessoria:

O evento militar teve a presença do Senhor Vice-Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Jilata David Choquehuanca Céspedes e do Sr. Ministro do Governo, MSc. Roberto Ignacio Rios Sanjinés e Autoridades de Governo na solenidade “Ato de Ascenso a Generais da Polícia Boliviana.”
ASCENSO AO GRAU DE GERAL SUPERIOR
* GRAL. SUP. AUGUSTO JOÃO RUSSO SANDOVAL, COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA BOLIVIANA.
* GRAL. SUP. GUILLERMO TEDDY CHACÓ, SUBCOMANDANTE GERAL DA POLÍCIA BOLIVIANA E CHEFE DE ESTADO MAIOR.
* GRAL. SUP. LEONEL JIMENEZ VELASCO, INSPETOR-GERAL DA POLÍCIA BOLIVIANA.
ASCENSO AO GRAU DE GERAL MAIOR
* GRAL. MY. EDGAR JOSÉ CORTEZ ALBORNOZ, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DISCIPLINÁRIO SUPERIOR.
* GRAL. MY. JHONNY OMAR CHÁVEZ VASCOPÉ, DIRETOR NACIONAL DO PESSOAL.
* GRAL. MY. ISMAEL TITO VILLCA VARGAS, DIRETOR NACIONAL DA INTELIGÊNCIA.
* GRAL. MY. JORGE RENÉ RIOS ITURRY, DIRETOR NACIONAL DE PLANEAMENTO E OPERAÇÕES.
* GRAL. MY. JOSÉ GREGÓRIO ILLANES RIBEIRO, DIRETOR NACIONAL DE INSTRUÇÃO E ENSINO.
ASCENSO AO GRAU DE GERAL PRIMEIRO
– GRAL. 1RO. GUNTHER LUIS AGUDO MENDOZA, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA.
– GRAL. 1RO. HELSNER GONZALO TORRICO VALDEZ, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA ORURO.
– GRAL. 1RO. JOAN ROMAN PE ÑA VERMELHAS, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA CHUQUISACA.
– GRAL. 1RO. EDSON ANTONIO CLAURE MORA, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA DE COCHABAMBA.
– GRAL. 1RO. FREDDY BISMARCK PEREIRA MOLINA, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA TARIJA.
– GRAL. 1RO. ROLANDO RAÚL ROJAS DAZA, COMANDANTE DEPARTAMENTAL DA POLÍCIA SANTA CRUZ.
– GRAL. 1RO. OSCAR DAVID RUIZ ARANA, COMANDANTE DA POLÍCIA PANDO.
– GRAL. 1RO. JOSÉ LUIS ARANCIBIA MORAIS.
– GRAL. 1RO. LIONEL DAVID VALENZUELA PELAEZ
– GRAL. 1RO. ANGEL MORAIS CALÇADILLA, DIRETOR-GERAL DA FELCN.
– GRAL. 1RO. WALTER SOSSA RIVERA, DIRETOR-GERAL DA FELCC.
– GRAL. 1RO. MIRKO ANTÓNIO SOKOL SARAVIA, DIRETOR-GERAL DA FELCV.
Generais da Polícia Boliviana, que dão mais um passo no fortalecimento institucional, com disciplina, coragem e vocação de serviço ao povo boliviano.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo