Geral
Cinco são condenados a mais de 60 anos por integrar organização criminosa
Segunda fase da operação foi deflagrada pelo MP-AC e Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar em Rio Branco e mais dois estados.

Operação do MP e PM cumpriu mais de 15 mandados contra grupo criminoso em Rio Branco – Foto: Divulgação/MP-AC
Por Alcinete Gadelha
Após denúncia do Ministério Público Estadual (MP-AC), cinco pessoas investigadas durante a segunda fase da “Operação Livro Caixa”, desencadeada em fevereiro deste ano, foram condenadas a mais de 62 anos de prisão por integrar organização criminosa no estado.
A operação foi deflagrada pelo MP-AC e Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar em Rio Branco e mais dois estados. Na época foram cumpridos 32 mandados judiciais contra integrantes de duas organizações criminosas que atuam em pelo menos três bairros da capital acreana.
No total, 18 pessoas foram denunciadas após a operação. Mas, o MP informou que para facilitar a instrução foi feita a separação das denúncias, com duas denúncias oferecidas uma com 5 e outra com 13 pessoas. Os cinco réus da primeira denúncia foram condenados pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco, no final de maio.
Penas
Entre os réus condenados está o conselheiro de uma facção criminosa, Cícero Oliveira do Carmo que obteve a maior pena, de 14 anos e 7 meses de reclusão.
Outros dois réus, Valclécio da Conceição Souza e Jorge Luis de Melo Souza receberam uma pena de 12 anos e 11 meses respectivamente. Alcemir de Brito Braga foi condenado a 12 anos e seis meses e Ana Paula Aragão Vieira teve uma pena de 9 anos e dois meses.
Sobre a operação
A Operação Livro Caixa ocorreu em duas fases. A primeira em agosto do ano passado, quando foram cumpridos 18 mandados contra um grupo criminoso que atua em Rio Branco.
Na época, o MP informou que comerciantes do Conjunto habitacional Cidade do Povo e de pelo menos mais dois bairros eram vítimas de extorsão e tinham que pagar mensalidades a um grupo criminoso em troca de “segurança”.
Já em fevereiro deste ano, foi desencadeada mais uma etapa que cumpriu18 mandados de prisão e outros 14 de busca e apreensão nos bairros Cidade do Povo, Santa Inês e Boa União, em Rio Branco, além dos municípios de Boca do Acre (AM) e Dourados (MS). Outros três mandados foram cumpridos no Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Após a análise dos documentos apreendidos na primeira etapa da operação, foram identificadas chefias de duas organizações criminosas. Essas pessoas seriam, segundo o MP, as responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade e disciplina de três bairros da capital.
Comentários
Geral
Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul
Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.
De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.
O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.
Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.
Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco
Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.
Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.
O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).
Comentários
Geral
PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.
A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.
No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.



Você precisa fazer login para comentar.