fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Caso Gedeon: Alegando excesso de prazo defesa de empresário vai recorrer ao STJ

Publicado

em

Quase sete meses depois da prisão de Carmélio da Silva Bezerra, réu pelo assassinato do ex-prefeito Gedeon Barros, o processo, de acordo com o advogado David  Santos, está parado.

Alegando excesso de prazo a defesa, depois de ter recursos negados pela Câmara Criminal, vai recorrer ao superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. “ Hoje o processo ainda aguarda a apresentação da defesa de quatro réus. O excesso de prazo está caracterizado. São quase sete meses preso”, disse Santos.

O advogado, que atua no caso desde o início, questiona também as provas apresentadas na fase de investigação e na denúncia.

Segundo, ele a prisão de Carmélio Bezerra, teve como fundamento apenas a delação de João da Silva Cavalcante.

Joãozinho, como é mais conhecido no submundo do crime, era o condutor da motocicleta, usada para matar Gedeon Barros. “ Foi uma delação premiada confusa, sem uma prova evidente, técnica”, questionou o advogado.

A defesa criticou ainda, o método utilizado para fazer o reconhecimento do cliente dele. Segundo o David Santos apenas Carmélio era idoso, entre as pessoas, que foram submetidas a reconhecimento pessoal.

O empresário foi preso na manhã de 20 de dezembro do ano passado durante uma operação da Delegacia de Homicídios.

Um mês e quatro dias, Carmélio Bezerra, o ex-secretário de esportes de Plácido de Castro Liomar Mariano de Jesus, além de Clebson Rodrigues do Nascimento, Weverton Monteiro Oliveira, Antônio Severino de Souza, João da Silva Cavalvante Junior e Sairo Gonçalves Petrolino passaram a ser réus no processo.

O ex-prefeito de Plácido de Castro Gedeon Barros, foi executado a tiros, em 20 de março de 2021, no estacionamento da SUFRAMA.

A vítima falava ao telefone  dentro do carro, quando foi alvejada várias vezes com tiros efetuados a uma curta distância.

Gedeon, estava ao lado de um assessor, que saiu ileso do ataque.

Para  polícia, foi um crime de pistolagem, já que o ex-gestor teria dívidas com os mandantes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais

Publicado

em

Foi prorrogado para o dia 5 de julho o prazo de realização das inscrições para seleção de docentes, instrutores e monitores que vão atuar no curso de formação de novos policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Policiais penais participam de treinamento operacional. Foto: Arquivo/Iapen

Para a posição de policial penal, além das etapas já realizadas, pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), como a prova teórica, teste de aptidão física (TAF) e exames psicotécnico, médico e toxicológico, será necessário, ainda, passar pelo curso de formação na Escola do Servidor Penitenciário.

Por isso, o Iapen realiza as inscrições para seleção de profissionais que vão atuar nessa capacitação. O curso terá duração 705 horas, com previsão de execução em três meses.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende quase 33 kg de skunk na BR 364 em Rio Branco, no Acre

Publicado

em

Screenshot

Na noite desta terça-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 33 kg de maconha do tipo skunk no km 115.0 da BR 364, em Rio Branco, no Acre

 A apreensão ocorreu durante uma fiscalização estática, quando a equipe da PRF deu ordem de parada a um ônibus de transporte coletivo. Na inspeção do compartimento de carga do veículo, foram encontrados dois volumes pesados, compostos por sacos de fibra e revestidos por manta plástica transparente, contendo a substância ilícita.

Ao serem solicitados os documentos relativos à carga, o motorista apresentou o Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) e a Nota Fiscal (DANFE), que descreviam o conteúdo como ‘produtos perecíveis’. De acordo com esses documentos, a droga tinha como destino a cidade de Goiânia-GO.

Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas. Os entorpecentes apreendidos foram encaminhados ao Departamento de Investigações Criminais (DEIC) para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Dois são detidos por suspeita de tráfico de crianças no Acre

Publicado

em

Foto: Arquivo/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou na tarde dessa segunda-feira, 24, uma mulher e um homem no KM 115 da BR-364, em Rio Branco/AC. Os adultos estavam transportando três crianças, com idades entre 4 e 5 anos, sem vínculo parental aparente e com certidões de nascimento que apresentavam indícios de alterações.

Durante a abordagem, os detidos não conseguiram comprovar parentesco ou tutela legal sobre as crianças. As certidões de nascimento apresentadas levantaram suspeitas de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais. A mulher alegou que a mãe das crianças havia pedido que ela as levasse do Rio de Janeiro/RJ a Rio Branco. Os agentes, então, tentaram contato com os pais das crianças, mas não obtiveram sucesso, pois nenhum deles se apresentou para esclarecer a situação.

Diante da possibilidade de se tratar do crime de tráfico de crianças, a mulher foi apresentada à Polícia Federal, a priori por transporte irregular de crianças e adolescentes, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e uso de documentação falsa, sendo por isso detida. As três crianças foram encaminhadas pela Polícia Federal ao Conselho Tutelar, onde receberão cuidados e proteção enquanto as investigações prosseguem.

Este caso ressalta a importância da vigilância constante por parte das autoridades, especialmente em casos envolvendo menores de idade sem documentação adequada ou vínculos familiares claros. A cooperação entre a PRF e a Polícia Federal foi crucial para interromper potenciais danos às crianças e garantir a aplicação da lei.

Fonte: NUCOM.PRF/AC

Comentários

Continue lendo