Cotidiano
Casal de idosos morre com diferença de cinco minutos no Rio Grande do Sul
Delvino, que havia descoberto ter leucemia há cerca de dois meses antes, completou 74 anos na última segunda. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a baixa imunidade do paciente resultou num agravamento da pneumonia que ele havia contraído, e o idoso morreu às 9h25 desta segunda-feira.
Louise Queiroga
Juntos por mais de 50 anos, o casal Delvino Zanco, de 74 anos, e Maria Soleni Zanco, 72, morreu com apenas cinco minutos de diferença nesta segunda-feira em Passo Fundo (RS), segundo o Hospital São Vicente de Paulo, onde eles ficaram internados por cinco dias. Os idosos tinham recebido alta pouco tempo antes, mas ambos precisaram regressar.
Chaiane Zanco, de 24 anos, contou que seus avós estavam em quartos separados num mesmo corredor da unidade. Enquanto sua mãe e um de seus tios estavam no quarto do avô, recebendo a notícia da morte dele, decorrente de uma parada cardíaca, uma enfermeira entrou no local para avisá-los que a avó também tinha morrido.
Delvino, que havia descoberto ter leucemia há cerca de dois meses antes, completou 74 anos nesta segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a baixa imunidade do paciente resultou num agravamento da pneumonia que ele havia contraído, e o idoso morreu às 9h25 desta segunda-feira.
A dona Maria Soleni, porém, tinha um histórico de três casos de acidente vascular cerebral (AVC). Com sequelas, já havia passado por outras internações. Seu estado que, segundo a neta, já estava delicado, se complicou nos últimos dias também devido a uma pneumonia. A morte dela foi registrada às 9h30 do mesmo dia que a do marido.
— A gente sabe que é difícil, mas foi bonito (vê-los partindo juntos) — disse Chaiane. — Eles sempre ficaram juntos, a vida inteira. Nesses mais de 50 anos, não se separaram nunca. Minha avó ria de tudo, e o vô viveu a vida dele pra fazê-la dar risada. Ele gostava de fazer piadas.
A neta contou que o primeiro AVC da avó ocorreu em 2011. Com o passar do tempo, ela ficou mais dependente de cuidados para ações simples do cotidiano, como se alimentar, tomar banho e ir ao banheiro. Era seu avô o responsável por tal comprometimento.
– Ele acabou cuidando dela nesses anos, mas sempre gostou de fazer comida. Meu avô gostava da horta que ele tinha na casa onde viveu com minha avó — afirmou. — Depois que a leucemia foi descoberta, eles vieram morar conosco. Ficaram quatro gerações na mesma casa: minha vó, minha mãe, eu e minha filha, que tem 6 anos. Mas a gente sempre cuidou deles, mesmo quando morávamos em casas diferentes. Sempre tentamos fazer de tudo pra tentar amenizar (as dificuldades).
Delvino e Maria deixaram três filhos, quatro netos e dois bisnetos. A morte do casal emocionou a família. Alguns parentes usaram as redes sociais para escrever mensagens de despedida.
“Hoje nós vimos partir um AMOR… Amor daqueles que não é pra qualquer um, amor de verdade, de alma e coração, um amor que viveu nas ALEGRIAS E NAS TRISTEZAS comemorando a cada conquista e lutando junto a cada desafio. NA SAÚDE E NA DOENÇA. Se divertindo quando estavam sadios e cuidando um do outro quando a doença aos poucos veio chegando. Mas esse AMOR não parou por aí, foi muito além do ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE, pois nem mesmo a morte foi capaz de separar um amor tão lindo quanto o de vocês! Que com apenas alguns minutos de diferença partiram e foram viver esse amor lá no céu!”, diz uma das publicações.
Comentários
Cotidiano
Federação de Futebol programa congresso técnico do Sub-20

Foto Jhon Silva: Campeonato Estadual promete ser bastante equilibrado
O departamento técnico da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) programou para o dia 11 de março, às 15horas, na sede da entidade, o congresso técnico do Campeonato Estadual Sub-20, segunda competição da temporada de 2025. O torneio terá 11 equipes na disputa e vai garantir ao campeão e ao vice as vagas do Acre na Copa São Paulo de 2026.
“Definimos a data do congresso e os dirigentes já podem começar a preparar a documentação. A intenção é iniciar a competição em abril”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Times na disputa
Rio Branco
Galvez
Assermurb
São Francisco
Humaitá
Santa Cruz
Independência
Andirá
Vasco
Plácido de Castro
Náuas
Comentários
Cotidiano
Humaitá enfrenta o Operário/PR e tenta avançar pela 1ª vez

