fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Casal de aventureiros que já passou por cinco países e percorreu mais de 16 mil quilômetros em kombi chega ao Acre

Publicado

em

Vanessa e Marques passaram pela Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Equador na kombi que apelidaram de ‘Madalena’. Após o Acre, casal quer viajar pelo litoral do país.

Com Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

O casal de aventureiros Vanessa Cristina Kapper, de 27 anos, e Lorenzo Rousselet Marques, de 32 anos, decidiu largar tudo na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul e viajar pela América do Sul em uma kombi 1994 apelidada de ‘Madalena’.

Os dois começaram a viagem em 1º de março desse ano e já percorreram mais de 16 mil quilômetros passando pela Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Equador. A dupla chegou ao Acre na sexta-feira (10) e deixou a kombi em uma oficina para manutenção em Rio Branco.

“A gente pretende turistar aqui no Acre, pois depois que gente entrou e seguiu para Rio Branco passamos apenas por estradas. Mas, de antemão, já digo que ficamos surpresos com o tanto de pessoas legais que conhecemos e nos ajudaram. A gente dormiu em postos de gasolina também e foi bem tranquilo, tem outros lugares que não deixam fazer isso”, relata Vanessa.

Namorados já passaram pela Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Equador (Foto: Reprodução/Instagram)

Marques é servidor público e pegou uma licença para fazer a viagem. Ele já havia guardado dinheiro para a aventura, mas a ideia inicial era fazer o trajeto como mochileiro. Vanessa era autônoma e tinha uma loja de cosméticos. A mulher conta que também tinha umas economias.

Em Rio Branco, o casal visitou o Parque Chico Mendes e Vanessa conta que experimentou sorvete de cupuaçu. Os namorados devem seguir para Rondônia (RO) até Brasília (DF), depois para Belém (PA) e seguir pelo litoral do Brasil.

“Eu nunca tinha comido isso [cupuaçu] e achei muito bom e diferente. Também nos indicaram experimentar o caldo do tacacá que não conhecemos”, lembra.

Viagem é compartilhada com mais de 18 mil seguidores no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Ponto de partida

A ideia da aventura surgiu após uma viagem de carro para a Praia de Torres (RS) em que Marques comentou sobre o sonho de conhecer a América do Sul. Vanessa começou a pesquisar sobre outras viagens e o namorado já tinha boa parte do itinerário pronto. Porém, logo nos primeiros 140 km o motor da ‘Madalena’ fundiu e eles precisaram refazer toda a peça.

“Ficamos uma semana parados esperando a kombi ficar pronta e depois seguimos viagem. Foi daí que conheceram nossa história e ganhamos vários seguidores no Instagram”, lembra.

Toda a viagem é compartilhada pelo casal no Instagram “Por Aí de Kombi” onde postam fotos dos locais que visitaram. O perfil já tem mais de 18 mil seguidores. Além disso, os aventureiros criaram uma campanha no site “Apoia.se” onde os apoiadores doam dinheiro ou oferecem a casa para que eles fiquem durante a passagem pela cidade.

“Temos cerca de 50 apoiados e todos os meses aparece alguém que quer ajudar de alguma forma. Mas, a gente também tem um orçamento diário de gastos, mas as manutenções com a ‘Madalena’ estão judiando de nós. Todas as manutenções foram maiores que o planejado. Mas já estamos vendo várias ideias para levantar dinheiro e continuar o roteiro”, afirma.

Vanessa e Lorenzo decidiram conhecer a América do Sul viajando em uma Kombi 1994 (Foto: Reprodução/Instagram)

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura promove cerimônia de formatura do Curso de pós-graduação em Autismo e Gestão da Educação em Epitaciolândia

Publicado

em

Evento destacou a importância da capacitação de profissionais para a inclusão e gestão educacional

Epitaciolândia, AC – O prefeito Sérgio Lopes acompanhado da secretária de Educação Eunice Maia Gondim e o deputado estadual Fagner Calegário marcaram presença na solenidade de formatura da primeira turma de pós-graduação em Autismo e Gestão da Educação, realizada em Epitaciolândia. O curso, que teve como objetivo capacitar educadores e gestores para atuar com maior eficiência na inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reuniu profissionais da região em busca de especialização na área, 63 professores receberam o certificado de pós-graduação na noite desta sexta-feira. 04, o curso de pós-graduaçao foi ministrado pelo Instituto Bem Estar.

Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Lopes destacou a importância de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. “Investir na qualificação dos nossos profissionais é essencial para garantir um atendimento de qualidade às crianças e jovens com autismo, assegurando seus direitos e promovendo sua integração na sociedade”, afirmou.

Já o deputado Fagner Calegário, conhecido por sua atuação em prol da educação e da saúde no Acre, reforçou o compromisso com a causa. *”É uma honra participar deste momento tão significativo. A especialização em autismo e gestão educacional é um avanço para nossa região, e precisamos ampliar essas iniciativas, agradeço ao prefeito Sergio Lopes por abraçar esse projeto”, disse.

