Acre
Caravana do Desenvolvimento supera meta e qualifica mais de 1,3 mil pessoas em Brasileia
Iniciativa do Sistema FIEAC, em parceria com a prefeitura do município e governo do Estado, ofertou 25 cursos gratuitos à população no interior do Estado
“Não basta apenas o conhecimento, muitos segmentos exigem que tenhamos o certificado que comprove a qualificação”. O pensamento não é de nenhum renomado consultor ou especialista em mercado de trabalho, mas do sim do jovem Josué Marcos da Silva Filho, de apenas 16 anos. Ele foi um dos 1.341 concludentes dos 25 cursos gratuitos que foram ofertados pela Caravana do Desenvolvimento, em Brasileia. Nesta edição, a iniciativa do Sistema FIEAC contou com a parceria da prefeitura municipal e governo do Estado.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na noite do último sábado, 17, na escola Odilon Pratagi. Josué, que compareceu ao local acompanhado da mãe, Leudina da Silva Filho, declarou que concluiu três cursos: informática, pintura de obras e aperfeiçoamento em segurança no trabalho em altura (NR35).
“Como estudo à tarde, só deu para fazer esses três cursos, mas gostaria de ter feito alguns outros. Acredito que esses certificados irão enriquecer o meu currículo e me darão mais confiança no momento em que eu precisar buscar um emprego”, diz o jovem. A mãe, orgulhosa do filho, complementa: “É essencial essa oportunidade, pois além da qualificação, também ocupa a mente dos jovens. A Caravana do Desenvolvimento chegou em boa hora. Só temos que agradecer a todos os envolvidos”.
Vale destacar que as capacitações não beneficiaram apenas jovens, adultos e empresários. Pessoas da terceira idade também aproveitaram a chance de qualificação. Foi o caso da aposentada Raimunda Nunes Gomes, de 68 anos. “Participei do Cozinha Brasil e do curso de confecção de bombons e trufas. Aprendi muita coisa e acredito que poderei até ganhar uma renda extra a partir desses novos conhecimentos”, salientou a aposentada.
A solenidade contou a presença do presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, que estava acompanhado de diretores da instituição, presidentes de sindicatos industriais e empresários; dos ex-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Acre, João Albuquerque, Francisco Salomão e Jorge Tomás; da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem; do senador Jorge Viana; do deputado federal Leo de Brito; da deputada estadual Leila Galvão; da superintendente do SESI, Gisélia Belmina, do diretor regional do SENAI, César Dotto, do superintendente da FIEAC e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/AC, Jorge Luiz Vila Nova, entre outras autoridades.
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, declarou que antes mesmo de assumir o mandato procurou a FIEAC em busca de parcerias. “Conversei com o presidente José Adriano e manifestei o interesse de trazer a Caravana do Desenvolvimento para Brasileia, tendo em vista a necessidade de capacitação e de ofertar educação e preparação para nossa população. Fomos prontamente atendidos e estamos muito felizes por essa parceria de sucesso que tem como maior beneficiado o cidadão brasileense”, argumentou.
O senador Jorge Viana também enalteceu o trabalho conjunto realizado pela FIEAC, por meio do SESI, SENAI e IEL, com a prefeitura de Brasileia e governo do Estado. “Estive na abertura da Caravana e não poderia deixar de marcar presença no encerramento. E posso dizer, sem desmerecer cursos ofertados por outras instituições, que quando a Federação das Indústrias forma profissionais, capacita de verdade, com muita qualidade. Prova disso foram as aulas práticas, que tiveram resultados fantásticos como a recuperação de toda a pintura da mais tradicional praça da cidade. Só temos que parabenizar a FIEAC e os parceiros por garantir essa formação de mais de 1,3 mil profissionais nas mais diversas áreas”, ressaltou o parlamentar.
Coordenador da Caravana do Desenvolvimento, o empresário Augusto Nepomucena, presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre, falou que era uma satisfação enorme ver o grande número de pessoas qualificadas. “O ganho não é apenas dos alunos, mas de todo o município. Com o certificado em mãos e o conhecimento adquirido, vocês poderão procurar emprego e quem sabe abrir o próprio negócio. Desejo muito sucesso na carreira de todos”, frisou.
O presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, elogiou o empenho de todos os concludentes dos cursos e também a determinação da prefeita Fernanda Hassem em buscar melhorias para Brasileia. “Agradeço também ao governador Tião Viana, que sempre tem trabalhado junto conosco. Espero que todos vocês utilizem bem esses certificados, pois a nossa intenção é melhorar a vida das pessoas, investindo em desenvolvimento para que os profissionais estejam realmente preparados para esse mercado tão exigente”, pontuou José Adriano.
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.