Geral
Casos de covid-19 associado a dengue deve gerar aumento de mortes no AC, diz médico
O médico infectologista e deputado estadual Jenilson Leite (PSB) usou as redes sociais nesta quarta-feira (6), para fazer uma alerta sobre os casos de covid-19 associado à dengue. Segundo ele, se não houver um controle nesse período de inverno, muitas vidas podem ser ceifadas devido ao agravamento de sintomas.
O parlamentar destacou que na terça-feira (6), foi o dia em que mais houveram pacientes internados no Instituto de Traumatologia do Estado do Acre (Into).
“Não bastassem os casos de dengue aumentando assustadoramente, cursando muitos deles com a forma grave da doença, está havendo sobreposição, ou seja, pessoas com Dengue e COVID ao mesmo tempo”, declarou.
O médico pediu a cooperação da população e autoridades para que seja evitado o maior número de mortes possíveis. “Isso preocupa e sem cooperação, poderemos ter muitos óbitos. População: Eliminando água parada, tampando caixas d’água e retirando lixo do quintal, usando máscaras para evitar Covid”, destacou.
O parlamentar frisou que o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, devem intensificar as ações, principalmente de assistência aos enfermos. “Devem realizar parceria para coleta de lixo, aplicação de larvicidas para eliminar criadouros de mosquito Aedes, distribuindo máscaras para pessoas de baixa renda”, finalizou.
Comentários
Geral
Militares, civis, penais e bombeiros farão ato por recomposição salarial

Foto: Sinézio Pires, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL/AC) I Whidy Melo/ac24horas
Forças de segurança do estado do Acre prometem uma mobilização para a próxima semana, em frente a Casa Civil do Governo do Acre, no centro de Rio Branco, para se manifestar contra a falta de recomposição salarial.
De acordo com Sinézio Pires, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL/AC), estarão envolvidos na movimentação policiais militares, civis, penais e do Corpo de Bombeiros.
“Não é paralisação nem greve, é um ato público para chamar a atenção do governo, para que saibam que as coisas não estão boas. Todas as forças pedem a mesma coisa, que é os 20% de reposição salarial, pois isso é um dever do Estado constitucional”, disse.
O ato será iniciado a partir das 8h00 de terça-feira (13). A Casa Civil do Governo fica localizada na Avenida Brasil, no centro da capital.
Comentários
Geral
Acusado de feminicídio, marido de Nayara Vilela passa por audiência nesta quinta

Foto: Whidy Melo
O empresário Tarcísio Araújo, acusado de feminicídio pela morte da esposa, a cantora Nayara Vilela, será ouvido em audiência de instrução e julgamento nesta quinta-feira (8), no Fórum Criminal de Rio Branco. A audiência pode se estender até sexta-feira (9) e deve reunir testemunhas e apresentação de provas que vão embasar a decisão da Justiça sobre a ida ou não do réu a júri popular.
Tarcísio foi indiciado em dezembro de 2023, denunciado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) no mesmo ano. Três promotores de Justiça acompanham o caso, que teve repercussão no estado após a divulgação de vídeos que mostram momentos de crise do casal.
Nayara, de 32 anos, foi encontrada morta com um tiro no peito em 24 de abril de 2023, dentro de casa, no bairro Placas, na capital acreana. Natural de Mato Grosso, a artista havia se estabelecido no Acre, onde se destacou na cena musical local.
As investigações apontam que o empresário teria incitado a cantora a cometer suicídio. As imagens analisadas pela Polícia Civil mostram a artista discutindo com o marido e apontando uma arma contra o próprio corpo. Para os investigadores, a conduta de Tarcísio caracteriza instigação ao suicídio, motivo pelo qual foi indiciado e posteriormente denunciado por feminicídio.
Comentários
Geral
Homem é esfaqueado pela ex-namorada em bar no bairro Floresta, em Rio Branco
Ataque aconteceu na frente da atual companheira da vítima; agressora fugiu e ainda não foi localizada
Paulo Henrique Souza Silva, de 32 anos, foi ferido com um golpe de faca na noite desta quarta-feira (7), enquanto estava em um bar na Rua Rio de Janeiro, no bairro Floresta, em Rio Branco. O ataque foi cometido por sua ex-namorada e ocorreu na presença da atual companheira.
De acordo com relatos de testemunhas, Paulo Henrique se divertia com a namorada no Bar do Célio, quando a ex se aproximou repentinamente, sacou uma faca e o golpeou na axila esquerda. Após a agressão, a mulher fugiu do local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Seu estado de saúde é considerado estável.
A Polícia Militar esteve no local, colheu informações sobre a autora e realizou buscas nas imediações, mas até o momento ela não foi localizada. O caso está sob investigação da Polícia Civil.