A Secretaria de Educação Eunice Maia Gondim definiu esse momento como um dia de vitória para todos. “Hoje estamos certificando 63 professores que vão ter melhores condições através do conhecimento para lidar que crianças com TEA, o momento é de gratidão ao prefeito, ao nosso deputado e a todos que abraçaram esse projeto, o que vocês aprenderam vão levar para vida toda, e quem ganha com isso são nosso alunos.” Destacou a secretária.

Texto: Wesley Cardoso / Diretoria de Comunicação
Fotos: Edson Jr. E Wesley Cardoso

Comentários

Continue lendo

Flash

Empresário morre após caminhão capotar na BR-317; pneu estourado causou acidente

Publicado

em

Eloides Israel Frantz, 43 anos, ficou preso às ferragens e não resistiu; passageiro foi arremessado e socorrido em estado grave

Israel era empresário, proprietário da Marmoraria Prime, e também atuava como pastor em uma igreja. Ele era casado e deixa dois filhos pequenos. Foto: cedida 

Uma falha mecânica terminou em tragédia na tarde desta sexta-feira (04) na BR-317, trecho que liga o Acre ao Amazonas. O empresário Eloides Israel Frantz, 43 anos, morreu após o caminhão que dirigia capotar na Estrada de Boca do Acre.

O caminhão modelo HR seguia de Boca do Acre (AM) para Rio Branco (AC) com o empresário e um funcionário quando um pneu dianteiro estourou repentinamente, causando a perda de controle do veículo. O caminhão capotou múltiplas vezes na pista e Eloides ficou preso às ferragens e morreu no local e o passageiro foi arremessado para fora da cabine e socorrido pelo SAMU em estado grave. Vítima era dono de marmoraria em Rio Branco.
Eloides Israel era proprietário da Marmoraria Prime, no bairro Floresta Sul, e deixa esposa e dois filhos. Conhecido no ramo da construção civil, o empresário viajava frequentemente para negócios entre os dois estados.

Uma Operação de resgate foi realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros que precisou usar equipamentos de corte para remover o corpo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou o trecho para perícia e o caminhão foi removido no fim da tarde, mas a pista ficou interditada por 3 horas.

Este é o 3º acidente grave neste trecho em 2024. Moradores reclamam da falta de manutenção preventiva na BR-317, onde buracos e asfalto irregular aumentam riscos de estouros de pneu. A família do empresário deve liberar nota oficial neste sábado (05) sobre os preparativos para o velório, que deve ocorrer em Rio Branco.

Eloides Israel Frantz ficou preso às ferragens e morreu ainda no local. A remoção do corpo só foi possível horas depois, já durante a noite e sob chuva intensa. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito pede apoio a Nicolau Jr para incluir Assis Brasil na zona de livre comércio

Publicado

em

Jerry apresentou a equipe de secretários e pediu apoio para destravar o processo de inclusão de Assis Brasil em área de livre comércio

O presidente Nicolau Jr agiu rápido e garantiu que já irá protocolar na ALEAC entre o parlamento estadual e a bancada federal para garantir que Assis Brasil também seja incluído na área de livre comércio. Foto: assessoria 

Ao receber pela primeira vez no exercício do mandato de prefeito de Assis Brasil, a visita oficial de um presidente do legislativo estadual, Jerry Correia colocou em pauta um assunto que classificou como injustiça.

O gestor recebeu na manhã desta sexta feira,4, no gabinete, o presidente da ALEAC Nicolau Jr e o líder do governo Manoel Moraes, numa agenda institucional. Jerry apresentou a equipe de secretários e pediu apoio para destravar o processo de inclusão de Assis Brasil em área de livre comércio.

“Assis Brasil é o município mais injustiçado do país. Estamos na fronteira de dois países e somos porta de entra e saída das exportações, mas não somos reconhecidos. Estou pedindo o apoio do presidente Nicolau e a união da bancada federal para corrigir essa injustiça “, pontuou o prefeito.

Jerry ainda solicitou uma audiência pública para debater a redefinição dos limites territoriais entre as cidades do Alto Acre e Sena Madureira. Segundo o gestor, tem prefeitura que construiu escola dentro da área de outro município.

O presidente Nicolau Jr agiu rápido e garantiu que na próxima semana já irá protocolar na ALEAC pedido para realização da audiência pública e garantiu que vai atuar no intercâmbio entre o parlamento estadual e a bancada federal para garantir que Assis Brasil também seja incluído na área de livre comércio.

Depois da reunião na prefeitura, Nicolau foi recepcionado pelos vereadores de Assis Brasil na Câmara Municipal onde apresentou o Centro de Apoio às Câmaras Legislativas. Foto: arquivo

“De fato estamos diante de uma injustiça. Uma cidade estratégica do ponto de vista geográfica não pode ser renegada como vem ocorrendo com Assis Brasil. Viemos aqui justamente para isso, ouvir as demandas e juntos, buscar soluções “, disse Nicolau.

Depois da reunião na prefeitura, Nicolau foi recepcionado pelos vereadores de Assis Brasil na Câmara Municipal onde apresentou o Centro de Apoio às Câmaras Legislativas.

O que é uma ZLC

Uma Zona de Livre Comércio (ZLC) é uma região onde países estabelecem acordos para reduzir ou eliminar barreiras comerciais. O objetivo é facilitar o comércio entre os países-membros.

Comentários

Continue lendo