fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Cirurgias ortopédicas no Alto Acre reduzem filas e aproximam atendimento da população

Publicado

em

A paciente Débora Silva, de 32 anos, moradora de Assis Brasil, destacou a importância da realização do procedimento em uma unidade mais próxima de casa

As ações do Opera Acre contemplam diversas especialidades médicas, como ginecologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e vascular. A proposta é oferecer resolutividade, dignidade e acesso à saúde para pacientes que, em muitos casos

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos e garantir um atendimento mais ágil à população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), levou nos dias 3, 4 e 5 de julho, o programa Opera Acre ao município de Brasileia. As cirurgias foram realizadas no Hospital Regional do Alto Acre, com foco em procedimentos ortopédicos.

A iniciativa busca descentralizar os atendimentos, levando as cirurgias até os municípios do interior, evitando o deslocamento de pacientes para a capital. Nesta edição, 32 pacientes foram beneficiados com cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior (LCA), na regional do Alto Acre.

Entre os atendidos está José Roberto Amorim, de 24 anos, que sofreu uma lesão durante uma partida de basquete. “Rompi o ligamento durante um jogo. A expectativa pela recuperação é muito alta, principalmente por uma questão de segurança. Às vezes, tenho a sensação de que estou pisando em falso. Isso gera insegurança no meu dia a dia, porque situações simples, como apressar o passo quando estou com pressa, que são normais para a maioria das pessoas, para mim viraram um risco”, relata.

Iniciativa busca descentralizar atendimentos, levando cirurgias até municípios e evitando deslocamento de pacientes para capital. Foto: Luan Martins/Sesacre

A paciente Débora Silva, de 32 anos, moradora de Assis Brasil, destacou a importância da realização do procedimento em uma unidade mais próxima de casa. “Estou muito feliz. Sou de Assis Brasil, então, para mim, ir até Rio Branco era um pouco mais complicado, até porque não tenho parentes lá. Graças a Deus, com a cirurgia sendo feita aqui em Brasileia, eu tenho um suporte melhor, familiares por perto e estou muito mais próxima de casa”, conta.

Débora também ressalta sua expectativa de retomada das atividades esportivas e profissionais. “Eu sou atleta, mas no momento estou parada por conta da lesão, a minha expectativa é voltar às quadras futuramente, continuar jogando futsal e futebol, então dependo de ter um joelho bom, saudável, para fazer meus trabalhos. Tenho certeza de que logo, logo vou passar por esse processo de recuperação e que vai dar tudo certo”.

O médico ortopedista Aluísio Júnior, que integra a equipe de cirurgias, enfatizou os impactos positivos do mutirão na saúde dos pacientes. “Estamos realizando diversas cirurgias de reconstrução de ligamento e reparo meniscal, contribuindo para a redução da fila de espera por esses procedimentos no nosso estado. O objetivo é devolver qualidade de vida à população, permitindo que as pessoas voltem à sua rotina e que nossos atletas possam retomar suas atividades físicas com segurança”, finaliza.

Nesta edição, 32 pacientes foram beneficiados com cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior. Foto: Luan Martins/Sesacre

Além do mutirão na especialidade de ortopedia, em Brasileia, o governo do Estado também promoveu mutirões em outros municípios, nesta semana, resultando em outras 74 pessoas atendidas nas regionais de saúde. As cirurgias ocorreram em Cruzeiro do Sul, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, com foco em ginecologia. Em Rio Branco, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo com cirurgias ginecológicas, vasculares e mamoplastias redutoras. Além de Senador Guiomard, no Hospital Ary Rodrigues, que atendeu pacientes com cirurgias gerais adultas e pediátricas.

Opera Acre

O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, instituído pelo Ministério da Saúde. No estado, a iniciativa garante acesso gratuito a procedimentos aguardados na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

De janeiro a junho de 2025, o programa já realizou 6.682 cirurgias eletivas no Estado, beneficiando a população e reduzindo significativamente a demanda reprimida por atendimentos cirúrgicos no SUS.

As ações do Opera Acre contemplam diversas especialidades médicas, como ginecologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e vascular. A proposta é oferecer resolutividade, dignidade e acesso à saúde para pacientes que, em muitos casos, aguardavam há anos pelos procedimentos.

A expectativa da Sesacre é manter o ritmo de mutirões e cirurgias programadas no segundo semestre de 2025, consolidando o Opera Acre como uma das principais estratégias de fortalecimento do SUS no estado. O programa também representa um avanço na regionalização e descentralização dos serviços, ampliando o alcance das ações de saúde pública para além da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Publicado

em

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.

“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.

A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.

Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.

Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.

Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.

Situação por município:

Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação

Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação

Feijó: 1 caso descartado

Sena Madureira: 2 casos descartados

Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação

Epitaciolândia: 2 casos descartados

Assis Brasil: 2 casos descartados

Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação

Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação

Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)

Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.

Situação na Bolívia preocupa

A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.

As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Comentários

Continue lendo