Acre
Casamento Coletivo em Feijó oficializa união de 40 casais
Ação demonstra compromisso do TJAC com a inclusão e a justiça social ao povo feijoense
A quadra poliesportiva da Escola Professor Severino Cordeiro, na cidade de Feijó, geralmente utilizada para as disputas e atividades esportivas, se transformou em um cenário especial, nesta quinta-feira, 15, para a realização da cerimônia de Casamento Coletivo do Projeto Cidadão, onde 40 casais oficializaram a união e a construção de um novo capítulo de vida.
Percorrendo todas as regiões do Estado do Acre, o Projeto Cidadão, uma das atividades sociais mais antigas do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com trinta anos de existência, tem garantido a inclusão e a justiça social ao povo acreano por meio de diversos atendimentos as comunidades mais vulneráveis, e a celebração do Casamento Coletivo é exemplo desses compromissos.

O casal Larissa Mendes,18 anos, e João do Nascimento, 25 anos, foi o primeiro a chegar ao local. Os dois já moram sob o mesmo teto há quase dois anos e tomaram a decisão de oficializar a união logo quando souberam da abertura das habilitações no cartório.
“Não estávamos esperando, foi uma surpresa quando anunciaram que teria o Casamento Coletivo. Aproveitamos a oportunidade, pois pela condição financeira atual, não conseguiríamos arcar com as taxas”, disse João.






Um painel para fotos foi decorado com flores, bolo e lençóis acetinados, e as presenças de amigos e familiares deram um toque especial na quadra poliesportiva que não testemunhou apenas a troca de votos e a celebração do amor entre o casal Larissa e João, que se posicionou à frente da juíza celebrante, em lugar de destaque, para representar os demais casais de juventude, mas também do casal Derlândia Araújo, 31 anos, e Francisco de Souza, 57 anos, que se posicionou ao lado de Larissa e João como forma de representar os casais com mais experiência.
Há quatorze anos juntos, Francisco compartilhou que sabedoria e lealdade são os ingredientes que ajudam na duração do relacionamento.

União e celebração
A cerimonia contou com a banda do 61 BIS que emocionou os casais com músicas que lembram família e amor e ainda tocou a marcha nupcial. As boas-vindas foram feitas pelo pastor Jessé que mencionou 1Coríntios 13:4 “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os próprios interesses, não se ira, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”.


Após as boas-vindas, a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, que representou a Presidência do TJAC, agradeceu a todos os envolvidos na realização da atividade enfatizando ser um momento de grande significado tanto para a equipe do Projeto Cidadão quanto para os casais.
Na oportunidade, a desembargadora explicou sobre o Projeto Cidadão, desde quando foi institucionalizado, além de orientar os casais sobre respeito, amor e a importância da família.

“Que a alegria e o amor que permeiam esta cerimônia inspirem todos nós e façam deste dia um marco eterno em nossos corações. A missão do Projeto Cidadão representa a atuação do Judiciário acreano em não apenas garantir a justiça, mas o olhar atento e sensível ao social, promovendo inclusão e cidadania. Obrigada a todos que contribuíram para essa festa maravilhosa”, agradeceu.

Ao conduzir a cerimônia de casamento, a juíza de Direito Carolina Lagos, salientou que a cerimônia é uma ocasião de grande importância que vai além do ato formal de se casar e representa a formalização de um compromisso, o reconhecimento de uma relação, e a celebração de uma nova etapa na vida dos noivos.
O Casamento Coletivo é uma iniciativa do Projeto Cidadão que promove a inclusão e proporciona oportunidades para casais que não têm condições de arcar com os custos de um casamento tradicional.
Estiveram presentes na cerimônia o juiz de Direito Robson Shelton, da Vara Criminal da Comarca de Feijó; os promotores de Justiça Bianca Bernades e Lucas Nonato; o delegatório Silvano Dicarli; representando a Aldeia Morada Nova, a Andressa Shamenawa e representando a SESAI, a Jarnéria Alencar.









Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.


Você precisa fazer login para comentar.