Cotidiano
Clubes temem calote do governo após o Acreanão 2023

Leônidas Badaró
O Campeonato Acreano terminou no último dia 1º de maio e o esporte no governo acreano tem um novo gestor, o ex-jogador de vôlei, campeão olímpico, Carlão. No entanto, por enquanto, os problemas na área do futebol profissional no estado continuam.
Um deles é em relação ao prometido convênio para ajudar os clubes a pagar as despesas da temporada de 2023. Ocorre que, apesar da garantia dada pelo governo, o recurso ainda não foi liberado, o que faz com que os presidentes dos clubes que disputaram o campeonato cogitem a possibilidade de calote.
“Na verdade, eu não estou botando fé que esse convênio saia. Era para depois da eleição, depois ficou para depois do Natal, depois para após o Ano Novo, depois não podia ser feito por causa da lei orçamentária e está se arrastando até hoje. Sinceramente eu não vejo boa vontade que ainda vá sair. É triste, eu, para ser campeão, fui obrigado a recorrer às minhas próprias finanças. Uma pena não ter o mínimo de apoio para se trabalhar. Eu não tenho mais esperanças e espero queimar minha língua”, disse Neto Alencar, presidente do Rio Branco Futebol Clube.
Opinião dos dirigentes
Já o presidente do Galvez, Igor Oliveira, afirma que o “furo” no orçamento compromete o futebol profissional e as categorias de base. “O não pagamento dos recursos do convênio com o governo do Estado é um prejuízo enorme para os clubes, tendo em vista o furo no planejamento financeiro das nossas atividades, incluindo o profissional e principalmente as categorias de base. Nós estamos falando de centenas de empregos e sonhos de milhares de jovens ligados direta ou indiretamente aos 13 clubes da federação de futebol”, explicou.
SEE garante que paga convênio
A reportagem procurou o governo do estado. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes garantiu que o convênio será pago, mas sem estipular uma data, já que o processo ainda está em tramitação dentro do governo e precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.
“A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informa que o processo concluiu a tramitação interna e agora está sendo enviado para a Casa Civil, para aprovação do governador Gladson Cameli, elaboração de projeto de lei e encaminhamento à Assembleia Legislativa (Aleac). De toda forma, mesmo com o campeonato acreano tendo sido concluído, o repasse será feito, tão logo seja sancionada a Lei”, diz o governo.
A promessa do governo é realizar um repasse no valor de R$ 1 milhão aos clubes profissionais.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.