Acre
Candidatos ao governo do Acre aguardam apuração
Do ac24horas
Os quatro candidatos ao governo do Acre votaram hoje pela manhã em Rio Branco. Primeiro a ir à urna, o candidato Tião Bocalom (DEM) votou na escola Serafim Salgado, na Baixada da Sobral, acompanhado de sua esposa Bete. Bocalom disse em entrevista que acredita que poderá vencer as eleições ainda no primeiro turno.
“Esta eleição é o segundo turno de 2010. Apesar da estrutura que mostra que estamos numa disputa de Davi contra Golias, acredito que a população poderá nos dar uma vitória no primeiro turno”, diz Bocalom.
O candidato a governador pelo PSOL, Antônio Rocha, votou no SESC, no centro da cidade, por volta das 09h50.
Com poucas pessoas na fila, Rocha não demorou para votar. Ao sair, o socialista cumprimento os eleitores e afirmou que está confiante na vitória.
“Minha campanha foi limpa e baseada nas propostas. Estou muito feliz e quero agradecer o apoio de todos”, disse Rocha.
Bastante empolgado, o candidato tucano ao Governo do Acre, Márcio Bittar compareceu a 194º Seção Eleitoral para exercer o direito do voto. Ele estava acompanhado da esposa Márcia Bittar e dos filhos Paula e João Bittar, que também votam na mesma seção.
Ao conceder entrevista à imprensa, Márcio Bittar agradeceu o empenho da militância e disse ter certeza do 2º Turno ao lado do presidenciável Aécio Neves, candidato à presidência da República. “Nossa campanha cresceu muito nessa reta final e tenho certeza que o povo dará a oportunidade de propormos com mais clareza e contundência nosso projeto para o Acre e Brasil”, afirmou o tucano.
Após uma 1h40 minutos na fila, o candidato à reeleição Sebastião Viana, do PT, votou na seção 224, na Ufac. Antes de se dirigir a urna, o petista demorou mais um minuto na identificação biométrica. O candidato votou acompanhado da filha Catarina.
Na saída, Sebastião disse à imprensa, que espera ser eleito no primeiro turno, mas que “isso cabe à autoridade do eleitor”.
“Espero ser eleito no primeiro turno. Tenho enorme esperança com muita humildade, mas isso cabe à autoridade do eleitor”, disse.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.