Conecte-se conosco

Cotidiano

Cirurgias bariátricas são retomadas na Fundhacre

Publicado

em

Mudança de vida: eis a expectativa dos pacientes que passam pela cirurgia bariátrica.  No decorrer do processo pré-operatório, muitas pessoas sustentam a esperança de que, com a cirurgia, tratem a obesidade com redução do estômago e vivam com um estilo de vida mais saudável. Nesta semana, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retomou essa classe de procedimentos, dando vazão à fila de espera.

Equipe cirúrgica durante procedimento. Foto: Danna Anute/Fundhacre

Em 2020, o Programa de Obesidade da Fundhacre chegou a realizar mais de 17 bariátricas e agora retomou os procedimentos operatórios por videolaparoscopia, que são minimamente invasivos e proporcionam mais segurança para os pacientes, além de diminuir o tempo de internação.

Com isso, as três pacientes operadas poderão ter alta médica em poucos dias,  sendo acompanhadas pela equipe multiprofissional do programa. A assistência é realizada por endocrinologistas, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e outros.

Com o apoio do governo do Estado e a participação dos gestores da Fundhacre e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os pacientes que precisam da intervenção cirúrgica de redução de estômago terão continuidade no tratamento da obesidade.

“No decorrer do percurso para a intervenção cirúrgica, os pacientes passaram por uma série de cuidados, no pré- operatório e pós-operatório, além de receber orientações sobre a cirurgia especificamente. Neste ano, inclusive, foi realizada uma ação educativa que explicava mais sobre a cirurgia bariátrica, com o intuito de sanar as dúvidas dos pacientes”, relatou o coordenador administrativo do Programa de Obesidade, Alyson Morais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo