Cotidiano
CBF se posiciona sobre pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues
Presidente volta a enfrentar batalha jurídica três meses depois de homologação que garantia sua permanência no cargo. CBF diz que todo o acordo foi conduzido “dentro da legalidade”

Ednaldo Rodrigues pode deixar a presidência da CBF. Foto: Joilson Marconne / CBF
A CBF se posicionou oficialmente acerca das notícias que circulam sobre o futuro do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da entidade. Nesta terça-feira, a confederação publicou uma nota defendendo que o processo de eleição do mandatário foi conduzido legalmente.
“A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado”, escreveu a entidade em comunicado.
Ato contra Ednaldo Rodrigues?
A posição da CBF vem após a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de afastamento do presidente da CBF, que será analisado pelo ministro Gilmar Mendes. A informação foi divulgada mais cedo nesta terça-feira pelo UOL.
A reportagem do veículo informou haver suspeita de uma suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo homologado pelo STF ainda neste ano, que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022. Em dezembro de 2023, o presidente chegou a ser afastado, mas voltou ao cargo um mês depois, em janeiro de 2024.
A CBF, por sua vez, cita uma “espetacularização” do processo por parte da mídia, “que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo”.
A entidade ainda classificou como “inverdade” as notícias divulgadas pela imprensa de que a deputada teria entrado com o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues, e destacou sua confiança na Justiça brasileira.
Ednaldo Rodrigues foi reeleito por aclamação na Assembleia Geral da CBF em março deste ano. O novo mandato do presidente se inicia em março de 2026 e tem duração até 2030.

A deputada Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, pediu na noite de segunda-feira ao STF o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Foto: cedida
A posição da CBF em nota
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.
Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.
A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.
É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.
A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.
Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.
Comentários
Cotidiano
Fortaleza desiste do Brasileiro A1 e Adesg pode entrar no A3 em 2026

Foto Jhon Silva: Adesg pode “ganhar” uma vaga no Brasileiro
A diretoria do Fortaleza anunciou na segunda, 29, o encerramento das atividades do futebol feminino no clube para a temporada de 2026. A equipe cearense tinha uma vaga garantida na Série A1, mas com a desistência o Vitória, da Bahia, 5º colocado no Brasileiro A2, garante o acesso para a próxima temporada.
Adesg pode ser beneficiada
A descontinuidade do trabalho do Fortaleza gera mudanças nas três séries do Brasileiro. O acesso do Vitória abre uma vaga na Série A2 para o 5ª colocado da A3, o Pérolas Negras. Como o Pérolas Negras subiu, o 8º colocado da A3 em tese ganha uma vaga direta. Este clube seria o Operário, do Mato Grosso do Sul, mas a equipe foi desativada e não jogou o Campeonato Estadual, passando a vaga para o Galvez. As Imperatrizes conquistam o título Estadual e por isso a vaga pode ser do vice-campeão acreano, a Adesg.
Suspenso por dois anos
Com a desistência, o Fortaleza será suspenso das competições oficiais por dois anos. Uma possível volta em 2029 será na Série A3.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz vence o Rio Branco em jogo de preparação para o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz e Rio Branco fizeram um amistoso bem disputado
O Santa Cruz venceu o Rio Branco por 1 a 0 nesta terça, 30, no Tonicão, em um jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual. O volante João Marcos marcou o gol da partida ainda no primeiro tempo.
Santa Cruz mais estruturado
Com os trabalhos iniciados no começo de dezembro, o Santa Cruz mostrou um time mais estruturado taticamente. A equipe marca forte e tenta chegar no ataque trocando passes.
“Estamos aumentando o nível competitivo e físico dos atletas. Ficamos felizes com o desempenho, mas nunca satisfeito porque sabemos das dificuldades do Estadual e precisamos seguir o trabalho”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.
Precisa de jogadores
Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o Rio Branco apresentou um padrão tático bem definido com as características do técnico Ulisses Torres. Contudo, a equipe precisa de jogadores para reforçar e ter chance de lutar por uma vaga na semifinal.
“É o começo do trabalho. Precisamos evoluir muito ainda, mas estamos conscientes da missão e vamos tentar montar um time forte dentro das tradições do Rio Branco”, comentou Ulisses Torres.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Vasco empatam em jogo amistoso visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Vasco intensificam a preparação para o Acreano e a Copa do Brasil
Galvez e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quarta, 31, em um duelo amistoso como parte da preparação, das duas equipes, para a disputa do Campeonato Estadual. Juan Patrocínio marcou o gol do Imperador e Alê empatou para o Vasco.
Treinamento importante
O técnico Maurício Carneiro elogiou o desempenho do Galvez e espera um time forte na estreia do Estadual. O primeiro compromisso do Imperador será contra o São Francisco no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
“O Vasco joga de uma maneira diferente e por isso o treinamento foi satisfatório. Colocamos todos os atletas em campo e a ideia era movimentar o grupo. Ainda temos peças importantes para chegar”, disse Maurício Carneiro.
Equipe reserva
O Vasco atuou no amistoso com uma equipe reserva. A intenção do treinador Erick Rodrigues foi avaliar alguns atletas.
“O trabalho foi importante sob vários aspectos e, agora, é seguir tentando melhorar a equipe em todos os sentidos”, afirmou o comandante vascaíno.

Você precisa fazer login para comentar.