Foto Clemerson Ribeiro: O meia Thom é uma das esperanças do Humaitá no duelo
O Humaitá enfrenta o Operário, do Paraná, nesta quarta, 26, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, pela primeira fase da Copa do Brasil. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, a classificação vai ser definida nas cobranças de penalidades.
Quebrar tabu
O Humaitá disputa a Copa do Brasil pelo 4º ano consecutivo, mas ainda não conseguiu passar da primeira fase. Na temporada de 2024, o Tourão empatou com o Sampaio Corrêa, do Maranhão, por 1 a 1 e foi eliminado dentro do Florestão.
Sacramento não define
Emanoel Sacramento comandou um treino de bolas paradas nessa terça no Naborzão, em Senador Guiomard, e não definiu os titulares do Humaitá. O treinador trabalhou a equipe com variações táticas nos dois últimos jogos, mas a necessidade de vitória por obrigar a uma formação ofensiva.
Treino leve
O elenco do Operário realizou um treino leve no Florestinha nessa terça, 25, e o técnico Bruno Pivetti fez os últimos ajustes. Os zagueiros Allan Godoi e Jaime Giraldo são desfalques no Fantasma.
Trio de São Paulo
Um trio de São Paulo comanda Humaitá e Operário. João Vitor Gobi será o árbitro e terá como auxiliares Miguel Ribeiro e Luiz Alberto Andrini.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Brasileia define estratégias de segurança para cinco noites de Carnaval na fronteira
Prefeito Carlinhos do Pelado se reúne com forças de segurança e anuncia reforço no policiamento; evento terá 10 bandas, martinês e novidades como entrada com térmicas de bebidas

Durante o encontro cada força de segurança apresentou o seu planejamento tendo algo em comum a mobilização e reforço de suas equipes de que vão atuar durante as cinco noites. Foto: assessoria
Em preparação para o Carnaval 2023, o prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, se reuniu nesta terça-feira (26) com representantes das forças de segurança pública para definir o planejamento estratégico de segurança durante as cinco noites de festa na Praça Hugo Poli. O evento, que acontece de 28 de fevereiro a 5 de março, promete agitar a fronteira com shows, blocos tradicionais e novidades para os foliões.
Participaram da reunião o Comandante do 5° BPM, Tenente Tales Rafael, o Comandante do 5° CBM do Alto Acre, Ricardo Moura, o Coordenador da Polícia Regional, Delegado Dr. Erik Maciel, e o Coordenador da CIFTRAN Brasiléia/Regional Alto Acre, Edson Assis de Araújo, além de secretários municipais envolvidos na organização do evento.
Cada força de segurança apresentou seu planejamento, com foco no reforço de equipes e na mobilização durante os dias de festa. O objetivo é garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões que circularão pela praça carnavalesca. “Estamos trabalhando em conjunto para oferecer um Carnaval seguro e organizado, onde todos possam curtir com tranquilidade”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.

Cada força de segurança apresentou seu planejamento, com foco no reforço de equipes e na mobilização durante os dias de festa. Foto: assessoria
A programação do Carnaval em Brasileia inclui a apresentação de 10 bandas, entre músicos e DJs, duas martinês dedicadas a crianças e idosos, a escolha da realeza do Carnaval, o concurso de melhor bloquinho e o tradicional desfile do Bloco das Rolinhas do Coronel. Uma das novidades deste ano é a permissão para os foliões entrarem na praça com térmicas de até 50 litros de bebidas em latas. A festa seguirá até às 3h da madrugada, garantindo animação até o último minuto.
Com o planejamento de segurança em andamento e uma programação diversificada, a expectativa é que o Carnaval de Brasileia atraia milhares de pessoas e consolide-se como um dos principais eventos da região.

Uma das novidades é que o folião pode entrar na praça carnavalesca com a térmica de até 50 litros de bebidas em latas e vai a folia vai também até às 3h da madrugada. Foto: assessoria
Você precisa fazer login para comentar.