fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Clubes temem calote do governo após o Acreanão 2023

Publicado

em

Leônidas Badaró

O Campeonato Acreano terminou no último dia 1º de maio e o esporte no governo acreano tem um novo gestor, o ex-jogador de vôlei, campeão olímpico, Carlão. No entanto, por enquanto, os problemas na área do futebol profissional no estado continuam.

Um deles é em relação ao prometido convênio para ajudar os clubes a pagar as despesas da temporada de 2023. Ocorre que, apesar da garantia dada pelo governo, o recurso ainda não foi liberado, o que faz com que os presidentes dos clubes que disputaram o campeonato cogitem a possibilidade de calote.

“Na verdade, eu não estou botando fé que esse convênio saia. Era para depois da eleição, depois ficou para depois do Natal, depois para após o Ano Novo, depois não podia ser feito por causa da lei orçamentária e está se arrastando até hoje. Sinceramente eu não vejo boa vontade que ainda vá sair. É triste, eu, para ser campeão, fui obrigado a recorrer às minhas próprias finanças. Uma pena não ter o mínimo de apoio para se trabalhar. Eu não tenho mais esperanças e espero queimar minha língua”, disse Neto Alencar, presidente do Rio Branco Futebol Clube.

Opinião dos dirigentes

Já o presidente do Galvez, Igor Oliveira, afirma que o “furo” no orçamento compromete o futebol profissional e as categorias de base. “O não pagamento dos recursos do convênio com o governo do Estado é um prejuízo enorme para os clubes, tendo em vista o furo no planejamento financeiro das nossas atividades, incluindo o profissional e principalmente as categorias de base. Nós estamos falando de centenas de empregos e sonhos de milhares de jovens ligados direta ou indiretamente aos 13 clubes da federação de futebol”, explicou.

SEE garante que paga convênio

A reportagem procurou o governo do estado. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes garantiu que o convênio será pago, mas sem estipular uma data, já que o processo ainda está em tramitação dentro do governo e precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

“A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informa que o processo concluiu a tramitação interna e agora está sendo enviado para a Casa Civil, para aprovação do governador Gladson Cameli, elaboração de projeto de lei e encaminhamento à Assembleia Legislativa (Aleac). De toda forma, mesmo com o campeonato acreano tendo sido concluído, o repasse será feito, tão logo seja sancionada a Lei”, diz o governo.

A promessa do governo é realizar um repasse no valor de R$ 1 milhão aos clubes profissionais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz e Furacão do Norte goleiam na abertura das quartas na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Semifinalistas do Sub-12 serão definidos nas partidas de volta no próximo dia 9

Santa Cruz e Furacão do Norte golearam neste domingo, 23, na abertura da fase de quartas de final da 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal. O Santa Cruz bateu a Escolinha do Santinha por 7 a 1 e o Furacão do Norte derrotou o Flamenguinho por 10 a 1.

Nos outros confrontos das quartas, Camisa 11 e Real Aquiri empataram por 2 a 2 e a Escolinha do Galvez venceu o Cruz Azul por 5 a 1.

Jogos de volta

O coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins, confirmou para 9 de março as partidas de volta.

“Tínhamos essa parada no torneio programada. Vamos ter dois fins de semana sem confrontos”, explicou Auzemir Martins.

Outros resultados

Sub-14

Ecoville 2 x 1 Veneza/Marilda Goveia

Esc. Conquista 4 x 2 Esc. Santinha

Esc. Galvez 3 x 2 Rei Artur

Furacão do Norte 5 x 0 Amigos Solidários

Sub-10

Rei Artur 9 x 0 Flamenguinho

Santa Cruz 5 x 0 Esc. do Santinha

Esc. Xavier Maia 3 x 2 Esc. do Psica

Ame 3 x 2 Ecoville

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adesg vence o São Francisco e fica próxima da classificação

Publicado

em

 

Foto Sueli : Adesg e São Francisco realizaram uma partida muito equilibrada

A Adesg venceu o São Francisco por 1 a 0 neste domingo, 23, na Arena da Floresta, e deu um passo decisivo para ser semifinalista do Campeonato Estadual. O atacante Marcus Vinícius decidiu o confronto aos 32 minutos do segundo tempo.

A Adesg segue na vice-liderança do Estadual com 11 pontos e o São Francisco entra na zona de rebaixamento mantendo os 3 pontos.

Chances perdidas

O São Francisco dominou boa parte do jogo. Na primeira etapa, a equipe criou oportunidades e no último lance, Yarles cabeceou e o travessão salvou a Adesg.

No início da segunda etapa, Ismael ganhou no alto e testou. O travessão voltou a salvar a Adesg.

O técnico Erismeu Silva fez mudanças na Adesg e a equipe melhorou na partida. Em uma jogada pela direita a bola foi cruzada e na sobra Marcus Vinícius decidiu o jogo.

Erramos muito

Segundo o zagueiro Yarles, o São Francisco voltou a errar muito nas finalizações e por isso foi derrotado.

“Precisamos dominar e concluir as oportunidades. Poderíamos ter vencido a partida”, disse Yarles.

Fala, Jô!

“Conquistamos uma vitória muito importante. Vamos seguir trabalhando forte durante a parada do carnaval para podermos conquistar a nossa classificação”, declarou o zagueiro Jô.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá derrota o Rio Branco e deixa zona de rebaixamento

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Com a vitória, o Humaitá voltou a sonhar com uma vaga na semifinal

O Humaitá derrotou o Rio Branco por 3 a 2 neste sábado, 22, no Florestão, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Estadual. Aldair (2) e Matheus Nego anotaram os gols do Humaitá enquanto Paulo Negão e Cassiano marcaram para o Rio Branco.

Muita chuva

A partir da metade do primeiro tempo uma chuva forte na capital acreana deixou o gramado do Florestão muito encharcado e a partida passou a ser disputada na base da superação.

O Humaitá foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 com gol de Aldair e no início da segunda etapa o Rio Branco empatou em um belo chute de Paulo Negão.

O árbitro Ruan Santos marcou um pênalti duvidoso e Cassiano marcou o gol da virada. Na sequência outra penalidade duvidosa, agora, para o Humaitá e Matheus Nego marcou o gol de empate. Nos acréscimos, a bola sobrou para Aldair fazer 3 a 2, Humaitá.

Quebrou jejum

Com a vitória diante do Rio Branco, o Humaitá quebrou um jejum de 20 partidas sem vencer. O último triunfo do Tourão tinha ocorrido no Estadual de 2024.

Os três pontos conquistados coloca o Humaitá na luta por uma vaga na semifinal faltando duas partidas para o fim da fase de classificação. A equipe assume a 5ª colocação com 6 pontos.

Luta contra rebaixamento

A derrota para o Humaitá coloca o Rio Branco na 7ª colocação com 3 pontos e dentro da zona de rebaixamento do Estadual.

Comentários

Continue lendo